Alguns parlamentares da oposição devem acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), instale a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.
Inicialmente, Pacheco havia combinado com o autor do requerimento, o deputado federal André Fernandes (PL-CE), que a instauração da CPMI aconteceria ao final da primeira quinzena de abril.
O presidente do Senado, contudo, deve viajar à China com o presidente Lula na mesma semana que, em tese, aconteceria a primeira sessão no Congresso — entre 11 e 14 de abril. Caso confirme a ida, Pacheco só voltaria para o Brasil em 16 de abril. Desse modo, a leitura da CPMI aconteceria somente na semana do dia 17.
Não é de hoje que o senador mineiro tenta adiar a instalação da comissão. A primeira data sugerida por Pacheco só foi divulgada quase um mês após o requerimento da CPMI ser protocolado. Enquanto Pacheco não instala a comissão, o governo do presidente Lula tenta minar a CPMI — por exemplo, represando a liberação de emendas parlamentares.
Até o momento, a CPMI possui o apoio de 192 deputados federais e de 37 senadores. Ao todo, oito deputados recuaram depois de terem assinado o requerimento. Sendo eles: Olival Marques (MDB-PA), Junior Lourenço (PL-MA), Max Lemos (Pros-RJ), Célio Silveira (MDB-GO), Detinha (PL-MA), Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Chiquinho Brazão (União-RJ) e José Nelto (PP-GO).
O objetivo da comissão é apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes. A CPMI do 8 de janeiro quer investigar se houve leniência do governo com quem destruiu prédios públicos.
Estratégia parecida
O plano da oposição é semelhante à atitude da senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS). A parlamentar acionou o Supremo devido à demora de Pacheco em instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro no Senado.
Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes, do STF, deu dez dias para Pacheco explicar a demora na instalação da CPI. O presidente do Senado respondeu que o requerimento da senadora foi proposto em janeiro deste ano, ainda na legislatura passada. A CPI de Soraya não deve avançar na Casa.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Ditadura comunista em curso no Brasil. STF, OAB, Rodrigo Pacheco, imprensa velha podre, generais, MPF e judiciário aparelhados com o comunista ladrão. A luta é desigual. Rumo a Venezuela!
Pacheco é mesmo um picareta. STF não tem interesse nenhum na Instalação da CPMI, faz total apoio ao Luladrão.´Se fosse uma CPMI p investigar a direita , sem dúvida o STF daria um prazo para instalação. Judiciário vendido.
Por sua compleição, vai dar para identificá-lo à distância. Não vai escapar.
“Oposição vai ao STF”…Piada pronta.
Está na hora dos senadores mostrarem sua força contra os desmandos do ” Pachequinho” . O STF é conivente com essa enrolação. Será que os parlamentares conseguirão alguma coisa?
Pacheco ou seu substituto quando o primeiro de maneira maracutaia ir passear e deixar sua posição de presidente do senado só para não fazer seu papel
E agora stf valeu para a covid r tem que valer para 8 de janeiro
STF não tem nenhum interesse na instalação da CPMI, apoia incondicionalmente o governo, assim como o picareta do Pacheco. A CPMI da Covid o STF respondeu logo e mandou instalar, não podemos esperar nada de um Judiciário ativista político, VENDIDO.
Porém acho que a oposição deve agir. Pacheco é um serviçal do Lula e do STF.
Agora o STF demora 2 anos pra analisar esse processo!
A insistência em viver em uma realidade paralela, onde as instituições são idôneas e funcionam, faz com que vejamos essas manifestações de indignação como um esperneio de uma criança mimada contrariada. O estado de exceção está aí, dá as cartas e está obrando para congresso e senado. Que cansativo isso.
Não vai adiantar nada, são todos cúmplices.
Pensando bem, para que servem os senadores e deputados? Se eles não conseguem nos defender, nem mesmo dentro do Congresso Nacional, porque erra raça ordinária não se unem para defender o povo. Afastem esse imundice chamada Pacheco.
O STF não tem nenhum interesse nessa cpmi, só interessa se for contra a direita. Eles já sabem o que aconteceu em 08/01, não precisam de cpmi. Quem quer provar o contrário são justamente os que estão presos inocentes, mas o STF não quer mostrar que errou, então se eles puderem vão atrapalhar….
Penso o mesmo.
Esse Pacheco a cada instante se confirma como o maior câncer do País. Pois se agisse com lisura o País não estaria nessa gangorra sem justiça. FORA PACHECO!
Lá vão eles choromingar e sair com um pé na bunda do STF. Tá difícil, viu. Não vamos ganhar uma.
É capaz ainda do STF (Sistema Totalmente Falcatruado) achar uma razão para proibir a instauração da tal CPMI…
A oposição, movimento da direita, deve sim acionar o stf, alinhado com a esquerda, mas o resultado já é previsível, como a cpmi de 8 janeiro vai investigar os atos perpetrados pela esquerda sob o comando do ex-presidi@rio, eles irão arquivar alegando que não podem interferir em outros poderes!