O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que, caso seja confirmada sua viagem à China com o presidente Lula, a primeira sessão conjunta do Congresso — em que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro será lida — vai ser realizada na segunda-feira 18. A informação foi divulgada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), na tarde desta terça-feira, 4.
Senador @rodrigopacheco acaba de me enviar a seguinte mensagem:
“A se confirmar a missão oficial na próxima semana, designarei a sessão para meio dia de terça, dia 18”
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 4, 2023
Inicialmente, a leitura do requerimento estava marcada para acontecer entre 11 e 14 de abril, na próxima semana. Mas Pacheco está na comitiva que vai viajar à China com Lula. O presidente do Senado, contudo, ainda não confirmou a ida. Caso o ato ocorra, Pacheco só voltaria para o Brasil em 16 de abril. Desse modo, a leitura da CPMI aconteceria somente na semana do dia 17, indo de acordo com o que ele disse a Ferreira.
Conforme noticiou Oeste, caso a sessão seja adiada, a oposição vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador mineiro.
Não é de hoje que Pacheco tenta adiar a instalação da comissão. A primeira data sugerida por ele só foi divulgada quase um mês após o requerimento da CPMI ser protocolado. Enquanto o presidente do Senado não instala a comissão, o governo do presidente Lula tenta minar a CPMI — por exemplo, represando a liberação de emendas parlamentares.
Até o momento, a CPMI possui o apoio de 192 deputados federais e de 37 senadores. Ao todo, oito deputados recuaram depois de ter assinado o requerimento. Sendo eles: Olival Marques (MDB-PA), Junior Lourenço (PL-MA), Max Lemos (Pros-RJ), Célio Silveira (MDB-GO), Detinha (PL-MA), Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Chiquinho Brazão (União-RJ) e José Nelto (PP-GO).
O objetivo da comissão é apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes. A CPMI do 8 de janeiro quer investigar se houve leniência do governo com quem destruiu prédios públicos.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Para que serve o vice-presidente do Senado? Quer dizer se o Pacheco fujao não estiver presente, não se pode fazer a leitura da abertura da CPMI? Tá de brincadeira!
O rolando lero resolveu trabalhar, milagres acontecem
A corrupção da linguagem é a principal arma de nossa era da (des)informação, na própria matéria que lemos a gora, está assim escrito: ” A CPMI do 8 de janeiro quer investigar se houve leniência do governo com quem DESTRUIU prédios públicos”. Por acaso os prédios foram destruídos, ou foram vandalizados, alguns móveis, esquadrias e vidros e janelas, esses, sim, destruídos.
Sempre fugindo de suas responsabilidades, o Picolé de nabo é um pobre coitado.
Porque o vice não convoca uma seção na ausência do interesse operante durante a viagem deste? Resolveria tidos os problemas
A viagem de Pacheco pode ser produtiva para quem fica por aqui.
Fizeram e fazem tanto barulho por causa desse 8/jan, mas na hora de esclarecer as coisas, esse Pacheco fica enrolando. Soma-se a isso o sigilo das imagens internas do prédios invadidos, isso tudo nos faz crer que de fato tem coisa oculta ai! QUE VENHA A CPMI para desmascarar os infiltrados e prender os que de fato fizeram o quebra-quebra.
E Daniel Silveira continua preso e Alexandre de Moraes continua solto, até quando vamos aguentar essa ditadura?
Sabem o q significa isso? A esquerda já conseguiu alinhar e colocar seus nomes em cadeiras estratégicas dentro desta cpmi de modo a implodir o resultado de dentro para fora. Não vai dar em NADA!
Ele é o quê? O dono da bola (senado), se não for ninguém brinca? Não tem um traste pra fazer isso? Se ele não voltar ninguém faz mais nada? Se for assim, pode fechar essa joça, porque o STF já usurpou a função, e nem pra ler um requerimento serve. É tão dificil ler um papel!!?? Por acaso só tem analfabeto lá? Ridículo!
Não se surpreendam se o Imperador Digníssimo Supremo, Alex o Grande, não suspender esta CPMI. Afinal, NINGUÉM , NINGUÉM está acima de suas decisões magnânimas.
Retificando:
Bom senso e paciência tem limite !!
Alguém ainda acredita em Rodrigo Pacheco???????? Preparem-se que ele vai achar um motivo para adiar novamente essa sessão conjunta. Ele segue ordens do Lula e do Alexandre de Moraes.
Até quando o país vai ser refém e escravo desses cinicos travestidos de “políticos patriotas, preocupados com os seus bolsos” ??
Bom censo e paciência tem limite !!!
Enquanto a população não ter consciência da responsabilidade que um voto errado reflete no sucesso ou na ruína de um país e do seu povo, vamos continuar patinando na lama e embaixo dos pés de tipos políticos como esse que, hoje preside o senado, sem vocação nenhuma para melhorar o país e enxotando os patriotas que ainda sonham com um país melhor para os seus sucessores !!
Muito triste ver o Brasil nessa angústia !!
Até quando ??
Esse Pacheco faria uma grande benfeitoria ao Senado e ao Brasil se pegasse o chapéu e renunciasse ao cargo.
Não precisamos de políticos com o perfil de homens sem patriotismo, como esse sujeito é !!
Cede a sua vaga para alguém preocupado com os destinos do Brasil e da sua população !!
Você já provou que não tem vocação para isso !!
Fucinho de gambá não acham?
Igualzinho!
O cretino serviçal do STF e do Lula está ganhando tempo p ver se mais alguns retiram as assinaturas É muita falta de pudor desse senadorzinho medíocre.
Esse sem vergonha está aguardando que outros sem vergonhas como ele retirem suas assinaturas.
Vai empurrar com a barriga de novo.
Finalmente! Demorou demaaaais! Ansioso para acompanhar essa CPMI o/