O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um embargo de declaração com pedido para ele explicar a “natureza” de sua decisão em relação à entrega das imagens do Palácio da Justiça.
O documento foi encaminhado na segunda-feira 14, mas Maia tornou o ato público nesta terça-feira, 15, durante uma sessão da CPMI. “Não fomos atendidos em sua totalidade. Vamos cobrar para que todas as filmagens sejam enviadas à CPMI”, explicou o deputado baiano.
Em 7 de agosto, o magistrado autorizou o envio das imagens de segurança do Palácio da Justiça — referentes ao 8 de janeiro. A decisão aconteceu depois de o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, negar o acesso aos vídeos por duas vezes à CPMI.
Além disso, Dino havia remetido a decisão a Moraes. Segundo o ministro da Justiça, a divulgação do conteúdo das imagens poderia “comprometer as investigações” que estão em andamento.
No mesmo dia, em nota, a pasta informou que iria remeter a decisão à Polícia Federal (PF), pois todas as gravações referente ao 8 de janeiro teriam sido levadas pelos policiais.
Então, na quarta-feira 9, a PF enviou as gravações ao colegiado. Contudo, apenas o conteúdo de duas câmeras foi enviado, segundo os parlamentares que integram a comissão. As gravações mostrariam apenas imagens da recepção do prédio.
Conforme a oposição, o número de câmeras enviado seria desproporcional em relação ao tamanho do Palácio da Justiça. O senador Sergio Moro (União Brasil-PR), ex-ministro da Justiça, alegou que no prédio tem, ao menos, oito câmeras em cada andar.
Cerca de 15 parlamentares da oposição acionaram a Procuradoria-Geral da República contra o ministro Dino. Os políticos ainda encaminharam à ministra presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, um mandado de segurança com pedido de concessão de liminar, para determinar o cumprimento dos requerimentos de solicitação do envio de imagens pelo ministério.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
o Congresso nacional tem o poder de acionar a própria PF e mandar fazer isso…. ESTIQUEM a CORDA ate arrebentar … SE a PF não cumprir ,,, caracteriza QUEBRA de responsabilidade e constitucional … verdadeiro ato golpista e anti democrático … ai vcs podem convocar o artigo 142 e acionar as Forças Armadas e intervir na própria PF e stf
FAÇAM !!!
Gleisi Hoffmann aparece na filmagem!!!!eu a vi
Pois é, quem não deve mostra TUDO, certo Flávio Dino?
Esse Flávio Dino é canalha da pior espécie. Sérgio Moro conhece o prédio, e querendo acaba com a festa deste comunista maranhense.
Dino é um verme perigoso. É o pior e mais perigoso ministro do usurpador da PR com super poderes para enganar, mentir, perseguir e prender aqueles que se opõem a esse desgoverno.
Dino faz obstrução da justiça ao não entregar os vídeos. Ou estou enganada?
Cadê a voz de prisão do presidente da CPMI?
Voz de prisão contra o dinossauro? Esse banana da CPMI? Fala sério.
Na verdade as imagens podem comprometer o senhor Ministro e não as investigações. Dino é uma vergonha no cargo de Ministro da Justiça só mesmo no governo de um corrupto que não tem moral alguma, isso se sustenta.
Como ele mesmo disse: “Assisti de camarote” .
O que escondem as imagens do dia 8?
O flagrante descaso e participação criminosa do Dino e G.Dias já é sabido.
O que mais e quem mais não pode ser tornado público?
A gente até imagina, viu mor@e$, mas temos que saber tudo.
Esses embargos serão julgados pelo Juízo Final.A CPI deveria embargar , mas é o Ministro da Justiça.
tendo a CPMI poder investigativo constituído, isso não seria obstrução da justiça e cabível prisão?
A suprema justiça e o executivo de esquerda cospem no poder legislativo
Vão entregar as imagens adulteradas.
É lamentável que os fatos estão às claras, mas ninguém pode fazer nada, caso contrário, o Xande manda prender. A culpa é do Senado, que, na sua maioria são corruptos e estão com processos nas mesas dos ministros do (STF).
Eu já estou começando a considerar que este “golpe” teve participação ativa do Ministro da Justiça que teima, de toda maneira, em esconder as imagens solicitadas por uma CPI . É inacreditável.
Com o devido respeito, senhor Paulo, mas inacreditável eh o senhor só agora comece a considerar o envolvimento do Dino nesta opera-bufa. Esta claro como cristal.