O Psol apresentou, nesta terça-feira, 7, um projeto de lei (PL) para revogar a autonomia do Banco Central (BC). O partido socialista também está preparando um convite para o presidente do BC, Roberto Campos Neto, ir à Câmara dos Deputados para explicar a política de juros adotada pela instituição financeira.
Segundo a legenda, Campos Neto é um “bolsonarista de primeira hora” e “estourou a meta de inflação por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022”. O PL deve ser protocolado na Mesa Diretora da Casa.
Para tornar-se válida, a peça tem de passar por algumas comissões e, posteriormente, ser aprovada na Câmara e no Senado. “Campos Neto é um infiltrado no governo Lula, um infiltrado do ex-ministro Paulo Guedes, um infiltrado do Bolsonaro”, disse o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), líder da legenda na Câmara. “É um cara que não deixa a taxa de juros baixar. Tem um interesse, na minha opinião, de boicote à economia, à geração de empregos, à retomada do crescimento econômico.”
Nesta manhã, Boulos usou as redes sociais para atacar Campos Neto. “Lula foi eleito Presidente da República por mais de 60 milhões de brasileiros”, escreveu o parlamentar. “Quem elegeu Campos Neto para presidente do BC?”
O que prevê a proposta
O Psol incluiu na proposta a abolição do mandato fixo de quatro anos do presidente do BC e de oito anos para diretores da instituição. Os mandatos foram estabelecidos pela Lei Complementar nº 179, sancionada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021.
Entre outras coisas, o PL ainda prevê que o presidente do BC se apresente no Senado “em arguição pública, no primeiro e no segundo semestres de cada ano, relatórios de inflação, manutenção do pleno emprego no que couber à Autoridade Monetária e de estabilidade financeira, explicando as decisões tomadas no semestre anterior”.
Além disso, que um ato do Executivo crie um “Observatório de política monetária” para avaliar o cumprimento dos “objetivos fundamentais do Banco Central estabelecidos por lei”. Assim, segundo o Psol, o BC deve colaborar com as entidades da sociedade civil, movimentos sociais, universidades, sindicatos, acadêmicos e especialistas, bem como com o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas estaduais e as Câmaras municipais, além de outros países e organismos internacionais.
Relacionadas
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
QUEREMOS ROUBAR E PARA ISSO TEMOS QUE TER O BC EM NOSSAS MÃOS.
O BRASIL É NOSSO RUMO AO ROUBO
ESTAMOS COM OS BOINAS VERMELHAS
A FOICE E O MARTELO
ROUBAR PRA SEMPRE
Logo na parte 1 do livro de George Orwell (1984) ele relata uma passagem onde o partido dos trabalhadores através do seu Ministério da Abundância, por motivos de contenção, diminui a ração de chocolate em 20gr. E na semana seguinte, este mesmo ministério, faz uma divulgação aos membros do partido cheia de pompas se gabando que conseguiram com muito esforço aumentar a ração de chocolate em 20gr. É isso. Tal qual o livro de ficção, estamos sendo governados por moleques que tem certeza que somos completamente otários desprovidos de cérebros.
Esses puxadinhos do PT e a esquerda não tem compromisso com o desenvolvimento, com a responsabilidade e com gestão moderna. Não sossegam enquanto não destroem tudo como eles acham. Quem foi contra Bolsonaro ou era burro ou mal intencionado. Pelo menos era a favor do Brasil.
É a turma do atraso.
Sugiro uma pesquisa para verificar quem são os “eleitores” desse “excepcional” boulos (minúsculo mesmo).
A esquerda quer estragar o que está dando certo e piorar ainda mais o que está ruim!
Piçol quer a chave do cofre….LULADRAO ta deixando eles sem cargo pra ROUBAR
Agora saberemos se existe oposição no Brasil. Uma base opositora numerosa barrará essa proposição do deputado cara de pau q nunca trabalhou na vida. Enquanto o Banco Central for INDEPENDENTE, o Bob Fields III não precisa se preocupar. O PT não conseguirá tirar o cara de lá. Ele não é um infiltrado do Bolsonaro. Ele é um economista com pensamento de direita indicado por Bolsonaro, assim como vários ministros do STF tem pensamento jurídico de esquerda, tendo sido indicados pelo PT. Por isso tornaram a vida do governo anterior um inferno. O PT agora experimenta da mesmíssima sopa.
Primeiro: o argumento é furado, já que pretende acabar com a independência do BC baseado em quem está ocupando o cargo, e não por uma motivação razoável. Segundo: quem vê a lista dos candidatos a “controladores” do BC, vê algo análogo a um modelo de administração baseado em sovietes. Guardando as proporções, lembra muito o modelo que levou a quebra da Varig.
Os cupins querem que esqueçamos que em 2021, ano da pandemia, o Roberto Campos Neto foi reconhecido por seus pares como o MELHOR PRESIDENTE DE BANCO CENTRAL no mundo. Eita cambada de …. (Cadê o cara que quebrou o relógio do Planalto?)
Tem que chamar o Mercadante para ir a camara explicar a politica de empréstimos a ditaduras, chamar o Dino para explicar a guardinha Bolivariana, chamar o ministro do Trabalho para explicar a medida contra os aplicativos que vai desempregar milhares,ou a direira aprende a enquadrar estes caras ou vai tomar porrada até, ai será o seguinte o projeto não vai ser aprovado ai o puxadinho entra com ação no STF e lá os caras dão o passa moleque no congresso kkkkk
O Brasil está sendo encaminhado à velocidade supersônica para o comunismo. Acabar com a autonomia do Banco Central é empurrar, com força, para o abismo o nosso país. Dizer que o Presidente do Banco Central é bolsonarista só na cabeça do Boulos. Outra coisa, o brasileiro não pode, de forma alguma, confiar no Congresso Nacional, nas casas legislativas e nem nas câmaras de vereadores. Político só funciona sob pressão com o povo na rua. Ocorre que já se passou mais de um mês do governo Lula e, até agora, só se vê a velha ideologia de Esquerda em que nada funciona e tudo piora. O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, quer, por exemplo, acabar com o Uber e passar esse serviço para os Correios. Esse é o governo das bizarrices, das coisas, totalmente, erradas, equivocadas, perigosas, pois, repito, está levando o país para o abismo. Pergunto: cadê os ausentes, aqueles 33.000.000 (trinta e três milhões) que não foram as urnas por ignorar e não acreditar em política? Cadê aqueles que votaram nulo e em branco? Quem ignora a política, está fadado à responsabilidade pelo fracasso do país. Lula e todos aqueles que o apoiam estão governando para a Esquerda, a Direita e o Centro, ou seja, para todos. Portanto, quem não votou no menos pior, é o grande culpado por tudo isso que aí está e tudo que, ainda, está por vir. Esses são os grandes responsáveis.
Espero que o Bob Fields Neto, aguente essas investidas desse insignificantes e permaneça firme no posto até o mês de dezembro de 2024. Deixa essas desgraças gritarem, esbravejarem à vontade. Siga firme, Bob II.
.