O encontro entre o presidente Lula e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi adiado para a próxima semana. A reunião deve definir onde o centrão será abrigado no governo petista.
Conforme já noticiou Oeste, o chefe do Executivo negocia a entrega de ministérios a indicados do PP e do Republicanos, mesmo que isso signifique que o PT e o PSB fiquem com pouco espaço na Esplanada.
A expectativa da reunião entre Lula e Lira é, justamente, a definição de quais pastas serão disponibilizadas aos dois deputados cotados: André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
A mudança nos ministérios é uma das tentativas do governo de se aproximar do centrão. No primeiro semestre, o governo foi alvo de diversas reclamações no Congresso em relação à demora na liberação de emendas, à falta de nomeações de aliados e à forma como os ministros tratavam os parlamentares.
Para o segundo semestre, a ideia é que o governo tenha mais facilidade e estabilidade nas votações. Em especial, nas pautas econômicas, como a reforma tributária — que ainda não foi totalmente concluída e deve enfrentar uma segunda etapa em relação às mudanças nos impostos.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Reunião entre os dois “L” não é reunião, é conchavo. Aquele papo cabuloso. O Lira entrega os anéis para não perder os dedos.