A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) acionou, nesta quinta-feira, 16, o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ela acusa o parlamentar mineiro de “atuação política”, “antidemocrática”, “omissão”, “resistência” e “interesse pessoal” contra a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos de 8 de janeiro.
Soraya é autora de um pedido de abertura de CPI no Senado que possui 38 assinaturas. A maioria dos apoiadores, contudo, é de parlamentares do PT, do PSD e do MDB, que já não compactuam mais com a instalação da comissão.
“Ocorre que, decorrido mais de trinta e nove dias, dos quais dezesseis dias após a reeleição do presidente do Senado, Pacheco não deu nenhum andamento ao requerimento de instalação da CPI, sendo sequer lido até o momento”, argumentou Soraya, no documento. “É dever da presidência do Senado promover a leitura do requerimento de instalação de CPI e, consequentemente, instaurá-la.”
Relacionadas
Soraya pediu que o STF concedesse uma liminar para ordenar Pacheco a instalar a comissão, como ocorreu com a CPI da Covid, em 2021. Segundo a parlamentar, o presidente do Senado se comprometeu a abrir a CPI na primeira sessão deliberativa do ano, no Senado.
Mas, conforme a senadora, o ato teria ficado para a próxima sessão da Casa, que deve ocorrer na terça-feira 28, depois do feriado de Carnaval. Além da CPI da Soraya, uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), do deputado federal André Fernandes (PL), deseja apurar os atos de vandalismo de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes.
Fernandes já conseguiu a assinatura de 31 senadores e de 113 deputados federais. Mas ainda falta a adesão de 58 deputados.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Este sim e o verdadeiro papel do senado brasileiro,que sirva de exemplo para meu conterrâneo ,rato de porão (Rodrigo Pacheco) !!!!!
Pacheco e o STF não tem interesse em abrir CPI e nem CPMI. Apoiam o desgoverno do Lula q foi omisso junto com o Ministro da Justiça
por ocasião da invasão aos 3 Poderes. Td foi orquestrado p fazer essa jogada política, montar um campo de concentração predendo inocentes junto com os q realmente participaram do quebra quebra , td muito bem arquitetado.
Essa senadora quer abrir uma CPI a favor do PT. O que tem que ser aberta é a cpmi.
O STF é tudo comunista Fato, não vai ter CPI, não vai ter Impechetmam e quem ser contra eles, vai pra cadeia.
Já tá tudo esquematizado, o Luladrao Só larga o poder depois de morto, antes disso esquece.
Ou para que o tribunal mantenha desde logo a posição da presidência atacada?
Este sim e o verdadeiro papel do senado brasileiro,que sirva de exemplo para meu conterrâneo ,rato de porão (Rodrigo Pacheco) !!!!!
Burrice acionar o STF que é parcial! Deveria esperar o dia 28 pra ver se Pacheco cumprirá o prometido,! Se o stf negar o pedido dela, Pacheco se sente no direito de não abrir a CPI.
Parabéns, senadora!
O conluio da quadrilha contra a verdade sobre o 8 de janeiro é criminoso.
Agora vamos ver de qual lado está o duvidoso stf.