Presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP) abriu mão, na noite da terça-feira 3, da sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados. Em nota, o parlamentar declarou apoio ao líder do partido na Casa, Hugo Motta (PB), considerado um deputado com amplo apoio das bancadas da Câmara.
“Decidi colocar ao presidente [da Câmara] Arthur Lira a opção do líder da bancada do Republicanos, Hugo Motta, para que ele seja o nome de consenso entre todas as alas políticas do plenário”, disse Pereira em nota.
“Recebi nesta terça-feira um apelo de vários líderes de partidos que não possuem candidaturas para que, em prol do Brasil, buscasse uma solução consensual que unifique a Câmara com serenidade, diálogo e previsibilidade”, continuou o deputado paulistano.
Como mostrou Oeste, Lira havia dito a interlocutores que anunciaria o apoio ao candidato ao posto até 31 de agosto. Contudo, até o momento, não anunciou um nome. Ele continua se reunindo com parlamentares e lideranças a fim de chegar a um consenso.
Além de Motta, concorrem ao posto os deputados federais Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSD-BA). Entre os nomes, Elmar é o que possui uma relação pessoal mais próxima a Lira. Apesar disso, o nome de Motta ganhou força nas últimas semanas. A eleição para a Mesa da Câmara ocorre em fevereiro de 2025.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].