Membros da organização Idea, 30 ex-presidentes publicaram uma carta, nesta segunda-feira, 5, na qual pediram a Lula que não reconheça a fraude na Venezuela.
“Instamos Lula, presidente da República Federativa do Brasil, para que, reafirmando seu indiscutível compromisso com a democracia e a liberdade, faça-o valer também na Venezuela”, diz trecho do documento.
Conforme os signatários do texto, a Venezuela vive um “evidente sequestro da soberania popular, que tem sido levado a cabelo por Nicolás Maduro” e “pelos Poderes do Estado, que estão a serviço e sob controle” do ditador.
“É um escândalo o que ocorre”, afirma a peça. “Todos os governos americanos e europeus sabem disso. Admitir tal precedente ferirá mortalmente os esforços que continuam a ser feitos com tanto sacrifício nas Américas para sustentar a tríade da democracia, do Estado de Direito e dos direitos humanos.”
Carta de 30 ex-presidentes … by Cristyan Costa
Leia a carta endereçada a Lula, sobre a Venezuela
“Os antigos chefes de Estado e de governo que assinam esta mensagem, membros da Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas, instamos Lula, presidente da República Federativa do Brasil, para que, reafirmando seu indiscutível compromisso com a democracia e a liberdade, a mesma que o seu povo desfruta, faça-o valer também na Venezuela.
O evidente sequestro da soberania popular, levado a cabo por Nicolás Maduro e com a conivência dos Poderes do Estado a seu serviço, viola a verdade eleitoral através de uma política estatal repressiva e por meio de violações generalizadas de direitos humanos. É um escândalo o que ocorre. Todos os governos americanos e europeus sabem disso.
Admiir tal precedente ferirá mortalmente os esforços que continuam a ser feitos com tanto sacrifício nas Américas para sustentar a tríade da democracia, do Estado de Direito e dos direitos humanos.
Não exigimos nada diferente daquilo que o próprio presidente preserva dentro de sua pátria. Esta mensagem que lhe enviamos, no fundo, tem-nos como porta-vozes do sentimento da maioria decisiva dos venezuelanos que hoje os veem como compatriotas.
Aqueles que lutaram ao seu lado sofrem prisões, torturas, desaparecimentos e até morte. Protestam em defesa do seu voto, resistem pacificamente guiados por María Corina Machado e por quem, conforme demonstram os registros eleitorais, o presidente eleito foi Edmundo González. A Venezuela tem direito a uma transição para a democracia”.
Leia também: “A farsa da Venezuela”, reportagem publicada na Edição 228 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
mais em que mundo esses senhores estão !!?? dizendo que o ladrão de 9 dedos,
Lula “reafirmando seu indiscutível compromisso com a democracia e a liberdade” !!!
sério mesmo ? será que é o mesmo Lula ladrão, cafajeste, amigo de ditador e também um ditador iguinorante, que eu penso que seja ??!
Será que o LL depois da estrondosa vaia que levou no Chile, irá repensar sua posição a favor do Maduro e atender ao pedido dos trinta ex-presidentes?
Lula não vai condenar este esquema, pois ele foi beneficiado por um similar nas eleições de 2022.
A obsessão criminosa do “duende megalomaníaco” e mentiroso, é implantar a União Comunista da América Latina, aos moldes da falida União Soviética de 50 anos atrás.
É o vale tudo da hipocrisia comunista corrompendo as democracias.
Assinam:
Mario Abdo, Paraguay Óscar Arias S., Costa Rica José María Aznar, España Nicolás Ardito Barletta, Panamá Felipe Calderón, México Rafael Ángel Calderón, Costa Rica Laura Chinchilla, Costa Rica Alfredo Cristiani, El Salvador Iván Duque M., Colombia José María Figueres, Costa Rica Vicente Fox, México Federico Franco, Paraguay Eduardo Frei Ruiz-Tagle, Chile Osvaldo Hurtado, Ecuador Luis Alberto Lacalle H., Uruguay Guillermo Lasso, Ecuador Mauricio Macri, Argentina Jamil Mahuad, Ecuador Hipólito Mejía, República Dominicana Carlos Mesa G., Bolivia Lenin Moreno, Ecuador
Mireya Moscoso, Panamá Andrés Pastrana, Colombia Ernesto Pérez Balladares, Panamá Jorge Tuto Quiroga, Bolivia Mariano Rajoy, España Miguel Ángel Rodríguez, Costa Rica Luis Guillermo Solís R., Costa Rica Álvaro Uribe V., Colombia Juan Carlos Wasmosy, Paraguay
Não consigo ver o Lula abandonando o seu comparsa. Toda a história dos crimes cometidos juntos, dificilmente fará o Lula tomar alguma atitude honesta. Aliás, Lula nem sabe o que é atitude honesta.
Fdp desinformados ou comunistas que vomitam a todo instante a palavra democracia a mesma democracia dos comunistas.
Não esperem atitudes virtuosas vindo de um corrupto covarde…. que fala muito para seu publico “amestrado” mas quando precisa de bravura ..se esconde ou esquiva … a exemplo da recente reunião reunião com presidente de Ucrânia Volodymir Zelenskyy e do tal telefone do Maduro … temos um covarde na presidência e o que é pior … corrupto co