-Publicidade-

China expulsa deputados pró-democracia de Hong Kong

Parlamentares deixaram a casa legislativa depois de ordens do Partido Comunista
O Presidente da China, Xi Jinping | Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Presidente da China, Xi Jinping | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Parlamentares deixaram a casa legislativa depois de ordens do Partido Comunista

china
Secretário do Partido Comunista da China, Xi Jinping [à esq.] é considerado presidente do país | Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Partido Comunista da China expulsou do Parlamento de Hong Kong quatro deputados pró-democracia nesta quarta-feira, 11. Kwok Ka-Ki, Alvin Yeung, Dennis Kwok e Kenneth Leung defendem a independência do território em relação à ditadura de Pequim. O ato ocorreu horas depois de autoridades chinesas aprovarem uma resolução que permite ao Executivo honconguês expulsar, sem processo judicial prévio, legisladores vistos como “pró-independência, coniventes com estrangeiros ou ameaças à segurança nacional”.

Em protesto, outros 15 parlamentares que compõem o bloco pró-democracia renunciaram ao cargo. Eles asseguram que o presidente Xi Jinping está cerceando a liberdade da população. No Parlamento de Hong Kong, apenas 35 dos 70 membros são eleitos pelo povo. Os demais acabam sendo nomeados pelo governo chinês e indicados por grupos alinhados ao regime. Oeste noticiou em julho que Xi Jinping inaugurou uma “agência de repressão”, que ampliou os poderes dos comunistas no território independente.

Leia também: “Chegou a hora de enfrentar a China — e a Rússia”, artigo de Bruno Garschagen publicado na edição n° 18 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

  1. O incrível é q no Brasil a mídia, políticos e alguns empresários apoiam a dominação econômica da China sobre o Brasil, só esquecem q no final, todo e qualquer pais dominado pela ideologia comunista termina assim, uma ditadura.

  2. olá! colocaram os países de joelho, a maior decepção são os jovens doutrinados ,que apoiaram o fica em casa, ou seja, aonde estava à direita, pois a esquerda tem se mostrado the flash contra a democracia…e porque os países tem aceitado e contribuído com este genocídio descarado da China em forma de covid.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês