Sem resultado
Veja todos os resultados
Pesquisar
Oeste Geral
Entrar Assine
  • A Oeste
    • Por que Oeste
    • Nosso pacto
    • Nossa equipe
    • Perguntas frequentes
    • Fale conosco
    • Rádio
  • Colunistas
    • J. R. Guzzo
    • Augusto Nunes
    • Alexandre Garcia
    • Ana Paula Henkel
    • Rodrigo Constantino
    • Guilherme Fiuza
    • Evaristo de Miranda
    • Flávio Gordon
    • Dagomir Marquezi
    • Deonísio da Silva
    • Ubiratan Jorge Iorio
    • Roberto Motta
    • Adalberto Piotto
    • Flavio Morgenstern
    • Salim Mattar
    • Frank Furedi
    • Jeffrey A. Tucker
    • Theodore Dalrymple
    • Spiked
      • Andrew Doyle
      • Brendan O’Neill
      • Sean Collins
      • Shaun Cammack
      • Tim Black
      • Tom Slater
  • Política
  • Economia
  • Tecnologia
  • Agronegócio
  • Brasil
  • Mundo
  • No Ponto
  • Vídeos
    • Oeste Sem Filtro
    • Faroeste à Brasileira
    • Jornal da Oeste
    • Oeste Negócios
    • Estúdio Oeste
    • A Força do Agro
    • Outra Coisa
    • As Liberais
    • OesteCast
  • Edições Oeste
Sem resultado
Veja todos os resultados
Pesquisar
Oeste Geral
Entrar Assine
Oeste Geral
Entrar
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Ciência

Pesquisadores brasileiros anunciam o nascimento do primeiro porco clonado do país

Bia Assunção Por Bia Assunção
19 abril 2026 06:15
Em Ciência
Pesquisadores brasileiros anunciam o nascimento do primeiro porco clonado do país

Brasil domina tecnologia de clonagem suína ampliando possibilidades em saúde e agropecuária

O anúncio do nascimento do primeiro porco clonado do Brasil marca um novo capítulo na pesquisa científica nacional. A criação do animal em laboratório, realizada por pesquisadores brasileiros, insere o país de forma mais direta no cenário internacional da biotecnologia aplicada à produção animal e abre caminho para estudos mais avançados em saúde, agricultura e indústria farmacêutica.

O que é clonagem de porcos e qual sua importância para a pesquisa?

A clonagem de porcos consiste na produção de um animal geneticamente idêntico ao doador de células, utilizando técnicas de reprodução assistida em laboratório. Em geral, o processo envolve a retirada do núcleo de um óvulo, a inserção do material genético de uma célula somática e a posterior implantação desse embrião em uma fêmea receptora.

Essa técnica é estratégica por permitir a replicação de indivíduos com características de interesse, como resistência a doenças, melhor conversão alimentar e maior rendimento de carne. Também simplifica experimentos, pois reduz a influência de variáveis genéticas, facilitando comparações entre animais em pesquisas controladas.

porco clonado
A clonagem de porcos consiste na produção de um animal geneticamente idêntico ao doador de células, utilizando técnicas de reprodução assistida em laboratório.

Quais são os usos científicos e produtivos dos porcos clonados?

É possível produzir linhagens suínas específicas para finalidades distintas, ajustando o perfil genético de acordo com cada objetivo. Em estudos médicos, porcos clonados servem como modelos padronizados para doenças humanas, especialmente em pesquisas de órgãos, sistemas cardíacos e metabólicos.

Leia Também

O avanço dos agentes de inteligência artificial na ciência mundial e o isolamento do Brasil nesse novo cenário tecnológico.

A inteligência artificial na ciência avança rapidamente com os agentes de IA e o Brasil procura acompanhar o ritmo para não ficar de fora

09/06/2026
Invicta há 35 anos: a cidade paulista que ninguém consegue bater em qualidade de vida é destino certeiro de quem quer boa vida

Invicta há 35 anos: a cidade paulista que ninguém consegue bater em qualidade de vida é destino certeiro de quem quer boa vida

24/05/2026
Com menos de 50 mil habitantes, essa cidade do Brasil já virou referência em qualidade de vida e contato com a natureza

Com menos de 50 mil habitantes, essa cidade do Brasil já virou referência em qualidade de vida e contato com a natureza

18/05/2026
O treinamento do BOPE considerado um dos mais intensos do Brasil faz candidatos desistirem nos primeiros dias

O treinamento do BOPE considerado um dos mais intensos do Brasil faz candidatos desistirem nos primeiros dias

15/05/2026

Na área de produção, animais com genoma mais estável ajudam a avaliar dietas, vacinas ou manejos sanitários, reduzindo fatores que comprometeriam resultados. Em combinação com a engenharia genética, esses animais podem ainda ser utilizados para gerar proteínas de interesse médico em tecidos específicos, como o leite.

porco clonado
É possível produzir linhagens suínas específicas para finalidades distintas, ajustando o perfil genético de acordo com cada objetivo

Leia também: Os cientistas acreditam ter identificado a origem do Homo sapiens com muito mais precisão. A descoberta combina fósseis, clima e evolução para reconstruir a origem da nossa espécie

Qual é o impacto científico e tecnológico do primeiro porco clonado do Brasil?

O nascimento do primeiro porco clonado do país demonstra que laboratórios brasileiros atingiram um patamar tecnológico compatível com centros consolidados em clonagem animal. A técnica costuma envolver redes de colaboração entre universidades, centros públicos e empresas ligadas ao agronegócio e à biotecnologia.

No campo científico, esse avanço amplia a capacidade de desenvolver projetos mais complexos e de alto impacto. Entre as principais linhas de pesquisa que se tornam viáveis, destacam-se:

  • Estudos de edição genética em suínos para aumentar resistência a vírus e bactérias.
  • Desenvolvimento de modelos animais para doenças metabólicas, cardiovasculares e infecciosas.
  • Aprimoramento de técnicas de reprodução assistida, aplicáveis a outras espécies de interesse econômico ou em risco de extinção.
porco clonado
O nascimento do primeiro porco clonado do país demonstra que laboratórios brasileiros atingiram um patamar tecnológico compatível com centros consolidados em clonagem animal.

Quais são as principais aplicações práticas da clonagem de suínos?

Na produção animal, a clonagem pode multiplicar reprodutores considerados geneticamente superiores, permitindo gerar múltiplas cópias com o mesmo padrão genético. Dessa forma, características desejáveis são disseminadas mais rapidamente em plantéis comerciais, sempre como complemento à seleção tradicional.

Na saúde, porcos clonados funcionam como modelos biológicos para enfermidades humanas e veterinárias e integram pesquisas em xenotransplante, que avaliam órgãos suínos modificados para transplante em pacientes humanos. Há ainda aplicações em bioprodutos, com animais projetados para produzir proteínas específicas que podem ser purificadas e usadas em medicamentos e testes diagnósticos.

Confira as informações da reportagem dos pesquisadores da USP, no g1, explicando mais sobre a primeira clonagem de porco no Brasil:

Como o Brasil pode avançar após o nascimento do primeiro porco clonado?

Após esse marco, o país tende a consolidar linhas de pesquisa de longo prazo, padronizando protocolos de clonagem e avaliando detalhadamente saúde e bem-estar dos animais. Publicações em revistas científicas e cooperações internacionais ajudam a refinar técnicas e reduzir taxas de insucesso típicas desses processos.

  • Investimento contínuo em laboratórios, com equipamentos e insumos adequados para biotecnologia de ponta.
  • Formação de equipes multidisciplinares, envolvendo biólogos, veterinários, zootecnistas, engenheiros e especialistas em ética.
  • Regulação clara e atualizada, garantindo segurança, rastreabilidade e transparência em todos os estágios dos estudos.
  • Parcerias com o setor produtivo, quando cabível, para transformar resultados de pesquisa em aplicações práticas.

Para aproveitar plenamente esse potencial, alguns elementos acima são considerados estratégicos, pois sustentam a continuidade e a expansão da biotecnologia nacional.

Tags: Brasilclonagem de porcosestudos científicos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

O rio australiano que é mais antigo que os dinossauros e corta montanhas formadas há até 400 milhões de anos

O rio de quase 700 quilômetros na Austrália que pode ter 400 milhões de anos e ser mais antigo que os dinossauros

24/06/2026
Zygmunt Bauman, filósofo da modernidade líquida, sobre felicidade e dependências: “A felicidade não reside em ser completamente livre, mas em aprender a conviver com nossas dependências.”

Zygmunt Bauman, filósofo da modernidade líquida, sobre felicidade e dependências: “A felicidade não reside em ser completamente livre, mas em aprender a conviver com nossas dependências.”

24/06/2026
A 100 anos-luz da Terra, este planeta pode ter 30% de sua massa formada por água e nenhum continente visível

O planeta com quase 5 vezes a massa da Terra que pode ser coberto por água em um sistema a 100 anos-luz

24/06/2026
Massimo Recalcati, psicanalista: “Um homem feliz não é aquele que tem tudo, mas aquele que sabe desejar o que importa”

Massimo Recalcati, psicanalista italiano, e a ideia de que “a felicidade não nasce quando o desejo copia o mundo”

24/06/2026
A poderosa lição de Gandhi para quem vive cercado por discussões, estresse e desentendimentos: “A paz não é a ausência de conflito, mas a capacidade de lidar com ele”

A poderosa lição de Gandhi para quem vive cercado por discussões, estresse e desentendimentos: “A paz não é a ausência de conflito, mas a capacidade de lidar com ele”

24/06/2026

A primeira plataforma de conteúdo cem por cento comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado. Jornalismo de excelência, focado no que é relevante, com clareza e objetividade.

  • INSTITUCIONAL
    • Nosso pacto
    • Nossa equipe
    • Perguntas frequentes
    • Anuncie conosco
    • Fale conosco
    • Política de privacidade e termos de uso
  • EDITORIAS
    • Colunistas
    • Política
    • Economia
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Agronegócio
  • FAQ
    • Crie uma conta
    • Assine a revista

Copyright © 2024 Revista Oeste. Todos os direitos reservados. CNPJ 19.608.677/0001-35

Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine
  • A Oeste
    • Por que Oeste
    • Nosso pacto
    • Nossa equipe
    • Perguntas frequentes
    • Fale conosco
    • Rádio
  • Colunistas
    • J. R. Guzzo
    • Augusto Nunes
    • Alexandre Garcia
    • Ana Paula Henkel
    • Rodrigo Constantino
    • Guilherme Fiuza
    • Evaristo de Miranda
    • Flávio Gordon
    • Dagomir Marquezi
    • Deonísio da Silva
    • Ubiratan Jorge Iorio
    • Roberto Motta
    • Adalberto Piotto
    • Flavio Morgenstern
    • Salim Mattar
    • Frank Furedi
    • Jeffrey A. Tucker
    • Theodore Dalrymple
    • Spiked
      • Andrew Doyle
      • Brendan O’Neill
      • Sean Collins
      • Shaun Cammack
      • Tim Black
      • Tom Slater
  • Política
  • Economia
  • Tecnologia
  • Agronegócio
  • Brasil
  • Mundo
  • No Ponto
  • Vídeos
    • Oeste Sem Filtro
    • Faroeste à Brasileira
    • Jornal da Oeste
    • Oeste Negócios
    • Estúdio Oeste
    • A Força do Agro
    • Outra Coisa
    • As Liberais
    • OesteCast
  • Edições Oeste

Copyright © 2024 Revista Oeste. Todos os direitos reservados. CNPJ 19.608.677/0001-35