Vem tarde, mas não exatamente em má hora o apelo de Bolsonaro para que pessoas se reúnam na Avenida Paulista em nome de uma real democracia. Já tem um bom tempo que pessoas estão sendo presas, censuradas, arrastadas, arruinadas por uma ditadura que se traveste de democracia sem povo. Bolsonaro, agora, é só a cereja do bolo e sua iminente prisão, um simples cálculo de tempo, caso não ocorra nenhum fato singular. Mas nunca é má hora para se combater uma tirania. Aliás, o combate à tirania, em todas as esferas humanas — a tirania de um ditador, de um namorado abusivo, de um juiz carrasco, de um imposto escorchante, ou mesmo de uma ditadura escancarada — são basicamente o combate contra o mal.
O mal é sempre ditatorial e quer suprimir a liberdade do outro, escravizando corpos e consciências em caráter privado, íntimo, sutil ou público e escancarado. A ditadura brasileira é a pior possível porque se traveste de uma democracia sem povo. Lula não consegue reunir ninguém nas ruas. Seus eleitores parecem morar dentro das urnas eletrônicas que o elegeram. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não saem às ruas para nenhum teste de popularidade por uma boa razão. Mas exercem um poder nunca visto na história da República, censurando, prendendo, arruinando financeiramente quem eles bem entendem, quem tenha feito alguma crítica a seus egos de toga que confundem com a instituição da democracia.
Bolsonaro está às vésperas de ser preso. Crônica de uma morte anunciada que se dá desde que comprou briga com o STF por aquilo que ele chama de parcialidade da Suprema Corte. Bem, você, caro leitor, pode não concordar com o presidente acusado de ditador e golpista em potência por seus detratores que hoje fazem, democraticamente, segundo eles, perseguições, prisões, censuras típicas de uma ditadura para defender a legítima eleição de um condenado por corrupção a quem tiraram da cadeia por questiúnculas jurídicas.
Bolsonaro convocou, pois, pessoas às ruas no dia 25 de janeiro para se defender e defender o Estado Democrático de Direito da falsa acusação de golpe baseada em declarações cortadas, documentos enviesados e toda sorte de manipulações. Pediu que ninguém levasse faixa contra quem quer que fosse. A razão é simples: qualquer crítica a um dos ministros da Suprema Corte ou qualquer cartaz pedindo remodelação democrática tem sido visto como ato golpista, discurso de ódio, fake news — todos esses crimes de opinião que até ontem eram próprios de uma democracia normal e hoje colocam seu autor na cadeira. Tem razão Bolsonaro em seu pedido de moderação à população brasileira. É uma maneira de proteger as pessoas da injustiça patente que assola o país. Só alguns “iluministros” têm o direito de criticar.
Leia também: O golpe da narrativa do falso golpe
A ideia é fazer uma fotografia do contraste entre uma democracia sem povo aparente que apoia os desmandos do STF e o próprio governo Lula e as centenas de milhares de pessoas que apoiam o ex-presidente. A ideia é mostrar ao Brasil que há uma ditadura não oficial no país que vem tentando e conseguindo destruir a direita brasileira. As pessoas têm sido acuadas, caladas, presas e até mortas, como é o caso de Cleriston Pereira da Cunha, morto na prisão por omissão de uma Justiça que o prendeu sem julgamento e o deixou morrer à míngua. Quase nada disto é noticiado pela mídia tradicional. O brasileiro comum vive anestesiado por uma miríade de notícias falsas sobre a realidade nacional ou vive com medo de se levantar e se insurgir contra tiranos.
Pois bem. Por isso, Bolsonaro quer fazer apenas um retrato do tamanho de seu apoio e do tamanho da ditadura. Mas sem nomear os “ditadores”, será que funciona? Será que a tal fotografia funcionará para que políticos consigam se mover contra um estado ditatorial ou este mesmo estado ditatorial vai se insurgir contra centenas de milhares de pessoas nas ruas? Respondo: isso já ocorreu. Nos últimos 7 de setembro, milhões de pessoas foram às ruas em protesto contra o Estado tirânico e esse mesmo estado tirânico — sempre com a ajuda da rede Globo e da mídia tradicional — disse que eram milhões de golpistas. Não seria um fato aterrador para uma ditadora que já prendeu milhares começar a prender milhões. Não dizer o que está ocorrendo, não protestar contra o ditador, não dizer o nome do ditador é uma estratégia boa? Estado democrático de Direito virou sinônimo de nada no Brasil onde o mais tirano dos carrascos usa este conceito para massacrar cidadãos inocentes.
Bolsonaro convida pessoas pela democracia, mas, só agora, em nome de sua defesa. Tarde, porém necessário. Tarde, porém urgente. Em nome de milhares de pessoas perseguidas pela ditadura brasileira, Bolsonaro acordou porque ele é a última e principal vítima. E se o povo não quer ser vítima por inteiro, deverá ir ao 25 de fevereiro, que poderá ser uma data histórica. Para o bem e para o mal. Mas a História não perdoa os ausentes e os omissos. Nem a História e muito menos os ditadores perdoam os ausentes e os omissos que vivem deles para os ignorá-los ou eliminá-los depois.
Leia também: O roteiro de uma ópera-bufa, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 204 da Revista Oeste.
Grande Adriles !
Hoje, meu irmão me disse, que vai na Paulista ver o que Bolsonaro tem para dizer.
As histórias da avenida paulista, são muito interessantes, muitas coisas aconteceram lá, a grande maioria das pessoas nem imaginam o que aconteceria, se hovesse uma pequena reprise, dp que já aconteceu lá !
Repórteres da antiga mídia, corriam feito loucos, atrás de fotos dos olhos dos Anônimos, em 2011, ( fazem treze anos ! ) esses faziam um grande protesto contra o STF ! Eu estava lá, eu vi ! iMAGINEM este protesto hoje ! REPRESSÃO TOTAL ? Não da parte da PMSP, que sempre foi muito cordial e prestativa para com o povo paulista, diversos membros, muito elegantes, da maçonaria, também estavam lá naquele evento, alô maçonaria, quanto tempo hein ? Camisas do “partido das trevas” eram incendiadas e a ordem da manifestação contra o STF seguia tranquilamente. O medo da população era enorme, jovens fazendo protestos de máscara ?
Os mais velhos não entendiam o por quê, hoje está mais claro do que nunca!
Me parece que o movimento dos anonimos, sofreu uma instrumentalização da esquerda, o que provocou seu desaparecimento, o tempo passou!
Ver “Morno” sendo homenageado pelo “movimento busca loiras” na frente do MASP e saber depois, tudo que estava acontecendo nos bastidores, é para vomitar do oportunismo das marionetes legislativas do sistema.
Uma cena muito emblemática ficou em minha mente :
Certa vez eu estava indo embora, então vi uma figura parada, no meio da avenida paulista, guardando uma barraca, era o então deputado Jair Bolsonaro.
Disse ao meu irmão: Peraí, vou fazer uma pergunta ao deputado!
Deputado!
Tudo bem ?
Quando a legenda do “partido das trevas” será cassada ?
Aquela pergunta inesperada fez o deputado dizer :
– Ai não né !
Me despedi e fui embora!
Ele me parecia mesmo disposto a ser um democrata, mesmo sabendo que tinha contra ele, todas as instituições que foram aparelhas!
O resto é história !
Alo presidente Bolsonaro, o congresso nacional sucumbiu com a lista da “Ode às brechas” na lei ?
Vai subir em um palanque com esse povo?
Quantos estão na malfadada lista ?
Livre-se do que estão na lista !
Senão vai ficar feio e parecer traição!
Aliás, seu pronunciamento na entrada do palácio do Alvorada foi cirúrgico, pena que o povo não entendeu:
Não é a sua pessoa quem vai mudar o Brasil, é o povo brasileiro!
Exigindo e aprendendo a votar de forma honesta :
VOTO SECRETO
APURAÇÃO PÚBLICA ”
Conforme preconiza a constituição federal !
Enquanto isso não acontece, seremos apenas a república corporativista do diversionismo de banânia!
Grande abraço!
“Os eleitores de Lula vivem dentro da urna eletrônica”, só esta frase já valeu todo o artigo. Parabéns Adrilles, muito bom o texto.
Prezados Amigos do Face,
Permitam-me, mais uma vez, dividir com vocês algumas reflexões, e preocupações, sobre os momentos políticos que vivemos.????
Nunca escondi de ninguém que, apesar de não ser bolsonarista, VOTEI NELE.
Dizia aos amigos que temia que determinadas ações e discursos do Bolsonaro, além de serem “tiros nos pés”, poderiam trazer O Sr CORRUPTO-NÃO-INOCENTADO-DA-SILVA de volta, junto com seus “CUMPANHEIROS”.
Não deu outra, infelizmente…????????♂
Agora, digo o mesmo para os meus amigos PTistas, que ainda NÃO ME CANCELARAM e que ainda aceitam debater comigo; o Sr. LULARÁPIO DA SILVA, está promovendo a volta da DIREITA e dos CONSERVADORES e LIBERAIS (graças a Deus) ao governo nas próximas eleições.????
A minha preocupação reside no fato de que ao passar o Governo, ao final de 2022, Bolsonaro/Guedes, o fizeram entregando um país organizado e com superávit, apesar de termos passado por uma pandemia severa, um congresso agressivo, guerras externas, etc.
Quando o atual presidente, entregar o governo, pelo que observamos, receberemos o oposto em relação à economia e às relações internacionais, sem mencionar o aparelhamento MAMUTELESCO do Estado.
Sabemos que a Venezuela, aliada de Putin, possui forças armadas superiores às brasileiras, que estão relegadas ao desprezo, desaparelhadas e sob o comando de generais pusilânimes, fracos e deslumbrados, como o pérfido Gen. Dutra, ao conversar com o presidente, antes da prisão, de forma indistinta, desleal e traiçoeira, dos acampados em frente aos quartéis, que entraram nos ônibus a caminho da PF, acreditando que o Exército os estava protegendo na sua retirada do local.
Pois bem, fico pensando SE ALGO, OU QUEM, impedirá o ditador venezuelano, no caso de uma derrota do Sr STALINÁCIO-DA-SILVA nas eleições de 2026, de se aventurar numa invasão ao nosso território, sob o argumento de “DEFENDER A DEMOCRACIA RELATIVA” na América do Sul.
Será que fazem sentido as minhas preocupações????????? Tomara que eu esteja viajando solenemente na maionese…
Abraço em todos????????????????????♂????????♂
Venezuela não precisa invadir o Brasil militarmente. O Brasil jé foi invadido ideologicamente por ela.
O Brasil já é uma Venezuela. Temos de admitir.
infelzmente não posso ir, minha saúde nãp permite, mas torço para que seja gigantesca e talvez, só talvez, o consórcio LUALA STF MÍDIA VENDIDA entendam que esticaram demais a corda
Mesmo aos 78 anos estarei pacifica e democraticamente aplaudindo Bolsonaro pelo bem que tem feito ao pais, mesmo massacrado por tucanos (já fui até 2019), pela esquerda, e pela SUPREMAS autoridades. Nunca vi tamanho abuso de autoridade como atualmente. Entendo que nós idosos deveremos sim participar das eleições mesmo não sendo obrigatório após 70 anos, porque creio sermos maioria de conservadores democráticos que respeitam a família a lei e a ordem. Podemos conquistar boas vitorias, basta votar.
Penso q a dúvida do sistema agora é essa: prende amanhã tentando melar o dia 25 ou prendem após o dia 25? A dúvida do sistema é como reagirá o povo de bem: Todos pra dentro de casa e a vida segue,ou todos irão prá rua em definitivo? Do brasileiro q gosta de futebol ,Carnaval e feriado prolongado, a segunda opção é a mais provável. Aguardemos.
Concordo com vc Ivan. Amanhã acho q não, mas antes do dia 25 acho q sim. O mau não vence o bem, mas durante um tempo ele prospera, e no momento ele está a frente.
Não quero ser pessimista, mas penso que bolsonaro será preso amanhã de manhã. Tomara que eu esteja errado!
O preconceituoso e odioso consórcio Luladrão – STF, com todas as forças armadas que conseguirem cooptar, ficariam impotentes diante de uma centena de cidadãos conscienciosos e empenhados na justiça e liberdade do ser humano. Existe somente uma coisa que coloca medo nos tiranos, são as pessoas livres e unidas buscando viver em uma sociedade livre e virtuosa. Nenhuma injustiça é forte o suficiente para enfrentar a ira da consciência determinada pela justiça. Nós sabemos que as eleições foram roubadas e queremos justiça.
A força usada para a opressão é a violência, a força usada para defender os fracos é a justiça.
A quem, então, você pode apelar por justiça quando a própria fonte da justiça é a fonte da sua opressão?
Ao longo da história do nosso país, quando os cidadãos tiveram a oportunidade de opor-se decisivamente ao preconceito e despotismo do governo, muitas vezes, escolheram o silêncio. Eles escolheram a passividade e o estoicismo. A recusa em agir em meio à injustiça é em si um ato de injustiça. A indiferença à opressão perpetua a opressão.
Todos, devemos acender a tocha da justiça e liberdade. Onde está a tocha, você pergunta? Olhe para o espelho! Seja um escudo valente para resistir às atrocidades. Se não você, quem mais chamará esse dever de meu? A história não perdoa os ausentes e omissos, o ditador do momento faz uso deles para mais tarde eliminá-los. Todos sofrem em uma ditadura, todos são condenados a viver na miséria. Se você vive com medo de se levantar e insurgir contra aqueles que intencionam destruí-lo por completo, saiba que o medo pode ser vencido pela força da multidão. Quem protesta mostra ter consciência do que esta acontecendo.
Se você é justo, honesto, se você é humano, se você é consciencioso, por que deveria ter medo dos bárbaros – por que deveria ter medo das ameaças dos tiranos!
Na véspera da batalha, numa noite fria e sem vento, um sábio general se aproximou de um jovem soldado. “Amanhã”, disse o mestre, “você conhecerá o medo”. O jovem soldado, que ainda não havia experimentado a agonia da guerra, olhou para o general com olhos interrogativos. “Como conhecerei o medo se não sei como ele é? O general respondeu: Você conhecerá o medo, porque ele fala muito rápido, e fala muito alto, ele é intimidatório e arrogante, tem uma postura hostíl e a aparência de um Nosferatú – Pois, se é assim que o medo age, reconhecê-lo é fácil. Mas como o jovem soldado considerou o conselho do general, ele fez a pergunta que enfrentamos agora: “Uma vez que conheço o medo, como posso derrotá-lo?
Nos dias de hoje estamos mais uma vez às vésperas da batalha. Dessa forma, venho me fazer a mesma pergunta que o jovem soldado fez ao general tantos anos atrás: Como faço para derrotar o medo? A resposta do general: A única maneira de derrotar o medo é dizer-lhe “Não”. Não tomaremos atalhos no caminho da justiça. “Não” – não violaremos as regras que nos protegem dos nossos instintos mais básicos de liberdade. “Não” – não permitiremos que o desespero destrua a autoridade moral. Eu sou culpado de todas essas coisas. Alguns dizem que na vida não existem segundas chances. A experiência me diz que isso é verdade. Mas só podemos olhar para frente. Temos que ser portadores da tocha, lançando a luz para que possamos ver o nosso caminho para a paz e prosperidade duradoura em nosso país. Continuaremos lutando, pela liberdade do indivíduo. “Sim” – esse é o Brasil da Ordem e do Progresso que almejamos… “Sim” – esse é o nosso destino… “Sim”, é isso que somos… E quem sempre seremos, pessoas livres e virtuósas. Nosso único ego é demolir demônios e nosso único egoísmo é justificar a justiça.
Cada geração tem a sua desumanidade, por isso cada geração deve ter a sua revolução. Cada vez que uma crise chega à porta da humanidade, lembre-se: Você é o que está entre a humanidade e a injustiça – você é o que está entre a humanidade e a discriminação e as disparidades e as trapaças – você é o que está entre a humanidade e os ditadores ladrões de eleições.
Hoje, temos um Líder cuja eleição foi um ato de fraude e seus atos são injúrias repetidas. Temos um presidente impostor cujo caráter é marcado por ações que definem um Tirano, impróprio a ser ou permanecer como o líder de Pessoas Livres. O governo é instituido entre os homens, derivando seu poder do consentimento do povo e quando qualquer forma de governo se torna destrutiva aos seus fins, com um longo trem de abusos, usurpando a nação e causando um mal estar, gastando os recursos financeiros da nação em outros paises, insultando a inteligência do povo, cometendo atos de absoluto despotismo, também se torna um Direito Cívico e Dever Moral do povo alterar ou abolir esse governo e instituir um novo governo com sua fundação nos princípios de Liberdade, Segurança e Felicidade.
Cada geração tem a sua desumanidade, por isso cada geração deve ter a sua revolução.
Se voce esta sentindo frustração em ver seu pais sucumbindo as trevas do comunismo, sendo governado por ladrões que roubaram nossas eleições, voce não esta sozinho, pelo menos 50% da população se sente da mesma forma e desafia aqueles outros 50% que somente existem dentro das urnas eletrônicas fraudadas. Então você se pergunta: Se o sonho de ter um pais livre e decente, respeitandor da regra da lei e constituição, deve ser deixado esperando por você em sua sepultura ou se este pais deve ser de todos aqui e agora nesta terra?
Não deixe o herói em seu espírito morrer em uma frustração solitária, porque à vida que você merece e nunca conseguiu alcançar, o país que você deseja ter pode ser conquistado. Ele existe… ele é real… ele é possível… ele é seu… basta voce deixar seu estoicismo pra trás e lutar por suas convicções e anseios. Não deixe seu futuro se perder por ter sido roubado por criminosos de toga cometendo atos de absoluto despotismo dizendo que assim o fazem de acordo com a lei. Os juizes elitistas supremos, inocentam criminosos presos, perdoam dívidas monumentais de empresas envolvidas em corrupção, os togados de capa-preta coroaram um ladrão como líder geral da nação. E converteram o roubo da eleição em um instrumento revolucionário, com isso, estão mantendo o povo, subservientes a uma elite comunista, todos se dando bem, vivendo no luxo de mansões palaciais, tudo as nossas custas. Por muitas partes do território brasileiro, as meninas sorriem em meio à tristeza, as mulheres choram e a fome queima às vidas vazias daqueles que imploram para que alguém, qualquer pessoa, ouça a sua miséria. Esta é a situação que o regime petralha colocou nosso país.
O mal tem muitas caras, ele é ditatorial e perverso e você as conhece.
Só uma correção, a data é 25 de fevereiro, não 25 de janeiro.
Todos devem marcar presença. Faça chuva ou sol. A presença dos homens que prezam pela sua libertade é crucial para que o Brasil não caia nesta desgraça esquerdista.