Levantamento do Paraná Pesquisas indica a liderança isolada de Sebastião Melo na disputa em segundo turno pela Prefeitura de Porto Alegre. No material divulgado na manhã desta terça-feira, 15, o emedebista registra 56,8% das intenções de voto.
Prefeito e candidato à reeleição, Melo disputa a rodada final da eleição na capital gaúcha contra a deputada federal Maria do Rosário (PT). A petista, de acordo com o instituto, contabiliza o apoio de 33,6% dos entrevistados.
Na pesquisa, o bloco de nenhum/banco/nulo representou 5,9% do total do público consultado. Enquanto isso, 3,6% não souberam responder ou não quiseram participar do levantamento.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Melo chega ao segundo turno depois de quase ser reeleito no dia 6 de outubro. No primeiro turno, o prefeito recebeu mais de 345 mil votos, o equivalente a 49,72%.
Maria do Rosário, por sua, vez foi a escolha de 183 mil eleitores, o que representou 26,28% dos votos válidos. Situação que a fez ficar com a outra vaga na parte final da disputa pelo comando do Poder Executivo da capital do Rio Grande do Sul.
Em 2024, outros seis políticos se candidataram a prefeito de Porto Alegre: Juliana Brizola (PDT), Felipe Camozzato (Novo), Luciano do MLB (UP), Fabiana Sanguiné (PSTU), Carlos Alan (PRTB) e Cesar Pontes (PCO). Ele tiveram 19,69%, 3,83%, 0,21%, 0,17% 0,07% e 0,03%, respectivamente.
Dados da pesquisa em Porto Alegre
A fim de mapear as intenções de voto na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 740 eleitores em potencial na cidade. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 11 a 14 de outubro.
Leia mais:
De acordo com o instituto, a margem de erro do levamento é de 3,7 pontos porcentuais para mais ou para menos. Dessa forma, a empresa alega que o grau de confiança do material é de 95%.
O Paraná Pesquisa ainda informa que o levantamento conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O código RS-03163/2024 serve como protocolo de acompanhamento.
Leia também: “A eleição futura”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 238 da Revista Oeste
Tomara que seja verdade mesmo!
Apenas gaúcho sem cérebro pode votar em Maria do Rosário. Fora PT.
foi comentado por aqui que os eleitores da Juliana não votariam na Rosário… O pessoal da Oeste precisa conhecer melhor o gaúcho. Em Caxias do Sul, o PT ficou fora do segundo turno porque tinha o vice da chapa um ex-prefeito do PDT O diretório ficou rachado. O objetivo do PT no RS sempre foi acabar com o PDT do Brizola. E conseguiu.
Mas, os eleitores em grande maioria não topa com o PT. Agora, em Caxias, a perspectiva que os órgãos do PDT que seguiram o PSDB no primeiro turno vão virar a casada para o PL.
O povo gaúcho precisa extirpar o PT do estado. Chega!!