Ao todo, 72 políticos usam o sobrenome Bolsonaro nas eleições municipais de 2024. São 68 candidatos a vereador, dois a prefeito e dois a vice-prefeito.
Os números fazem parte de um levantamento realizado por Oeste em dados da Justiça Federal. Os candidatos que usam o nome Bolsonaro na urna nas eleições de 2024 estão espalhados em nove partidos.
A lista inclui duas legendas de esquerda. Uma delas é o Solidariedade, a outra é o Partido Socialista Brasileiro — de Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito junto com Luiz Inácio Lula da Silva.
Os políticos nas duas legendas de esquerda tentam se eleger ao cargo de vereador. No caso do PSB, eles disputam nos municípios paulistas de Iacanga e Roseira. Já os do Solidariedade, participam em Caratinga (MG) e Campina Grande (PB). Todos os quatro não têm o sobrenome do último ex-presidente no registro civil, apesar de decidirem usá-lo na urna.
Entre os candidatos que usam Bolsonaro na identificação que aparece na urna, apenas sete têm o sobrenome no registro civil. Um deles é irmão do último ex-presidente da República. Trata-se de Renato Bolsonaro, candidato a prefeito da cidade de Registro pelo PL.
Bolsonaro ao redor do Brasil nas eleições de 2024
Os políticos que usam o sobrenome do ex-presidente da República participam de disputas em todas as regiões do Brasil, mostram os dados oficiais. O grande destaque é o Sudeste, com 37 candidatos. Na segunda posição aparece o Nordeste (17), seguido de Norte (13), Sul (4) e Centro-Oeste.
Entre os Estados, São Paulo aparece com o maior número (17). No top 3 também estão Minas Gerais (10) e Rio de Janeiro (7). Apenas Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Rio Grande do Norte não têm candidatos que usam Bolsonaro na identificação da urna nas eleições de 2024.