O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes absolveu e mandou soltar Jeferson Figueiredo. A Justiça mantinha o morador de rua preso desde 8 de janeiro de 2023 por suposto envolvimento nas manifestações na Praça dos Três Poderes.
Alexandre de Moraes admitiu que não havia provas suficientes de que Figueiredo estava no local com a intenção de agir contra o Estado Democrático de Direito. “Não há provas de que o denunciado tenha integrado a associação criminosa, seja se amotinando no acampamento erguido nas imediações do QG do Exército, seja de outro modo, contribuindo para a incitação dos crimes e arregimentação de pessoas”.
Morador de rua só queria comida, diz advogado
O ministro decretou a prisão preventiva em 9 de janeiro de 2023, quando Jeferson se encontrava em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. Ele estava acampado no local desde o dia 6. Dias depois, o morador de rua obteve o direito de responder o inquérito em liberdade condicional. Ele, no entanto, segundo o STF, descumpriu medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica. Por esse motivo, retornou à prisão em dezembro do mesmo ano.
A defesa de Figueiredo argumentou principalmente que o acusado é morador de rua e andarilho. Acrescentou que o rapaz esteve no acampamento, no Quartel General do Exército, para um único objetivo: alimentar-se. O advogado explicou que Figueiredo soube da oferta de abrigo e comida gratuitos.
No interrogatório policial, o réu também afirmou que foi “apenas pegar comida, pois reside na rua”. Depois de preso preventivamente, a Procuradoria-Geral da República o acusou principalmente de praticar crimes de incitação ao crime, associação criminosa e concurso material de crimes. Neste caso, refere-se a uma situação em que uma pessoa comete dois ou mais crimes distintos, por meio de mais de uma ação.
A denúncia considerava ainda a existência de “absoluta consciência e vontade” de aderir ao grupo de acampados e teria “incitado as Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais”.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
CADÊ OS 6 GIGABYTES das conversas golpistas e de fraude eleitoral entre TAGLIAFERRO e o XANDÂO????
PERDEU A CORAGEM VERDEVALDO?? FOI COMPRADA FOICE DE SP???
GREENWALD ,,,PUBLICA NO JORNALECO INTERCEPT;;;SEU COVARDFE!!
Precisou de 2 anos pra isso? #vergonha
A injustiça e crime do ministro Moraes não foram reparados já que os manés presos de forma imoral, ilegal e criminosa que já morrem no calabouço da Papuda não tem foro privilegiado e assim todos deveriam ser processados em juizado de primeira instância … num imoral “inquérito do fim do mundo” o ditador perpétuo do galinheiro cujo galo rei senil e criminoso “descondenado” como um zumbi idiotizado divide o poder num triunvirato medieval à moda romana que esquecem seu Senado tão ridículo quanto o nosso ungia o ditador mais forte como ditador perpétuo e até deus dos manés romanos que vá ver reencarnaram aqui eternizados na covardia, ignorância e submissão … mas NENHUMA DITADURA é para sempre esta gente cairá nada muda isto.
A ditadura tupi vai mandar um capacho à posse do ditador assassino porque Maduro ameaçou dizer ao mundo como as urnas indevassáveis de Tupilândia dos Manés foi fraudada para ditadores criminosos de tudo capazes se eternizarem no poder, de nada vai adiantar pois Trump já avisou que fará isto nas suas primeiras providências o que mostra que os EUA qualquer que seja o governo controla o que se passa em seus currais … entretanto é o povo brasileiro que pela força da lei mesmo sendo legítima a lei da força para tirar a nação da semi escravidão secular e deveria resolver seus problemas mas três pôdres poderes acolitados achacam e massacram a nação Mané com cabrestos curtos e apetite voraz de ladrão … aguardemos !!!
Provou que prendeu o rapaz por mais de uma de forma injusta. Cabe indenização do Estado.
Triste escolha a desse mendigo: ter comida e um teto todos os dias dentro da cadeia, mas ficar preso por 17 anos! Ou ter sua liberdade de volta mas ter que lutar por um prato de comida e um lugar para se abrigar todos os dias!
O cidadão de bem foi preso por 2 anos por um juiz. Este juiz, levou dois anos (!) para descobrir que o presidiário era totalmente inocente. Este juiz não deveria ser preso por dois anos pelo erro irreparável que cometeu ?
Não há nada mais triste do que ver nossa liberdade se esvaindo progressivamente por conta de marginais que assumiram postos chaves na coisa pública com incentivo de outros marginais, da mídia venal, dos artistas e da academia, bem como com apoio incondicional e absolutamente necessário dos traidores das FA.
Os criminosos no poder, do STF, criaram o crime perpétuo por estar em vídeo – o que seriam de todos os outros por se encontrarem registrado em jornais, em revistas -, puxaram também, alucinadamente para dentro do STF, tudo às suas conveniências que ocorre fora dele, mas se encontra circulando em mídias. São marginais de baixíssima moralidade, porém fortemente defendidos e suportados pelos covardes e traidores das FA.
Pobre Brasil!
Essa prisão arbitrária de um pobre coitado consegue superar as hediondas atrocidades de stalin, nazismo, hamas, etc.
Nossa primeiro caso de um a pessoa presa e depois inocentada no Brasil……acontece tipo…..toda hora
Espero que esse cidadão seja INDENIZADO!
Difícil saber quem é mais insano o PGR ou o ministro Moraes?
É surreal o que vivemos no país, manter uma pessoa presa por todo esse tempo e depois soltá-la por falta de provas.
Tinha que ser indenizado, porém os recursos deveriam sair do bolso dos tiranos que o mantiveram preso.