Apaixonada por História desde pequena, a jovem Julia de Castro, de 20 anos, ficou muito feliz ao descobrir que havia sido aprovada no vestibular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em 2019, para iniciar o curso no ano seguinte. Nos primeiros meses, Julia percebeu que o sonho virara pesadelo. Os professores usavam a sala de aula para fazer propaganda político-partidária contra o presidente Jair Bolsonaro e distorciam fatos sobre o passado, além de discorrer acerca de um futuro utópico socialista. “Foram momentos bem angustiantes”, disse a jovem, em entrevista a Oeste.
Durante dois anos, Julia calou-se, para conseguir “sobreviver”. “Fiquei na espiral do silêncio”, resumiu ela, em alusão à teoria segundo a qual indivíduos omitem as próprias opiniões, quando conflitantes com o pensamento da maioria ao seu redor, por causa do medo do isolamento e da zombaria. As coisas pioraram no início de outubro deste ano, depois de ela ter sido descoberta de direita e eleitora do presidente Jair Bolsonaro. A estudante passou a ser perseguida, hostilizada e até ameaçada por colegas, sob o olhar complacente dos professores. A Revista Oeste conversou com Julia.
A seguir, os principais trechos da entrevista.
Como se iniciou a perseguição contra você na universidade?
Um site de fofocas da faculdade, cujos autores são anônimos, publicou posts das minhas redes sociais em que eu apoiava o governo, sob a “manchete”: “Como essa ‘Julia Bolsonara’ pode estudar na Unirio e apoiar esse homem?”. Todos os alunos, praticamente, seguem esse “jornal”, e iniciaram uma “cruzada” para descobrir quem era a tal Julia. Um colega de uma amiga minha, que não estuda na Unirio, mas sabe quem sou, porque sempre me odiou, em virtude de meu posicionamento político, lê o blog e marcou o meu perfil nele com a mensagem “os seus dias estão contados”. Assim, a minha turma inteira ficou sabendo. Como não sigo esse site, fui informada por meio do meu noivo, que recebeu de um colega dele, ex-aluno da Unirio. Enquanto isso, meu Twitter ficou lotado de ameaçadas de morte e de agressão física. O sentimento que tive em meio àquilo tudo foi de desespero. Chorei compulsivamente naquele dia. A cada segundo, havia uma nova ameaça. Descobriram o número do meu celular, os colegas de classe tiraram-se do grupo da sala e passei a ser alvo de ataques no WhatsApp. Minha família foi meu único refúgio.
O que você fez na sequência?
Consultei uma amiga da família, que é advogada, para processar todos os que me ameaçaram. Ela recomendou que eu expusesse a situação nas redes sociais. O que fizeram foi um crime, e minha segurança estava comprometida dali em diante. Embora reticente no início, acabei cedendo às pressões da minha mãe para obedecer à advogada. Confesso que fiquei impressionada com a repercussão. Recebi muito apoio. Com medo da polêmica, os agressores fecharam as suas redes sociais e se esconderam. Na sequência, acionei uma delegacia, e os policiais me ajudaram a recuperar as mensagens com ameaças.
A direção e os professores saíram em sua defesa?
Foram totalmente omissos. Querem que a situação se abafe.
Como está a sua vida acadêmica agora?
Extremamente difícil. Ao retornar à sala de aula, depois do que ocorreu, senti-me uma estranha, com todos aqueles olhares de reprovação voltados para mim. Fui acompanhada do meu noivo, da minha mãe e de um segurança. Durante o intervalo, duas meninas de esquerda vieram até mim. Ambas disseram: “As pessoas não te odeiam por você ser de direita, que já é algo ruim, mas por você votar no Bolsonaro”. Eu respondi que não queria debater, porque não me sentia em um ambiente seguro. Repentinamente, uma menina vestindo uma camiseta com o rosto de Lula entra na sala e grita para as duas se afastarem de mim. “Pessoas na Unirio estão sendo perseguidas por gente de extrema direita”, disse a aluna. Como se eu não estivesse sendo alvo disso. Evitei entrar em discussão, ao perceber que a estudante queria um embate, como se eu fosse Bolsonaro e ela, Lula. A moça sentiu-se mais “militante” por ver uma oposição.
E seu dia a dia na Unirio, como era?
Eu vivia na espiral do silêncio. Durante muito tempo, fiz trabalhos esdrúxulos que deixaram meus familiares e amigos de cabelo em pé. Minha mãe chegou a dizer que eu parecia uma comunista. Tirava sempre notas altas, por rezar na cartilha da esquerda, mesmo tendo consciência de que era uma conservadora, de direita e eleitora de Bolsonaro. Apesar de não ter amigos na classe, não era perseguida, e isso era bom, porque eu levava uma vida acadêmica confortável. A cada dia, contudo, eu entrava em conflito comigo mesma. Era uma briga interna violenta. Não aguentava mais tanta doutrinação em sala e continuar daquele jeito. Para ter ideia, no primeiro dia de aula, em 2020, o professor disse que Bolsonaro estava sendo julgado pelo Tribunal de Haia por ser um genocida. Não dava mais. Aí, essa descoberta veio à tona, e o mundo desabou.
Essa perseguição também ocorria no ensino médio?
Não. Havia doutrinação em sala, mesmo sendo um colégio particular, entretanto, de uma forma mais velada, que se intensificou em 2018, com a vitória de Bolsonaro, mesmo assim, longe de ser o que passei agora. Aos poucos, fui revelando o que pensava. A sorte é que eu já havia feito amigos, que me disseram: “Discordamos de você, mas agora é tarde para te odiar”. Durante a minha passagem pelo colégio, fiz uma escolha: ou os meus amigos de classe média alta, que bajulavam os professores porque queriam ser intelectuais, ou a minha família. É claro que optei pela segunda opção. E está tudo bem.
Leia também: “A lavagem cerebral nas universidades”, reportagem publicada na Edição 108 da Revista Oeste
Em algumas engenharias utilizam-se bancadas como plataformas de experimentação e de viabilização dos projetos. Nas ciências sociais, evidentemente, não seria ético conduzir experiências sociais ideológicas, mas, infelizmente e desastrosamente, elas estão aí a um clique de distância dos estudantes e professores esquerdistas, mais especificamente, no noticiário internacional. A América Latina não dispõe de nenhum exemplo de país próspero bem sucedido e nem a tão louvada China, com suas históricas milhões de mortes de Mao e perseguições de natureza religiosa, servem de exemplo. Afinal, o PCC, que tem apenas 6,8% população afiliada ao partido, acha-se no direito de privar as liberdades dos 93,2% restantes, para citar o mínimo. Partindo do pressuposto de que os esquerdistas, ao aceitarem a minha sugestão de clicarem na internet, venham a enfrentar dificuldades na interpretação dessas coisas complicadas como dados, números e gráficos que traduzam as realidades atuais dos países que ainda patinam na cartilha marxista, sugiro que subam na bancada, ou seja, façam experimentos imersivos consigo próprios nos regimes que admiram. Garanto que, pelo menos, a experiência estimulará duas áreas cognitivas essenciais de seus cérebros: a ATENÇÃO – pelo instinto de sobrevivência – e a MEMÓRIA – pelo impacto inesquecível da violência tirânica.
Que Deus acompanhe vc Julia nessa caminhada! Estamos com vc!
Quem tem a família como base e Jesus no coração nada tem a temer. Força Júlia !
Meus comentários, minhas regras.
O hipócrita aqui é você, que se acha super protetor de minorias, mas não consegue respeitar uma simples opinião de outras pessoas.
Me desculpe se a minha honra vida de Jesus lhe ofende, mas ninguém te elegeu chefe do setor de comentários, então faça um favor para a todos nós e faça seu comentário sem ofender ninguém, pós isso é hipócrita de sua parte.
Está falando Jesus no seu coração, reflita sobre suas atitudes, se coloque no lugar dessa menina que foi violentada psicologicamente na faculdade porque decidiu votar em um dos dois candidatos.
O grande vencedor é aquele que vence a si próprio.
Como aluno de uma universidade pública, entendo totalmente o q ela passa. Alguns quarteirões antes da instituição, paro o carro e tiro a bandeirinha do carro para não ter meu carro depredado. Quando entro, uma semana antes das eleições, havia adesivos de propaganda do Bandido e do Maldade colados em tudo que era poste. Pq o TSE não proibiu o uso de uma instituição pública para essa finalidade? Lógico q sabemos a resposta. Ah ! As forças armadas ? Essa está corrompida também.
Julia, são pessoas como você que nos motivam a acordar cedo e ir trabalhar todos os dias para gerar valor para a nossa sociedade.
As falas dessa moça nos mostram o porquê dos comunistas odiarem tanto a família, pois ela foi salva da espiral do silêncio pelos fortes valores familiares que carregava.
Por isso querem sexualização precoce distorcida na escola, por isso querem dividir o povo, por isso querem destruí o amor das pessoas a Deus, para poderem ameçar estudantes em universidades, e impor a força a nefasta ideologia comunista .
Os comentários deste artigo já nos mostram o que virá: com a posse dauqela determinada pessoa sobre a qual estamos ‘democraticamente’ proibidos de mencionar se não for só para enaltecer as prodigiosas qualidades reconhecidamente santas, todos os militantes esquerdistas/psicopatas/criminosos e corruptos avançarão com todo o seu ódio, desrespeito, insanidade e covardia para cima das pessoas que se dizem Conservadoras, Patriotas ou de ‘Direita’ (aquelas mesmas pessoas chamadas pelo consórcio e você sabe quem de ‘extrema direita’/ ‘criminosos’). Quando houver o primeiro ato descaradamente violento e covarde resultando na morte de uma pessoa inocente que simplesmente quis ter respeitada (equivocadamente conforme a uma certa Constituição) a sua posição de não-esquerdista, dirão que foi ‘defesa mediante grave ameaça antidemocrática’ e nada vai acontecer. A partir do segundo assassinato ocorrido por este já citado puro ódio/terrorismo/covardia/psicopatia/totalitarismo sangrento, dirão simplesmente que estão defendendo a tão citada ‘Democracia’ com a plena benção de algumas ‘excelências’… E não terá mais fim.
Julia, se candidate na eleições de 2024 no RJ. Vamos te eleger também.
A melhor resposta que damos para esses sociopatas é eleger todos os nossos representantes.
Interessante notar que o contrário nunca se viu. As pessoas de esquerda jamais foram perseguidas pela direita, que só combateu os terroristas disfarçados de militantes.
A violência estatal sempre foi da esquerda para a direita, assim como nós países comunistas.
Só as pessoas muito alienadas é que enxergam violencia da direita. Só enxergam o que foi ensinado a enxergar, vivem acorrentadas na alegoria da caverna, e não adianta dizer a elas que o mundo é mais livre lá fora, junto com a onda verde e amarela. São um caso perdido.
É bem fácil ficar espumando, mentindo e xingando sob a proteção do anonimato, né?
Prezado cretino petista que está batendo ponto na seção se comentários: por quê não vai praticar mais vassalagem ao seu corrupto de estimação ao invés de encher o saco falando asneiras sem qualquer fundamento, como todos da sua laia? Vocês são tão democráticos que só vivem do ódio, do “nós contra eles” e do jogo sujo para impor a ditadura que tanto sonham.
Mais um exemplo da galerinha do amor e da união. Sob o guarda chuva do anonimato é fácil ser machão e falar tantas asneiras, afinal como todo esquerdista, és um covarde ignorante por natureza.
As Universidades estão cheias de esquerdopatas raivosos.
A propósito, para além do “escola sem partido/ideologia”, o professor, de plateia cativa, e com o poder concreto das avaliações (coação fática), ao agir, amiúde, de forma desequilibrada e destemperada, além de propagandista e panfletária, não comete abuso do poder didático pedagógico??!! Além disso, trata-se, antes de professor, de um servidor público federal, cujas regras deontológicas estão fixadas pela Lei 8.112/1990, e continua, em detrimento do respectivo art. 117, podendo: ” V – promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição”; “VII – coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político” ou ” IX – valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;”. Sério isso mesmo, “pogreçistas” e “insentoins” ??!!
A universidade pública deste país é um lixo a diplomar idiotas para serem o futuro deste país já um pardieiro … triste.
Repetição de achismos e narrativas. Detalhe: sou formado na mais antiga instituição de ensino federal do país. Ainda bem que a ideologia maluca não contamina a todos. Vc tem jeito! Acredite em si mesmo!
Primeiro passo seria trocar toda cúpula das escolas, desde Reitoria, até os professores que são doutrinados por essa esquerda maldita, sendo que daqui em diante, vai piorar, parabéns Julia por sua postura, cada lado deve ser respeitado, mas, parece que só a esquerdalha não vê isso. Deus nos ajude….
Um descalabro, temos que limpar as universidades desse esquerdopatas que não sai professores e sim militantes. Os alunos deveriam gravar as aulas e denunciá-los nas redes sociais para que sejam desacreditados e desmoralizados. Como o desgoverno eleito do PTralahas vai aparelhar mais o ensino não podemos esperar nada melhor. Infelizmente.
Minha esposa trabalha em escola privada e existe sim uma pressão velada de professores, principalmente de ensino médio, a favor dentistas da esquerda. Alguns até de forma radical. Minha filha estudou em universidade pública e o ambiente foi até mais direto, inclusive na formatura om mensagens absurdas de esquerda e contra as pautas conservadoras. Quem possui uma ideologia pautada na família, conservadora , liberal na economia e contra a estatização, contra ideologia de gênero, invasões de terras, etc deve ser contra esta doutrinação nas escolas e faculdades
Muitos comunistas aqui. Coisa esquisita.
E vc, sabichão, o que andas “lendo” ???!!!
Pois é. Os “agentes” do novo regime (lembra-te dos “blogueiros progressistas”?) já estão atuando de modo antecipado… Q beleza!!! Nada que ver com “milícia digital” e ataques coordenados… “Bisulutamente nada”…
O “comunismo”, e podes chamar do que quer que seja, é mutante no tempo e no espaço. Hoje, a propósito, tem novas pautas. Normalmente são fofas, e amplamente disseminadas em valores voluntariosos da sociedade, pois estão na mídia, na cultura, no “inconsciente coletivo”, mas que são aríetes de algumas pautas históricas. Esse seu papo melífluo não cola… Não importa o nome da “coisa”, mas a natureza, quase imutável, dessa “coisa”.
UNIVERSIDADE FEDERAL É FÁBRICA DE RETARDADOS BWNDEROS
O mundo inteiro ficou sabendo das roubalheiras do Lula . Envergonhou a nação ! Até hoje tem países oferecendo recompensa por informações e o associando às FARCS . No Brasil , ainda o associam nas delações , ao PCC . Foi julgado e condenado em 3 instâncias . Foi preso por esses crimes. Solto pelos comparsas do STF ! Isto foi amplamente divulgado mundo à fora , por anos. Claro que tem os petistas humildes e sem acesso à informação, mas , quanto aos mais esclarecidos …..é difícil , é complicado……Como vou poder negociar com estes petistas ?
Como confiar comercialmente neles ? Como dar um cargo de confiança pra um petista que , conhecendo o histórico de bandido do Lula, ainda assim votou no cara ? Hoje é fácil saber a ideologia da pessoa, pela suas redes sociais.
É complicado………
Se em colégios particulares, meus dois filhos de 17 e 13 narram pressões e tratamentos discriminatórios por se posicionarem pró Bolsonaro, imagino o que passam alunos de universidades federais e estaduais cheias de militância… Deve ser horroroso!
Comuna
Marxismo cultural! Infelizmente, está guerra eles ganharam. Temos que preparar profissionais de direita e trabalhar na formação da “classe falante”.
MILITANTES ADESTRADOS NÃO TÊM CARÁTER, NÃO TÊM PÁTRIA, NÃO TÊM RELIGIÃO, E NEM AMOR À FAMÍLIA.
Celso daniel
toninho do PT e Andinho….kkkkkk moh mamador esse sérignho boquinha de veluldo da frei caneca
Força, Julia!
Fez muito bem ao enquadrar os esquerdopatas, eles são caso de polícia mesmo. Você é livre para manifestar seu pensamento, os militantes amam a mentira e, por isso, combatem com ferocidade a simples presença de quem não acredita na farsa.
Rapaz, vc está disseminando um poço de chavões e narrativas midiáticas pueris… Armas sozinhas não matam… O que me preocupa são as armas ilegais de bandidos, e não as legais. Foz do Iguaçu nada teve que ver… Era rixa pessoal. No fundo, no limite, tudo é escolha pessoal. Não gosta de armas, não compre armas. É chato ser bedel da mídia fake, sem factcheck, tipo estadaum, foia, grobo, e por aí vai… Não lhe culpo: és um prisioneiro… Desejo-lhe saúde, liberdade e reflexão!!!!!
“Professores doutrinando alunos”.
Me desculpem, mas quem se deixa ser “doutrinado” por cabeças de bagres, não passa de cérebro de ameba. Assim, esses que perseguiram ou perseguem a Júlia, não passa de AMEBAS DA PIOR ESPÉCIE.
Não conseguem pensar por si próprios. LASTIMÁVEL!!
A minha área de atuação profissional é dominada por 99,99% de esquerdopatas, que acreditam em “igualdade”, “diversidade”, “representatividade” e, o pior de todos, “coletivismo”. Tive aulas com dois ou três professores esquerdopatas, tanto no Ensino Médio como no cursinho, felizmente a mim não conseguiram me “doutrinar”: tive bons pais em casa, que me ensinaram valores e conceitos corretos. Quanto a Júlia, estimo a ela força, coragem e resiliência, não podemos NUNCA baixar a cabeça para os esquerdopatas! Nunca!
LAMENTAVELMENTE JÚLIA, ESPERO ESTAR ABSOLUTAMENTE ENGANADA, MAS HÁ QUE SE CONFORMAR! ALIÁS, JÁ HOUVE QUEM DISSE, COM MUITA PROPRIEDADE,
QUE OS IMBECIS DOMINARÃO O MUNDO, NÃO POR SEREM MAIS INTELIGENTES,
MAS POR SEREM MAIORIA!
É simplesmente espantoso como as pessoas se resignam com a mentira, com a trapaça e, de cima de seus pedestais “éticos”, brilhoso de isentões, ACOVARDAM-SE e deixam passar o furto, o roubo a trapaça.
Não falam uma virgula dos bandidos do MST, MSTU, et caterva.
Quando falam é de modo envergonhado, quase pedindo desculpas por pensarem de forma honesta e coerente.
MAS DOS CAMINHONEIROS vociferam.
ELES ESTÃO LUTANDO, INDIGNADOS POR VOCÊS SEUS TOLOS!
Lembrem-se disso quando tiverem de olhar para seus filhos e idosos com fome e necessidades não atendidas quando isso virá uma Venezuela.
Ou vocês ACHAM MESMO que de uma eleição para outra subiu em 11 milhões os votos NULOS/Brancos/abstenções.
A MÁGICA DAS URNAS ELETRÔNICAS É EXATAMENTE ESSA.
ACORDEM!
O algoritmo das urnas ou do programa de totalização podem executar/fazer:
1- Podem tirar voto de um candidato e dar para o outro (rouba-se 2 vezes)
2- Podem tirar votos do candidato favorito e jogar/colocar para os Brancos/Nulos/Abstenções neutralizando seus eleitores (tudo leva a crer que foi isso nessa eleição 2022)
3-Podem tirar votos que ERAM Brancos/Nulos/Abstenções e DAR para o candidato preferido do stf/tse (ocorreu em Dilma contra Aécio)
4- Podem usar uma mescla desses 3 itens acima aliados à compra de votos que SEMPRE OCORRE quando se tem ônibus levando eleitores pra votar.
EU PARTICULARMENTE tenho certeza ABSOLUTA que foi empregado o item 4.
31 milhões de Abstenções/Nulo e Brancos num histórico de amostragem de 20 milhões É MUITO ESTRANHO.
Bem como o Horror que sentiram quando a PRF começou a parar ônibus em busca de sacos de dinheiro que desnudariam a compra de votos.
FRAUDE GOLPE FRAUDE GOLPE ROUBARAM AS ELEIÇÕES
Nossa FORÇAS armadas tem medo da reação dos USA e Europeus…COVARDES
E NÃO DEIXAM RASTROS…
Se fossem CÉDULAS imaginem a Visão de 3 MONTES de papel Bozo, LulaLadrão e Nulos/brancos/abst????
IMAGINARAM??!!
O monte abstenções iria chamar muito a atenção….era só REcontar esse monte….e PINBA! Vc pegaria a fraude ou não.
FÁCIL NÉ! Não é complicado…é o bandido não querendo que vc reviste o carro dele.
Desde há muito as escolas foram transformadas em madrassas talibãs.
LÁ VEM o eterno “CANTO DA SEREIA….”
“É PARA A POPULAÇÃO”
“É UMA EMERGÊNCIA”
só mostram os tópicos bonitinhos, limpinhos, empáticos, remédios, 600 reais, merenda, etc
MAS TRAZ NAS ENTRELINHAS….escondidinhos e POUCO DIVULGADO PELA VELHA IMPRENSA GOLPISTA (estadão, folha de sp, veja, globoLIXO, valor economico, etc)
1- IMPOSTO/CPMF via PIX…SIM! VÃO TAXAR O PIX em cada movimentação.
2- Imposto sobre Grandes fortunas. Inclusive propriedades/bens entrarão nesse somatório viu. Passou do valor de 1 milhão de BENS…VAI PAGAR IMPOSTO.
3- Vai elevar em 11 ministérios…ou seja….200 milhões de reais de gastos A MAIS por ano. PT vai ganhar “rachadinha” de 20% de cada salários de seus indicados (cadê o TCU e o MPF, PRG e o golpistas stf/tse???? CADÊ?!!)
E VEM MAIS ATOS GOLPISTAS POR AI VIU….NÃO VÃO PARAR NISSO!
POR FAVOR!
NÃO ACREDITEM EM NENHUMA “CARTA AO POVO BRASILEIRO” que logo, logo vão lançar para tentar acalmar os ânimos….
É SÓ PARA DESARMAR a nossa ira com a fraude eleitoral!!
As propostas de conteúdo revolucionário golpista virão em 2024, após juntarem dinheiro para COMPRAR O DITO NOVO “CONGRESSO CONSERVADOR” com dinheiro da corrupção e do estrangeiro.
SÃO ELAS:
1- Aparelhamento das forças armadas através da formação das escolas militares,
2- Instituição da Guarda Revolucionário com algum outro “nomezinho bonitinho” que vão arrumar e equipa-la com o que há de melhor em armamentos, para massacrar o povo,
3- Indicar o Diretor da PF (GESTAPO/STASI) coisa que o Bozo não pode indicar. Será a guarda pretóriana dos canalhas,
4- Utilizar o stf/tse, CNJ, CNMP, STJ para perseguição dos políticos conservadores e impedi-los de fazer oposição,
ESSAS SÃO OS PRINCIPAIS….
ACORDEM E FUJAM do Brasil caso qualquer uma dessas 4 acimas descritas…forem implantadas).
OU REAJAM ANTES!
CHEGA DE SEREM CIVILIZADOS, POIS ELES NÃO SERÃO CIVILIZADOS COM VCS QUANDO ATINGIREM SEUS OBJETIVOS.
Não vou levar meus filhos para a manifestações, pois é perigoso…
LEVEM SIM!!
TEM DE LEVAR….NÃO INTERESSA SE DE 2-10-15 ANOS
Ou a vida de todos nós será desgraçadamente um LIXO…inclusive dessas crianças…
O MUNDO TEM DE VER O QUÊ FIZERAM AO SABOTAR O BOLSONARO para colocar esses BANDIDOS NO PODER.
São responsáveis por isso e NÃO PODEMOS DEIXA-LOS SE SAFAREM DESSA SACANAGEM que promoveram.