O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que solicitou à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) uma investigação sobre as causas do apagão nacional que atingiu 25 Estados e o Distrito Federal na terça-feira 15.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também devem fazer uma apuração sobre o incidente, iniciado às 8h31. O apagão só não afetou o Estado de Roraima, que não é interligado ao sistema nacional de distribuição de energia.
“Por se tratar de um setor altamente sensível, além de determinar as apurações devidas e internas pelo ONS, Aneel e nossas vinculadas, estou oficiando ao Ministério da Justiça, para que seja encaminhada à Polícia Federal um pedido de instauração de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu”, disse Silveira, em entrevista coletiva.
+ Janja liga privatização da Eletrobras a apagão. O que ela sabe a respeito?
Além disso, a Abin deverá atuar na investigação. “Vamos encaminhar tanto à PF quanto para a Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos [ações intencionais] nesse ocorrido de hoje”, acrescentou o ministro. Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que Silveira “determinou a rigorosa apuração das causas do incidente”.
À tarde, tanto o ONS quanto o MME informaram que o sistema foi completamente restabelecido às 14h49. “A normalização das cargas da Região Sul foi concluída às 9h05min e nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, às 9h33min. O SIN foi 100% recomposto às 14h49min. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, afirmou o ONS, em nota.
As causas do apagão
Silveira afirmou que a causa do apagão foi uma sobrecarga no Ceará e “outro evento” ainda não identificado pelas autoridades. “Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não foi detectado pelo ONS”, disse.
O ONS disse que identificou uma ocorrência às 8h31 da terça-feira 15, que desconectou os sistemas do Norte e do Nordeste das regiões Sul e Sudeste. Em razão do incidente, o órgão decidiu fazer uma “ação controlada”, ou seja, desativar o sistema para evitar que o problema na rede se espalhasse.
+ Apagão no Sul e no Sudeste foi planejado, informa operador
“Houve pelo menos 16 mil megawatts de interrupção de energia”, afirmou o ONS. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.”
De acordo com relatos provenientes de várias cidades do país, o apagão de terça-feira causou problemas como:
- desligamento em linhas de metrô e sistema de semáforos;
- interrupção no fornecimento de água de algumas cidades; e
- até mesmo interrupção de serviços em escolas e hospitais.
Último apagão nacional foi em 2014 e o maior, em 2009
O último apagão nacional registrado no Brasil ocorreu em 2014, quando um curto-circuito em uma linha de transmissão deixou ao menos 11 Estados do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste sem energia. A causa foi uma “perturbação no Sistema Interligado Nacional” entre o município de Colinas (TO) e a região de Serra da Mesa (GO). Na ocasião, o Dilma Rousseff era a presidente da República.
+ Apagão deixa cidades de 24 Estados sem energia elétrica
O maior apagão, no entanto, ocorreu em 2009: 18 Estados e algumas cidades do Paraguai foram afetados. Quase 60 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica por seis horas. No caso, Lula estava em seu segundo mandato como presidente do Brasil.
Dessa vez, o motivo foi um curto-circuito, que, provocado possivelmente por um raio, desligou três linhas de distribuição da energia produzida na Usina de Itaipu para as principais regiões do país.
A GestaPF do monte de banha não vai encontrar nada.
É bem provável que tenha a mão da esquerda nisso.
O Ministro falou, falou e não disse nada.
Está mais perdido do que cego em tiroteio.
Estamos fazendo curso para atingir os admiraveis indices de falta de energia de nosso vizinho do Norte onde o ditador Nicolas Maduro a mais de 10 anos segue dizendo que sao sabotadores os responsaveis pelos apagoes. Considerando que o notavel descondenado que temos no planalto disse que iremos importar energia da Venezuela acredito que estamos proximos de um periodo de trevas, com gasolina mais cara e sem luz, picanha e cerveja. Fazendo o L.
Logo esse regime de petralhas estará colocando a culpa do apagão no Bolsonaro e o TCU ou o Moraes aplicando mais uma multa.
Muito do caos que vivemos, é proposital. O regime quer manter-nos preocupados com os crimes e violência que arrasam o pais e enfrentamos diariamente, dessa forma tiramos o foco das ações tirânicas que praticam.
Tenho as minhas dúvidas se o Apagão teria começado somente às 8:31 pois quando abri a a umas 7:30 senti que ela não estava devidamente refirgerada durante a noite,
Perda de tempo deveriam investigar apagão na gestão pública na produção das empresas que nunca esteve tão baixo com montadoras paralisadas, industrias do vidro, químicos e outras em compasso de espera e nunca se produziu tanta energia como agora, hidrelétricas com reservatórios cheios , eólicas e não tem consumo. Simples assim.
Agora tudo é caso para a polícia Federal?!
Já sei – vão “pescar” uma culpa de Bolsonaro…”
Logo quando iniciou o Apagão, até as linhas telefônicas não funcionavam nem a internet por 4G. Tanto é que não conseguíamos nem efetuar ligação telefônica gratuita para agência de fornecimento energéitico local para informarmos a falta de energia. O fornecimento de água também parou, só retornando na área em que eu moro, no início da noite. Durante a ocorrência, muitas lojas fecharam ou funcionavam com as portas semi-abertas por medo de assalto ou saques já que até ligar para polícia estava difícil.( Ouvi pela rádio que estava dificil chamar ambulâncias tmb e que os motoristas por App não estavam conseguindo trabalhar) As escolas mandaram os alunos matutinos logo para a casa e as praças dos bairros estavam cheios de estudantes adolescentes de escolas públicas fazendo algazarras, uma cena que contrastava a preocupação do restante da população. Os semáforos dos bairros desligados e muitos relatos de acidentes pela rádio. Só podendo obter informações pela rádio, um único meio de informação nestas horas do blecaute, porque meu celular estava carregado mas me dando uma aflição por medo de que descarregasse. Senti a necessidade de ter uma rádio à pilha, a modo antigo e uns estoques de pilha. Sei que é uma recomendação que os países como Japão que vira e mexe é atingido por desastres naturais, fazem. E uma estação de rádio pela Oeste, que poderia ter nos informado com bastante honestidade nessas horas de crise. Pois quase todas as rádios no meio da situação toda, ainda falavam de jóias, racismo, pets…coisas infúteis para a situação que vivemos na manhã de ontem.
…Teremos problemas.
Chamem a Janja para investigar esse apagão misterioso.
Esses incompetentes foram incapazes de investigar o que aconteceria no dia 08/01, apesar dos insistentes avisos, vão investigar apagão no raio que os parta? No final, vão responsabilizar o governo Bolsonaro pelo apagão, para isso temos a Janja e a Gleisi Hoffmann para fazer esse serviço porco.
Querem um argumento que não seja a incompetência desse desgoverno????
Esse desgoverno quer identificar o quê? Terrorismo? 🤣🤣🤣🤣🤣
Apagão de 2009: botaram a culpa em um raio! Foi a desculpa! Mas não havia tempestades!!!! Foi o pior? 😂😂😂😂😂 quem estava no poder?
Se a divisão gestapo da PF entrar na investigação chegara a conclusão que o apagão foi ocasionado pelo Cid Mauro usando uma escova de dente elétrica no presidio sob ordem do Bolsonaro e precisarão de quebra de sigilos de todos os ex ministros do Bolsonaro e dentro do inquérito das milicias digitais
Ótima! 😂😂😂😂😂👏👏 👏👏👏
Essa gente manipula até! Aff! Pior é q existem alienados q acreditam!!!
Até agora não vi nada sobre as torres de transmissão derrubadas pelo MST! Nem sei se é verdade! Pode ser!