Manifestações estão programadas para ocorrer hoje
Estão marcadas para ocorrer neste domingo, 7, manifestações contra e a favor do governo Jair Bolsonaro em várias cidades do Brasil. Até o momento, há registros de atos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Os apoiadores do presidente da República se concentraram na área do Museu da República por volta das 10h30. Parcela desse grupo desceu até a Avenida das Bandeiras e seguiu por outros locais.
Defronte ao Ministério da Economia, onde estava uma tenda pró-governo, um homem vestido de preto foi detido pela política porque estava portando álcool e arma de fogo.
Leia também: A esquerda não conseguiu juntar-se num único manifesto contra Bolsonaro, artigo de Augusto Nunes
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, esteve no local para cumprimentar os agentes de segurança que cuidam das mobilizações de rua.
“Fui à Esplanada dos Ministérios agradecer aos integrantes das F Seg, pelo trabalho abnegado e competente que realizam, em prol de manifestações pacificas”, escreveu Heleno no Twitter.
Na semana passada, o presidente Bolsonaro desencorajou apoiadores a comparecerem às ruas em razão da violência promovida pelo movimento de extrema esquerda Antifa. Na semana passada, houve quebra-quebra.
#FechadoComBolsonaro https://t.co/nvd4LkC61s
— Pamela Guilherme 🇧🇷 (@PGui26) June 7, 2020
Oposição
Por outro lado, os manifestantes contra Bolsonaro, que supostamente são a favor da democracia, carregam faixas com os dizeres “Fora, Bolsonaro fascista” e “antirracismo”.
O grupo seguiu pela esplanada até as proximidades do Senado Federal e do Ministério da Justiça, depois voltou até o ponto inicial do ato, na Biblioteca Nacional, no Eixo Monumental.
Por ora, não há conflitos.
Ainda, partidos de esquerda sinalizaram recuo. E pediram que as manifestações sejam adiadas. Além disso, a Justiça de São Paulo proibiu que os manifestantes rivais fizessem atos no mesmo local e no mesmo horário.
São Paulo
Apoiadores do presidente marcaram de se encontrar na Avenida Paulista até as 11h00 de hoje. Contudo, um pequeno grupo se reuniu próximo à Fiesp por volta de 12h40.
Já a esquerda, que prometeu comparecer ao Largo da Batata, em Pinheiros, na Zona Oeste, às 14h, está no local. O protesto ainda é tímido e será liderado pela Frente Povo Sem Medo.
O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Guilherme Boulos (PSOL), deve participar.
#ForaBolsonaro #ForaBol卐onaroGenocida #ForaBolsonaroUrgente #ForaBol卐onaro #Somos70porcentro https://t.co/Dka52kW1om
— Nivea Maria 🌹 1⃣2⃣🚜🆘 (@Chocolatesnivea) June 7, 2020
Rio de Janeiro
Em manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, um grupo de pessoas se reuniu na manhã de hoje na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Muitos usavam roupas nas cores verde e amarela e seguravam bandeiras do Brasil. O grupo fez uma caminhada pela calçadão e foi acompanhado por policiais militares.
Não houve registro de confrontos.
Às 12h25, manifestantes a favor do governo de Jair Bolsonaro continuam na orla da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. pic.twitter.com/Zr4tPjks8j
— Renan Brites Peixoto (@RenanPeixoto_) June 7, 2020
Manaus
Ontem, o ato Patriótico Pró-Bolsonaro se reuniu na Zona Sul de Manaus e fez caminhada no sentido Centro/bairro da Avenida Djalma Batista. Sendo assim, para se contrapor aos manifestantes contra o governo.
Monitoramento de redes
No Twitter, duas hashtags estão entre os assuntos mais comentados do Twitter: “FechadoComBolsonaro”, no segundo lugar dos trending topics ao somar 51,7 mil eganajementos, e “ForaBol卐onaroGenocida”, em quinto lugar, com 4,2 mil perfis tuitando.
Por ora, o Facebook não apresenta sinais substantivos das campanhas.
Imagens de cartazes lembram mortes de João P., Agatha e Marielle. Esqueceram Kevin Espada, torcedor do San José de Oruro.
Enquanto as manifestações pro Bolsonaro levam milhares em plena pandemia em Brasília os antifas junta gatos pingados. E nas redes sociais olha no twiter: fechado com Bolsonaro 51 mil e contra o presidente apenas 4 mil. O presidente e o mais apoiado. Isso apanhando todo dia da mídia e de instituições que tentam derruba-lo da presidência. Tem muito carisma o presidente.
Imagens de cartazes mostradas noutra revista, lembram mortes de João P., Agatha e Marielle. Esqueceram Kevin Espada, torcedor do San José de Oruro.