O projeto de lei (PL) das fake news é a legitimação da criminalização da opinião no Brasil. Se sua opinião não se encaixa na visão de mundo do poder vigente, sua opinião torna-se uma mentira lesiva à democracia, ao Estado, ao poder, à própria civilização. E o poder hoje concentra-se no discurso da esquerda — não só brasileira, mas mundial. Se você é contra o aborto e o enxerga como assassinato de crianças no ventre da mãe, teu discurso é de ódio, ainda que o assassino de fetos não seja você. Se você, como Chico Buarque, acusa Bolsonaro de fascismo, nenhum juiz o condenará por fake news, mesmo que alguém argumente que o ex-presidente só falou em liberdade para além do Estado em todos os níveis. Se você, como Lula , diz que 1600 pessoas foram presas em nome da democracia, contra o golpe, nenhuma sentença lhe cairá sobre a cabeça, ainda que reste comprovado que a maior parte destes presos sequer estava presente nas invasões. Se você, como Lula, quer enfiar a culpa das invasões em Bolsonaro ou no fascismo imaginário de Chico Buarque, nenhuma multa ou prisão ou censura para você, ainda que centenas de imagens revelem militares governistas orientando alguns invasores mascarados, ainda que reste comprovado que o ministro da Justiça recebeu inúmeros avisos das invasões e nada fez para que provavelmente o governo pudesse, como Lula agora, perseguir toda a oposição e toda a direita brasileira, enfiando-lhe a pecha de golpista e fascista.
Se você for um juiz, diante de todo este conjunto probatório de manipulação da verdade, quer mandar as evidências para as cucuias e, ainda assim manter presos inocentes, suspender mandato de governador, censurar redes sociais, desmonetizar, suspender conta bancária de jornalista e deputado, prender e manter preso em regime de tortura ex-ministro sem evidência de crime, manter solto general de Lula, com evidência de crime, fazer tudo, coincidentemente em consonância com o discurso francamente mentiroso do próprio presidente, todos que o verão como juiz injusto e carrasco terão medo de lhe dizerem que você é um juiz carrasco, porque você é a e encarnação do poder da mentira livre que pode massacrar e punir todo aquele que contestar tua mentirosa verdade única e incontestável. Com adendo: a grande mídia irá aplaudir e endossar tuas mentiras como salvaguarda da liberdade responsável da democracia em nome da tua verdade única.
Convenhamos: com um império autocrata, ditatorial assim, construído de mentiras incontestáveis de um lado e verdades sufocadas do outro, o famigerado PL das Fake News, ou melhor dizendo, o Projeto da Censura, nada mais é que um detalhe, a pá de cal no enterro da possibilidade de investigação da verdade no Brasil. A realidade já é uma farsa construída pelo império de uma opinião única permitida pelo Judiciário, encampada pela ação do Executivo e a quase omissão do Legislativo. A internet, particularmente as redes sociais, era o último refúgio do homem comum onde conseguia falar por si mesmo, sem ser filtrado e deturpado por grandes empresas de comunicação ou por políticos e juízes que costumavam falar pelo povo sem procuração ou mesmo sem voto. A opinião livre do povo mudou a geopolítica mundial e brasileira, cutucou o sistema de forças do sistema e o sistema reagiu: arrancou o povo, a representação do povo do poder e jogou um condenado por corrupção de volta ao poder, pela manipulação da verdade e pela supressão da possibilidade da investigação possível da verdade, pelo massacre da opinião. Se você dizia, por exemplo, em alguma rede social, que as eleições de 2022 cheiravam a manipulação ou parcialidade da Justiça Eleitoral , o que fedeu mais foi teu caráter virtual censurado, esmagado ou preso pelo “Ministério da Verdade Suprema do Judiciário”. Tudo virou atentado contra a verdade oficial do Judiciário, que se apresentava como o legítimo representante do estado democrático de direito, como se a democracia não tivesse justamente como pilares básicos a desconfiança e a crítica a autoridades.
Agora, aparentemente cansado de ser o fiador de sua própria verdade única, o Judiciário quer empurrar ao Legislativo a função de legislar em nome da censura oficial. Aprovado o projeto, as próprias redes sociais terão a função de remover conteúdos e pessoas de sua praça, caso atentem contra a verdade oficial do governo e do Judiciário. O mais curioso é que a maioria destas redes já fazia sutilmente este trabalho. Perfis de direita eram sistematicamente censurados, tinham conteúdos removidos, tinham alcance limitados, por simples ideologia de seus diretores ou dos censores imbuídos do ofício de limitar ou mesmo cortar pela raiz toda opinião inconveniente ao discurso progressista oficial. A guerra cultural é assimétrica: o discurso progressista pega mais porque é mais palatável, mais assimilável. É muito mais fácil culpar a todos e o mundo como opressores pelo seu fracasso pessoal que se responsabilizar você mesmo pela tua vida, como predica um princípio liberal conservador. Ah, não creia apenas em intenções ideológicas para censura, claro. O discurso progressista que pega fácil é usado à larga medida para manutenção hipócrita de poder de políticos, influenciadores, jornalistas, juízes e poderosos de todo o tipo; o discurso progressista é usado para a manutenção do poder de uma elite que lança mão deste discurso fácil para manter o povo calado e guiado pelas luzes do poder desta mesma elite, assim como foram guiados os manifestantes do 8 de janeiro pelo chefe do GSI de Lula.
Lula, por sua vez, foi elucidativo em sua mentira permitida e enaltecida pelo poder do establishment, que o blinda: ele disse que “nós” prendemos quase duas mil pessoas, entre elas uma maioria de inocentes. Estava se referindo justamente aos “nós” de uma elite dirigente que reúne Judiciário, mídia, Legislativo, toda uma elite que quer impor uma verdade goela abaixo de um povo que um dia resolveu ter voz própria.
O tal projeto de lei de fake news é uma excrescência de cima a baixo. Se há algum projeto que deveria ser feito seria um avesso ao Projeto da Censura: o projeto de criminalização de toda tentativa de censura às redes ou pelas redes. O governo Bolsonaro tentou. Só seria passível de remoção postagens que fizessem apologia explícita a crimes reais como pedofilia, drogas, estupro, tortura etc . Mas, no Brasil, uma opinião é hoje mais criminosa que a do próprio tráfico de drogas. Um traficante, um estuprador e um sequestrador têm mais garantias de liberdade e de um legítimo processo legal que o de alguém que ousa criticar o processo eleitoral ou o ministro Alexandre de Moraes, por exemplo. Talvez algum dia, quando esboçarmos algum arremedo de democracia no Brasil, se alguma rede ou juiz removesse tua opinião, o criminoso seria o juiz ou a rede. Isso sim seria a Justiça real. Quem atenta contra liberdade é criminoso. O Brasil está cheio de criminosos neste sentido. Todos em nome e defesa da democracia, claro.
Excelente o título do seu texto Adrilles!
Oi Adriles. É bem isso aí: o fracasso de todos tem mais sucesso que o fracasso individual. E as elites fazem o q podem para manter também essa culpa difusa. Vivemos em pleno pós modernismo aplicado.
O jornalista brasileiro quer o direito de apoiar mentiras em nome dos governos.
Desde que me entendo por gente nunca vi grandes nomes do jornalismo publicando sistematicamente, dia a dia, matérias apontando a miséria de salários e aposentadorias que recebem os trabalhadores no brazil e cobrando reajustes reais que devolvam o poder de compra e de uma vida digna dos cidadãos previstos na constituição. Não com o mesmo empenho, ênfase, como agora lutam, e é mais que justo, pela liberdade de expressão ameaçada pela agenda vermelha no poder. Será porque agora está em jogo a sobrevivência de muitos deles ? Será que estão realmente preocupados com a ‘liberdade’ do cidadão? Agora a constituição que garante a liberdade de expressão é diferente daquela que deveria garantir “um salário digno capaz de atender as suas necessidades vitais” ?? O que se sempre vimos foi o apoio da imprensa e desses ‘grandes nomes do jornalismo’ a cada maldade dos governos praticada contra os trabalhadores e aposentados. Redução de salários para ‘garantir empregos’, reajustes mínimos, redução de aposentadorias, aumento da idade para a aposentadoria, crime contra as pensões por morte, todas essas mentiras sempre foram apoiadas e defendidas pela ‘imprensa’. Nunca o consórcio ativista, a Oeste, Gazeta do povo, saiu em defesa dos trabalhadores e publicou ou publica uma campanha intensa verdadeiramente cobrando uma distribuição justa de renda. Por que ?? Por que agora os ‘jornalistas’ estão preocupados?? Esqueceram que o ‘porrete que bateu no Chico agora vai bater também no Antônio’ ???
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Adrilles o Brasil agradece! Você é brilhante!
Grande Adrilles. Isento, honesto, corajoso. Parabéns.
Muito obrigado Sr. Adrilles Jorge, seu testemunho e sanidade civilizacioanal nunca foi tão necessário como nos dias de hoje.
Os esquerdopatas do governo estão criando uma distópia infernal a qual requer mais do que aceitação, ela requer que todos louvem e cantem sua liturgia com uma única vôz. Os esquerdopatas são totalitários e qquer dissidente será punido.
Hoje, nossa luta não é somente manter a sanidade civilizacional, mas tambem lutarmos para defender a civilização livre que desenvolvemos como um povo.
Nossa Liberdade esta a um passo de ser perdida. Nós podemos nos preocupar sobre pessoas com lavagem cerebral e mentalmente insanos mutilando seus orgãos genitais, mas há coisas muito mais preocupantes que merecem nossa atenção como esse projeto de lei (PL) das fake news. Essa tal dismórfia de gênero é uma tentativa elaborada e pode ser melhor entendida como uma distração do povo em contraste a assuntos reais e pertinentes a todos, que é a perda da nossa liberdade de expressão.
Sensacional, Adrilles. Parabéns pela coragem e independência.
Hoje, mesmo sem a PL a sociedade brasileira tem receio de se expressar.
“O governo Bolsonaro tentou.”
Pero no mucho! Bolsonaro mostrou-se um governante fraco e assistiu passivamente à escalada autoritária sem nenhuma ação concreta para barrar aqueles que cometiam crimes em nome da democracia.Essa é a verdade.
O Mal existe porque a Verdade permite a liberdade de expressão e fake news. O contrário não é possível.
A mentira, para existir, necessita se apoiar em outra mentira. E apesar do Mal existir desde o tempo da Criação do Homem Sapiens não subsistirá pois até hoje foi sempre derrotado ao longo dos tempos.
Porque ele assistiu passivamente? Porque e nosso Ghandi tupiniquim. Viva general Brilhante Ulstra.
O que assusta na censura e na ditadura é que essas coisas matam milhões de pessoas inocentes todos os dias. Se hoje temos 40.000 (quarenta mil) homicídios por ano no Brasil, com essa ditadura se avizinhando, teremos o dobro ou triplo de mortes anualmente. Estamos encaminhando em direção à Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, China e Rússia. Lula, Alexandre de Moraes e toda a Esquerda brasileira, com o apoio das Forças Armadas e das polícias, vão massacrar o povo e tomar todo seu patrimônio, tudo aquilo que foi construído às custas do suor do trabalho. Sinceramente, não sei onde tu dfo isso vai acabar. Temo por mim e minha família.
Parabéns Adrilles pela excelente matéria, que demonstra com muita clareza, a excrescência desse PL, que se aprovada, será o fim da liberdade de expressão prevista em nossa Constituição.
Obrigada, Adrilles!
Triste realidade escancarada.
Que Deus te abençoe e te faça mais forte e sábio do que a bandidagem!
Boa, Adrilles! Há diversas décadas eu lia livros e contos, chamados de ficção científica, que especulavam sobre outros planetas ou futuro distante com essas características. Hoje sei, infelizmente, que não eram ficção.
Perfeito, Adrilles!
Eles contam com os idiotas de plantão, para usar e depois descartar (alguns a soldo do gabinete, do verdadeiro gabinete do ódio, o esquerdista).
Tudo é culpa do dissidente!
Eu sou a verdade!
…
Essa falas e ações da esquerda progressista tenta o impossível para impor sua ideologia.
Mas espero haver pessoas que com a “verdade e honestidade” vencerão a tirania.
Obrigado pela boa leitura!
É uma gratidão existir pessoas indignadas, como a gente, procurando informar aqueles propícios a abrir os olhos e pensarem por si mesmo.
Concordo em número, gênero e grau.
Passo a passo de “Como se tornar um Tirano”
Tome o poder – Adolf Hitler, Alemanha;
Acabe com os rivais – Saddam Hussein, Iraque;
Reine pelo terror – Idi Amin, Uganda;
Controle a verdade – Joseph Stalin, União Soviética;
Crie uma nova sociedade – Muammar al-Gaddafi, Líbia;
Governe para sempre – dinastia Kim (Kim Il-Sung, Kim Jong-il e Kim Jong-un), Coréia do Norte.
“Quando as pessoas honestas dizem o que é verdade com calma e sem constrangimento, elas se tornam poderosas. Ao mesmo tempo os mentirosos que tentam silenciá-las encolhem e eles se tornam mais fracos. Essa é a lei de ferro do Universo: as coisas verdadeiras prevalecem”.
Tucker Carlson (1991, São Francisco, CA, EUA), jornalista e analista político. Foi apresentador e comentarista da TV Fox News e demitido em Abr.2023 por razões ainda obscuras. Seu programa diário Tucker Carlson Tonight tinha cerca de 5 milhões de espectadores ao vivo e depois de postado nas redes sociais alcançavam marcas como 15 milhões de visualizações em 24 horas.
PERDEU
MANE
NAO
AMOLA
LIXO
BOLSONARISTA
que coisa feia uma pessoa entrar em um espaço sério como esse aqui da Revista Oeste para destilar ódio e expor sua ignorância – palavras de um grande sábio judeu: “A boca só fala daquilo que o coração está cheio”.
Mas perdeu mané ou não
Kkkkkkk
Destilar odio neste espaco ? Nunca tinha visto.
É, Adrilles… As vezes acho que não temos saída e o nosso destino é o comunismo global. Todos seremos escravizados pela esquerda. O livro Passaporte 2030 do Fiuza nunca fez tanto sentido. A esquerda prega o fim da humanidade a longo prazo.
perdão, Felipe, em minha avaliação a coisa não é bem assim como V. está dizendo – anote aí:
“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”. Autor Desconhecido
Voce lendo Fiuza nao vai ajudar muito. Espero que se mantenha distante dos livros do astrologo, Fiuza e menos nocivo.