Senadores da oposição comentaram, nesta segunda-feira, 27, a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O nome de Dino foi oficializado pelo presidente Lula mais cedo.
“Essa indicação é uma afronta sem precedentes à sociedade brasileira”, disse o senador Eduardo Girão (Novo-CE). “O STF já é tão criticado, tão questionado, um tribunal político, e colocar outro político, com revanche, com a vingança como instinto, que debocha nas suas entrevistas, é assim, que mostra realmente o espírito do Lula, que não quer pacificar o país de maneira nenhuma. Isso é muito evidente.”
Agora Dino deve passar pela sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, depois, pelo plenário da Casa, onde precisa dos votos de 41 dos 81 senadores para assumir a cadeira de Rosa Weber.
O senador Magno Malta (PL-ES) anunciou publicamente que seu voto será “não” na sabatina de Dino. “Vou trabalhar ativamente para conseguir mais votos contrários”, escreveu no X/Twitter.
Líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ) disse mais cedo, antes da oficialização do nome de Dino, que o ministro da Justiça “não é um advogado notável” e que sua indicação é “estritamente política”.
“Neste caso, a Constituição não autoriza”, destacou Portinho. “Nem notável politico é. Que o diga a sua atuação a frente do Ministério da Justiça, a prova da sua incompetência máxima! Vai passar vergonha.”
O senador Girão ressaltou que Dino está “vilipendiando” o Congresso dia após dia, pois falta a convocações nas comissões da Casa. Como mostrou Oeste, o ministro faltou a três audiências na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Nas três ocasiões, ele foi convocado.
Além disso, o senador disse que Dino “sabotou” e “boicotou” a CPMI do 8 de Janeiro. “Ele peitou o Congresso para não entregar as imagens do dia 8, do próprio estacionamento”, continuou Girão. O parlamentar se refere as câmeras do Palácio da Justiça, que, na maioria, não foram enviadas à comissão.
Ex-vice-presidente da República, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) questionou a imparcialidade de Dino, caso ele seja aprovado para o posto no STF. “Dino era magistrado e virou político”, escreveu Mourão no X/Twitter. “Agora quer voltar à magistratura? Será capaz de agir de forma justa, imparcial e diligente?”
Dino é a segunda indicação de Lula neste ano para o STF
Essa é a segunda indicação de Lula para o STF em seu atual mandato. Em junho, o petista indicou seu então advogado pessoal, Cristiano Zanin, para o lugar de Ricardo Lewandowski. Agora, ele escolhe Dino para a cadeira de Rosa Weber, que se aposentou no no fim de setembro.
+ “Estadão avalia processar Gleisi, Dino e Felipe Neto por fake news e campanha de difamação”
A indicação dele para o Supremo ocorre mesmo diante da denúncia de que dois assessores dele receberam, em pleno Palácio da Justiça, a mulher conhecida por ser a “Dama do Tráfico”. “Ligações cabulosas”, definiu Silvio Navarro na reportagem de capa da Edição 191 da Revista Oeste.
SÓ ESPERO QUE OS SENADORES NÃO SE VENDAM OU SE AMEDRONTEM.UM CARA QUE É RÉU EM “TROCENTOS ” PROCESSOS DEVE IR PRA “PAPUDA” JUNTAR SE AOS INOCENTES VÍTIMAS DO TEATRO DO 8 DE JANEIRO
STF atual merece o Lipoma.
O Pcc e o cv estão em festa, vão garantir maioria no stf por mais algumas décadas. Assim como os empreiteiros amigos… e os melancias continuam a pintar meio-fios.
Presenciamos o suicídio do país.
Temos que fazer uma campanha maciça e avisar aos senadores dos nossos Estados que eles também serão cassados por nós se votarem a favor dessa aberração.
Espernear pra senadores da oposição??? Se nem o impeachment desse saurio vcs conseguiram que dira a aprovação dele para o STF. Se conseguirem o impeachment do Xandao volto a acreditar no senado
Acho que teremos mais uma decepção com o senado tanto na CCJ quanto em plenário, a dupla será aprovada com 60 votos.
A boçalidade de Flávio Dino (rex) é compatível com o seu cinismo. O senador Hamilton Mourão resumiu perfeitamente a situação do escroque : “Era magistrado e saiu para virar político e agora quer voltar para a magistratura ?”
Esperamos que o Senado Federal forme maioria para dizer NÃO na sabatina deste comunista sabotador de imagens de vídeos do Planalto.
Resta saber o que a corja, ops senado, vai fazer, né? Vão, certamente, aprovar mais um comunista para o PSTF. O braziu morreu!
Vai passar, assim como passou Zanim e com louvores dos Senadores. O BRA já caiu no abismo, andávamos à beira, mas escorregamos e já estamos literalmente despencando no precipício.
Girão está CERTÍSSIMO!! Esse adiposo CUSPIU e TRIPIDIOU sobre a Câmara e o Senado sendo um mero Ministro cujo cargo tem tempo limitado, imagina sendo ministro ad aeternum no STF, a ARROGÂNCIA que ele não terá!! Será perseguição PURA, junto com o Moraes, contra os CONSERVADORES!!! Vão enterrar de vez qualquer coisa chamada de DEMOCRACIA!
Adianta do que, os senadores ficarem de mi-mi-mi sobre a indicação (já mais que anunciada), para mim, já era, o povo brasileiro irá passar por tempos de vacas magras (anos), sem ninguém para nos ajudar, por sermos mansos e termos um lindo e belo berço esplêndido.
Vai passar com louvor no senado.