A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou uma notificação extrajudicial ao Twitter/X, solicitando à empresa algumas medidas para proteger os dados do perfil da primeira-dama, Janja da Silva. Assinado pelo procurador-geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa, o documento foi enviado à plataforma na segunda-feira 11, algumas horas depois de um hacker invadir o perfil @JanjaLula.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na notificação, a Advocacia-Geral pede o congelamento imediato da conta de Janja até a conclusão das investigações. Com isso, o órgão quer evitar “danos adicionais” à primeira-dama do Brasil.
A AGU também solicitou à empresa a preservação de todos os registros e elementos digitais relacionados ao perfil, incluindo logs de acesso, endereços IP, mensagens diretas e quaisquer outras informações relevantes. Esses dados poderão auxiliar a União em futuras ações judiciais.
O documento ressalta que a invasão comprometeu a honra do presidente Lula e também a “integridade e a confidencialidade” de informações pessoais e profissionais da primeira-dama.
Em caso de descumprimento das medidas solicitadas, Marcelo Eugênio Feitosa avisou que vai adotar “medidas judiciais necessárias para a proteção dos direitos violados”. Isso deve incluir ações indenizatórias e representações criminais.
A Diretoria de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal também vai instaurar um inquérito policial, nesta terça-feira, 23, para investigar a invasão.
Ofensas e xingamentos
O perfil de Janja da Silva no Twitter/X foi hackeado na noite desta segunda-feira. O ataque foi anunciado pela própria conta, às 21h37, com a mensagem: “Hacked by Ludwig and Smalkade”.
Em seguida, o perfil da primeira-dama passou a publicar ofensas e xingamentos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e contra a própria Janja.
Entre os tuítes, o hacker escreveu: “Duvido muito que Lula tenha a coragem de me chamar, depois de descobrir quem sou, ou a Janja perguntar os motivos da minha invasão à conta dela”.
No Twitter/X, Janja tem 1,2 milhão de seguidores.
Leia mais: “Regime STF-Lula adverte: é proibido pensar”
Eu hein….a AGU deveria se preocupar com coisas mais importantes.
Comprometeu a honra de quem não tem rsrsrs
Não sei nem porque uma hacker perde o tempo invadindo a conta de uma pessoa que não trás nenhuma representatividade ao país.