Levantamento de intenção de voto do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 5, indica duas lideranças na corrida pela Prefeitura de Praia Grande (SP). Atual deputado federal e ex-prefeito, Alberto Mourão (MDB) aparece na primeira colocação na espontânea. Chefe do Executivo desde 2021, Raquel Chini (PSDB) supera os adversários na estimulada.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na espontânea, quando nenhuma opção de possíveis candidatos é apresentada ao eleitor, Mourão aparece numericamente à frente de Raquel. O emedebista foi a resposta de 15,4% dos entrevistados que ouviram a pergunta: “Se as eleições para prefeito de Praia Grande fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?”
Ainda na espontânea, a atual prefeita, e que deverá tentar a reeleição em outubro, registrou 10%. Nesse cenário do levantamento do Paraná Pesquisas, outros quatro candidatos foram mencionados. Danilo Morgado (Solidariedade) aparece com 3,9%. Danilo Sugoi (sem partido), Dr. Lissandro (Podemos) e Jasper Sol (Psol) têm 0,1% cada um.
Outros nomes foram citados por 0,5% dos entrevistados. Nessa parte, do cenário espontâneo, ninguém/branco/nulo foi a resposta de 5,1%. Não sabe ou não respondeu foi responsável pelo maior porcentual, 64,8%.
Leia mais:
Apesar de o emedebista aparecer numericamente à frente, ele está tecnicamente empatado com a tucana na pesquisa espontânea. Isso porque a margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Raquel, no entanto, também está em empate técnico com Morgado.
Pesquisa estimulada pela Prefeitura de Praia Grande
A equipe do Paraná Pesquisas também apresentou o cenário do levantamento estimulado, quando uma lista com possíveis candidatos é apresentada ao eleitor. Nessa parte, o nome de Alberto Mourão não é citado pelo instituto.
Na estimulada, os seguintes nomes foram apresentados aos entrevistados:
- Raquel Chini — 45,6%;
- Danilo Morgado — 32,1%;
- Dr. Lissandro — 2,5%;
- Danilo Sugoi — 1,4%; e
- Jasper Sol — 1%.
A opção nenhum/branco/nulo aparece com 10,4%. Não sabem ou não responderam somaram 7% no levantamento espontâneo apresentado pelo Paraná Pesquisas.
Leia também: “Temporal em SP: raio mata idosa e fere 7 pessoas na Praia Grande (SP)”
Não foi apresentado eventual cenário de segundo turno.
Dados do levantamento
O levantamento do Paraná Pesquisas sobre a corrida pela Prefeitura de Praia Grande foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-03662/2024. Para chegar aos dados apresentados ao público nesta terça-feira, o instituto entrevistou 840 eleitores em potencial, de 28 de fevereiro a 4 de março. Além da margem de erro de 3,5 pontos percentuais, o nível de confiança é de 95%.