O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu nesta segunda-feira, 24, a retirada dos preços de alimentos e de energia do cálculo da inflação. Na visão dele, a medida deveria ser estudada pelo Banco Central.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Não adianta eu aumentar os juros, porque não vai fazer chover, eu só vou prejudicar a economia”, disse Alckmin, durante um evento do jornal Valor Econômico. “E, no caso do Brasil, pior ainda, porque aumenta a dívida pública.”
“Eu acho que é uma medida inteligente a gente realmente aumentar o juro naquilo que pode ter mais efetividade na redução da inflação”, disse. “Entendo, sim, que é uma medida que deve ser estudada pelo Banco Central brasileiro.”
Alckmin compara política monetária do Brasil à dos Estados Unidos
Alckmin citou como exemplo as políticas adotadas pelo Federal Reserve (Fed) para controlar os preços nos Estados Unidos. A meta do banco central norte-americano é manter a inflação em 2%, medida pelo Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE).
No entanto, a autoridade monetária dos EUA utiliza a inflação “cheia” como referência para sua meta, sem se basear exclusivamente nos núcleos do índice, que desconsideram itens mais voláteis, como alimentos e energia.
“Não adianta aumentar juros que não vai baixar o preço do barril de petróleo”, acrescentou Alckmin. “Eu mencionei o exemplo americano porque ele tira do cálculo da inflação alimento, porque alimento é muito clima.”
Leia também: “Vídeo: a piada de Alckmin sobre astronomia”
O vice-presidente avaliou que a atual taxa básica de juros Selic, fixada em 14,25%, “atrapalha a economia”, embora tenha reconhecido a importância de reduzir a inflação.
Alckmin também afirmou que os preços dos alimentos devem recuar ao longo deste ano, impulsionados por uma melhora nas condições climáticas e, consequentemente, pelo crescimento da safra agrícola, o que, segundo ele, vai contribuir positivamente para o PIB de 2024.
Não bastasse Lula e sua ignorância etílica, vem Alckmin com uma ideia patética. É o mesmo que quando de enxaqueca decepar a cabeça. Claro que resolve.
Cada vez mais escroto esse merda sem moral , vivendo de babar o ovo do Luladrao
Ué, o povo come o quê? Neste governo da vez é “capim” todos sabemos!
Vá clinicar imbecil!
🫏
Tira escola, planos de saúde e transportes também . Da pra ficar na meta e o povo na m…da
Desde 2023 ALKIMIN assumiu a PRESIDENCIA DO BRASIL COM AJUDA DO XANDÃO SEU SECRETARIO NO STF, pois Lula vive viajando exatamente pros TUCANOS GOVERNAREM, mas a imprensa JAMAIS DISSE EM QUALQUER REPORTAGEM QUE ALKIMIM É PRESIDENTE INTERINO quando Lula viaja. MALDITOS TEM DE SER TODOS %^&#@!
Seria um belo truque. Esse é o cara das merendas. Do Rouboanel inacabado e da linha 17 ouro q deixou abandonada. Sua opinião não serve para nada.
Esse é o desgoverno Pravda do Brasil – imbecilidade completa. Sugiro algo melhor: decretem a abolição de qualquer índice de inflação – pronto, problema resolvido!
Se os indices são ruins para o Lula, a solução é simples. Mude o critério dos índices. É a mentira enganadora sem escrúpulos, prática PETISTA de sempre.
Acho que é uma boa ideia do vice da vice. Minha sugestão é que se estabelecesse um teto de aumento, por exemplo 1%, para que o item fosse considerado no cálculo da inflação. Se o aumento fosse maior, o item seria excluído automaticamente. Com isso, a inflação estaria controlada (seguramente ele irá concordar !!!).
Picolé de chuchu, para burro, só falta pena.
Não dá mais para pagar a rolagem e juros da dívida com o setor financeiro e continuar a gastança. Eis que surge um gênio, candidato ao Nobel de Economia!!!
Esse ignorante deveria saber que a causa da inflação não é a natureza e sim a irresponsabilidade fiscal desse desgoverno que ele é também comandante
Xuxu maquiando, como pode ser safado
Nós queremos a retirada desse pilantra da vida pública.
O picolé de chuchu está ficando mais idiota. Mascarar a realidade é impossível.
Ficando ???