No Congresso, ele era pressionado para devolver a medida
A decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), de devolver e anular nesta sexta-feira, 12, os efeitos de uma Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro pegou governistas e até articuladores políticos do Planalto de surpresa.
O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), avaliou a decisão como um possível erro político de Alcolumbre na ausência de um acordo com Bolsonaro. O parlamentar ponderou, no entanto, que pode ter havido uma negociação direta entre os dois.
“Eu não quero chutar uma coisa que eu não sei, mas eu desconfio que quem for no campo só da simples devolução pode estar errando”, afirmou o líder do governo ao jornal O Estado de S.Paulo.
A MP devolvida dava poder ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, para nomear reitores de universidades federais durante a pandemia do novo coronavírus.
Desde o início da pandemia de covid-19, o presidente do Senado adotava uma postura de “bombeiro” na relação entre Congresso e Bolsonaro, tentando manter um nível de articulação entre os dois poderes e evitando comentar decisões polêmicas.
A devolução da MP é o primeiro gesto mais duro de Alcolumbre no período.
O despacho do presidente do Congresso deve ser publicado ainda nesta sexta-feira, 12, em edição extra do Diário Oficial da União.
Tecnicamente, o governo poderá recorrer contra a decisão, mas interlocutores do Planalto avaliam essa reação como pouco provável.
Alcolumbre classificou a MP dos reitores como inconstitucional e citou a defesa das instituições e do avanço da ciência ao anunciar a devolução.
Com informações do Estadão Conteúdo.
O articulador da devolução é o Maia e não o Alcolumbre. O Maia odeia o Ministro da Educação. Certamente ligou para o Alcolumbre que ligou para o Bolsonaro.
Davi “Batorė” Alcolumbre é o erro político.
Estes fatos são ilustrativos para mostrar onde estão as forças de resistência. Merece ser relembrado que o desempenho internacional das universidades brasileiras no cenário mundial é pífio e com raríssimas exceções estão acima das 500 melhores nos rankings internacionais.
em plena pandemia a União do centrão e governo só se da em valores financeiros e algumas vagas …..que do tenho dos brasileiros esquerdistas ….nós brasileiros temos boa memoria ok.
Bombeiro de ocasião… se mandar mais… ele devolve e dita as regras… Maia está fazendo o mesmo…