O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres nesta terça-feira, 10. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Torres reassumiu o comando da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal em 2 de janeiro. Ele não estava no Brasil no domingo 8 durante as manifestações que ocorreram em Brasília. Torres, que foi ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, ainda está nos Estados Unidos e seu retorno está previsto para o fim do mês. No domingo 8, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) exonerou Torres do cargo.
Relacionadas
A decisão foi tomada pelo ministro do Supremo a pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, que pediu sua detenção em flagrante e de outros agentes públicos que tiveram participação na segurança da Praça dos Três Poderes durante as manifestações.
O pedido encaminhado para Moraes, que é relator das investigações sobre os “atos antidemocráticos” no STF, cita a “violação do Estado de Democrático de Direito” como base para solicitar a prisão dos envolvidos. A AGU ainda solicitou a investigação e a responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos atos ocorridos no domingo.
“Atos orquestrados”
Segundo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o efetivo da Polícia Militar era menor que o necessário para conter as manifestações. “Havia um efetivo planejado e um efetivo real; em um certo momento, esse efetivo era 3 ou 4 vezes menor que o planejado”, observou. “Por que aconteceu isso? Realmente, a cadeia de comando da polícia do DF que vai responder.”
Relacionadas
Outras prisões e afastamentos
Mais cedo, Moraes mandou prender o ex-comandante da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal coronel Fabio Augusto Vieira. O militar, exonerado por ordem do interventor federal na segurança da capital federal, Ricardo Cappelli, era o responsável pela operação no domingo.
Moraes reiterou, nesta terça-feira, 10, que “todos os responsáveis” pela invasão nos prédios da Esplanada dos Ministérios serão punidos. “Aqueles que praticaram os atos, aqueles que planejaram os atos, aqueles que financiaram os atos e aqueles que incentivaram, por ação ou omissão”, ressaltou o ministro, durante a posse do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos.
As manifestações na Praça dos Três Poderes resultaram em vandalismo, com a destruição do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto. Ao menos 1,2 mil manifestantes foram presos — pessoas com comorbidades acima de 60 anos de idade e mulheres com crianças já foram liberadas.
Depois não querem entender por que eu não admito que falem mal do Pinochet na minha frente.
Pois VIVA PINOCHET: precisamos de pelo menos uma meia-dúzia de Pinochets, já iria resolver muito de nossos problemas aqui na América Latrina.
Isto já passou de todo e qualquer limite aceitável
Resta saber se o povo irá aceitar essas prisões como cordeirinhos ou se irá se revoltar contra os desmandos.
O primeiro que enfrentar a injustiça vai se surpreender com a desmoralização dos imbecis que comandam a ditadura. Está muito claro que falta legitimidade para impor essa perseguição.
Ta na hora do PR fazer um expurgo na forcas de segurança. Um Gulaguinho para agentes de segurança bostonarista seria o ideal
Gulaguinho? Você acha que o diminutivo atenua a estupidez do seu comentário? Você tá merecendo um pau de arara…
O plano não era apenas eleger o corruPTo mas, usar a rejeição dele como razão para perseguir os opositores. Lula hoje, para o sistema, representa a democracia,então, se opor a ele é se opor a democracia imposta pelo TSE. Essa nuvem só vai parar na barlavento formada pelo povo. Se não for assim, pode ter certeza, em 2026 teremos poucas opções, todas oferecidas pelo sistema.
Certamente , muitos dos mais de 1000 presos nas manifestações no domingo , assemelham-se a aqueles presos no Regime de 64, por motivos políticos , ainda que por brevíssimos períodos , que hoje fazem jus a polpudas e vitalícias indenizações mensais , pagas por nós contribuintes
Essa ditadura atual está cada vez mais parecida com a ditadura dos milicos: A Rede Globo apoiando, os politiqueiros adulando os canalhas dedurando. Já vi esse filme.
Acho que não vai acabar bem essas coisas! Vamos aguardar o desfecho de tudo! As coisas só acabam quando termina! Quem ri hoje pode estar chorando amanhã!
Prender alguém, seja quem fôr, sem indícios, sem flagrante, sem inquérito policial, sem processo legal, é ato de exceção, ditadura, covardia, abuso, ilegalidade. E tudo isso dentro de um inquérito inconstitucional chamado de “atos antidemocráticos”!!! Quer pensar? quer criticar? quer discordar? Prepare-se para ser preso.
Em uma semana já tem mais presos politicos do que todos os anos da ditadura militar no Brasil.
Cidadão de bem, ordeiro e repritafir da%lei não vai preso. Se está na cadeia com certeza é bandido
Pior ter quem cumpra essas ordens. São cúmplices, mas ainda vai chegar neles
Alexandre de Moraes está superando Kim Jong-un (Corea do Norte), até quando?
ë isso ai Moraes ,mostre para esses nadegas flacidas quem manda no fazendão
Cuidado! O ditador pode mandar prender todo mundo…..até você!!!
Já pagaram o pão com mortadela para comentar?
Se esse homem não é a encarnação do capeta é filho dele.
Pacto com o diabo. Não respeita o devido processo legal . IMORAL.
Parece que teve início a caçada aos integrantes e simpatizantes do governo Bolsonaro. Querem forçar todos a saírem do país para não serem presos e para deixarem o terreno limpo, sem oposição interna.
Isso deve acontecer, inclusive, com os novos congressistas eleitos com apoio do Bolsonaro. Só espero que essa perseguição chegue ao conhecimento da imprensa internacional, e que ela não oculte de que se trata realmente.
Isso aqui está ficando pior que a Nicarágua.
Na minha opinião, todos os que tiverem prisão decretada devem se apresentar presos para mostrar ao mundo a verdadeira face da “democracia” que emergiu das urnas eletrônicas do TSE: a Democracia Alexandrina, que tem Lula como testa de ferro.
O resto ficará por conta do povo.