O empresário Elon Musk expôs, no perfil Alexandre Files, uma ordem de bloqueio de perfil emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o cantor gospel Davi Sacer. A publicação foi feita na tarde desta sexta-feira, 6.
Oeste teve acesso ao teor da postagem por meio de um colaborador, que reside nos Estados Unidos. A determinação de Moraes foi enviada ao Twitter/X em 14 de novembro de 2022.
De acordo com Musk, a ordem de Moraes não apresentava justificativas e exigia a censura das contas de mídia social de Sacer em apenas duas horas, o que representaria uma violação à Constituição Brasileira.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O empresário ainda citou uma das reportagens dos jornalistas Glenn Greenwald e Fábio Serapião para o jornal Folha de S.Paulo. Nela, a dupla relata que Moraes ordenou a servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que realizassem investigações sobre cidadãos que protestaram contra ministros do STF durante um evento em Nova York, EUA.
Davi Sacer teria compartilhado algumas publicações que citavam o evento e incentivavam a manifestação contra os magistrados. Como mostra o artigo da Folha, os assessores de Moraes chegaram a indagar se censurar Davi seria uma movimentação “prudente”, considerando a fama e influência do cantor no meio cristão.
No âmbito das manifestações contra os ministros em Nova York, cidadãos comuns, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o jornalista Allan dos Santos também foram alvo dos relatórios do TSE.
Moraes mandou censurar cidadãos comuns, revela Elon Musk
A censura de cidadãos comuns também foi relatada por Elon Musk em publicações feitas na quinta-feira 5. As postagens falam de uma determinação de bloqueio enviada em 9 de março de 2023.
De acordo com Musk, Moraes ordenou a censura de perfis de cidadãos comuns, que tinham poucos seguidores e apenas demonstravam, por meio de suas postagens, o apoio à ideologia conservadora.
Para o dono do Twiter/X, a ordem viola as garantias constitucionais ao devido processo legal, à liberdade de expressão e à proteção de dados pessoais.
“Moraes não conseguiu identificar uma única postagem ilegal por parte de nenhum desses indivíduos, e muito menos o motivo pelo qual as contas teriam que ser integralmente bloqueadas”, afirmou Musk, por meio do perfil Alexandre Files. “Muito provavelmente, foram censurados porque Moraes discordava de suas crenças políticas.”
O leitor pode conferir a íntegra da publicação e informações sobre os perfis censurados por Alexandre de Moraes clicando neste link.
+ Leia também: “Fora da lei”, reportagem de Cristyan Costa para a Edição 233 da Revista Oeste
DICK TATOR
oVo DOIDO!
Monstro autoritário
Ao menos sabemos que Xandão não emite mais ordem alguma para o 𝕏.
Xandão, procure um psiquiatra e trate sua doença rábica.
O OVO está fritando…
Governo ilegítimo que só se sustenta pela força, pela intimidação , por atos ilegais .
O tirano deve estar piscando imaginando o que poderá vir do files kkkkkkkkkkkkk
Ministro ativista politico um ditador.