De rivais à disputa pela presidência da Câmara dos Deputados a aliados de última hora. Assim pode ser definida a relação de Alexandre Frota (PSDB-SP) com Baleia Rossi (MDB-SP). Então candidato à sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ), o tucano deixou a disputa e anunciou apoio ao emedebista.
Leia mais: “Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado”
Frota oficializou a sua desistência ao discursar no plenário da Câmara durante a sessão que definirá o novo comandante da Mesa Diretora da Casa legislativa. Ciente de que teria “poucos votos” no pleito interno, ele pediu para seus apoiadores mudarem de posição e, assim, reforçarem a campanha de Rossi.
Alexandre Frota divulgou há semanas a intenção de se candidatar a presidente da Câmara dos Deputados. Para isso, no entanto, não contou nem com a ajuda de seu partido. Isso porque o PSDB integra o bloco em prol da candidatura de Baleia Rossi, que mantém aliança com Rodrigo Maia (DEM-RJ), o PT e outros partidos de esquerda.
Ex-bolsonarista
Eleito deputado federal em 2018 colocando-se como anti-esquerdista e apoiador de Jair Bolsonaro, Frota deixou o PSL meses após assumir cadeira no Congresso Nacional e migrou para o PSDB paulista, do governador João Doria. Agora, pede voto para o candidato que chega à disputa pelo comando da Mesa Diretora com a benção de petistas.