O deputado federal Alexandre Leite (União Brasil-SP) é o mais novo secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo. O parlamentar é filho do ex-vereador Milton Leite, presidente municipal do União Brasil.

A decisão fortalece a influência do grupo político da família Leite na capital paulista. A nomeação pode consolidar a sucessão familiar dentro do partido.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou a nomeação nesta sexta-feira, 14, durante evento no extremo sul da cidade, reduto eleitoral da família Leite. Segundo o emedebista, a escolha se deu pela experiência de Alexandre Leite na articulação política.
“Eu queria um secretário de Relações Institucionais que fosse deputado, pela necessidade de relação com o governo federal, essa questão de emendas”, disse Nunes. “Eu estava com essa secretaria até agora aberta. O Alexandre já foi coordenador da bancada paulista, é deputado há quatro mandatos e tem muita experiência.”
Alexandre Leite substitui Enrico Misasi
A nomeação ocorre depois da saída de Enrico Misasi, ex-titular da pasta e presidente do diretório municipal do MDB. Ele assumiu a Secretaria da Casa Civil em janeiro. Com isso, o comando das Relações Institucionais estava vaga.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A movimentação também tem impacto no União Brasil. Irmão de Alexandre, o deputado estadual Milton Leite Filho (União Brasil-SP), também é cotado para liderar o diretório municipal da legenda antes das eleições de 2026. O objetivo é ampliar o controle da família sobre a sigla na capital paulista e, assim, reforçar sua presença nas próximas disputas eleitorais.
Com a nomeação, Alexandre Leite passa a desempenhar papel fundamental na interlocução entre a Prefeitura de São Paulo e o governo federal. Na função, caberá a ele garantir articulações políticas e a liberação de emendas parlamentares para a cidade.