Deputado federal de oposição ao governo Lula, Zé Trovão (PL-SC) criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma conversa com aliados. A gravação foi divulgada, nesta terça-feira, 30, pelo portal Metrópoles. No áudio, Zé Trovão afirma que Bolsonaro é “o maior mau exemplo para a política”. Segundo o portal, o deputado não sabia que estava sendo gravado.
No mesmo áudio, o parlamentar diz que Bolsonaro é culpado por “entregar” a Presidência da República ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Conforme o Metrópoles, na ocasião, o deputado fazia um “desabafo” sobre o assessor Jackson Schubert, lotado em seu gabinete.
+ Noiva de Zé Trovão diz ter sido agredida pelo deputado e consegue medida protetiva
Na conversa, o deputado sugere que o servidor não gostava das críticas que Zé Trovão fazia a políticos da mesma linha ideológica.
“Falei [para o assessor Jackson]: ‘Cara não é assim que funcionam as coisas”, disse Zé Trovão na gravação. “Tu está viajando. Tu tem que ter um pouco mais de centro, Jackson. Um pouco mais de maturidade para as coisas, cara. Maturidade é o princípio da vida do homem, cara. Se você continuar nessa pegada.”
Depois, o parlamentar explica como respondeu o servidor: “Eu digo: ‘Cara, mas eu estou falando contigo, que é meu assessor, que eu não concordo, que não gosto desse cara”.
+ Moraes revoga medidas cautelares contra Zé Trovão
“Quantas vezes eu te falei: não gosto do Mauricio Peixer, mas infelizmente eu estou com Mauricio Peixer, faz parte do partido”, continuou. “Eu tenho que tratar com respeito, cara’.” Peixer é deputado estadual em Santa Catarina e presidente do PL municipal de Joinville.
Em seguida, Zé Trovão criticou Bolsonaro. “Jackson, a vida política é isso, cara”, declarou. “Não resolve as coisas no grito, na guerra, não, mano. Eu não sou o Bolsonaro, velho. Que é outro mau exemplo para política. O maior mau exemplo para política é o Bolsonaro. Entregou a Presidência da República para o Lula, porque quis desse jeito.”
Zé Trovão alega que gravação está ‘fora de contexto’
Procurada por esta reportagem, a equipe de Zé Trovão encaminhou um vídeo que o parlamentar publicou nas redes sociais nesta manhã. No vídeo, Zé Trovão diz que o áudio está “fora de contexto”.
“Comecei a receber várias matérias desde muito cedo com relação a um áudio que foi encaminhado por alguém ao jornalista do Metrópoles”, disse o parlamentar.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
“Não tenho que ficar provando minha lealdade a ninguém”, continuou. “Se eu tiver que ficar provando, já tem alguma coisa errada. O que querem com isso em um áudio, que está completamente fora de contexto, é destruir, mais uma vez, a minha imagem. Estou de consciência tranquila e de peito aberto.”
Ao ser interpelada por Oeste, a equipe de Zé Trovão disse que o deputado confirma a autoria do áudio, mas ressaltou que a gravação está “fora de contexto”.
À reportagem do Metrópoles, Zé Trovão disse que o trecho em que fala que Bolsonaro é “o maior mau exemplo” está “esquisita”. “Eu nunca disse que era mau exemplo para ninguém”, declarou. “Eu disse que ele cometeu erros. Não concordo com tudo o que ele fez, mas concordo com 99% do que ele fez. Na minha plena convicção e consciência, eu jamais diria que Bolsonaro é mau exemplo.”
O parlamentar também ressaltou que o ex-presidente “não entregou a eleição para Lula” e disse se lembrar da conversa em questão. “Eu me lembro exatamente de uma conversa que eu tive com o Jackson [assessor]“, contou. “Falei que não gosto de algumas pessoas que se vendem como de direita e não são de direita, se elegeram nas costas do presidente Bolsonaro, mas não cumprem o dever.”
Eleito com 71 mil votos no Estado de Santa Catarina, Zé Trovão é investigado por supostamente incitar atos antidemocráticos contra o Supremo Tribunal Federal. O deputado chegou a ser preso preventivamente por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Mau exemplo? O único presidente honesto desde que acabou o período militar, Sr. Trovão.
Outro que tem que se ferrar. Filho de Janja!
Já vi esse filme antes , e o ator principal se de mal.
Minha pergunta é sempre as mesma: sem apoio do Bolsonaro esses trairas seriam eleitos??
Também acho que não se pode concordar com tudo o que o Bolsonaro faz, neste ponto o Zé Trovão está com razão. No entanto, acho também que, a partir de hoje, não venha com conversinha puxando o saco do Bolsonaro e buscnado apoio dele para alguma candidatura sua no futuro. Seja homem e assuma as consequências do que fala, seu Zé Traque.