O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou nesta sexta-feira, 16, que visitará o Brasil para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro bilateral está agendado para a próxima semana, em Brasília.
Lula e Antony Blinken devem tratar sobre questões globais. Em comunicado, o governo norte-americano afirmou que o chefe da diplomacia expressará o apoio dos Estados Unidos à Presidência do Brasil no G20. Conversas sobre o trabalho e sobre a transição energética também estão na pauta.
A reunião acontece em meio a um momento de tensão, em virtude do conflito entre Israel e o Hamas e da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Nesta semana, durante a viagem ao Egito, Lula afirmou considerar o ataque do Hamas como um ato terrorista, mas destacou que a reação de Israel “não tem explicação”, pois estaria matando mulheres e crianças na Faixa de Gaza.
No ano passado, o presidente norte-americano, Joe Biden, reafirmou o apoio total dos Estados Unidos ao governo de Israel. Segundo o democrata, o país tem o direito e o dever de responder aos ataques do Hamas.
Lula e Milei: os encontros de Antony Blinken
O chefe da diplomacia norte-americana também terá compromissos no Rio de Janeiro, onde participará de uma reunião de chanceleres do G20. O objetivo é tratar de assuntos, como paz, estabilidade, inclusão social, redução da desigualdade e da fome, combate à crise climática, promoção da transição para a energia limpa, desenvolvimento sustentável e aprimoramento da governança global.
+ Estados Unidos trabalham para expulsar líder do Hamas do Catar
Depois do encontro com Lula, no Brasil, Antony Blinken se encontrará com o presidente da Argentina, Javier Milei. Na Argentina, o secretário abordará questões bilaterais e globais, incluindo o crescimento econômico sustentável, o compromisso norte-americano com a democracia e os direitos humanos, bem como o fortalecimento do comércio entre os países. O encontro está programado para os dias 20 a 23 de fevereiro.
Leia também: “Ministério da Justiça prorroga por mais 5 dias suspensão de banho de sol em presídios federais”
que cuide de sua carteira, senão o nine pega