No início do mês o governo conseguiu aprovar um requerimento de urgência para permitir a votação do projeto diretamente no plenário
A Câmara dos Deputados começou a sessão desta terça-feira, 23, que analisa o projeto que muda vários pontos do Código de Trânsito Brasileiro.
O texto foi apresentando pelo Palácio do Planalto em junho do ano passado. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro foi à Câmara para indicar que o tema é prioritário para o governo.
O PL aumenta a validade da carteira nacional de habilitação (CNH) de cinco para dez anos e vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração.
O substitutivo preliminar do deputado Juscelino Filho (DEM-MA) propõe que a CNH terá validade de dez anos para condutores com idade até 50 anos.
O prazo atual de cinco anos continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos.
Já a renovação a cada três anos, atualmente exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais.
Entretanto, os motoristas que exercem atividade remunerada em veículo (motoristas de ônibus, caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo, por exemplo) devem renovar a CNH a cada cinco anos.
Por que o preconceito com os motoristas acima de 70 anos ? Ou acham que um garoto de 18 dirige melhor ? Topo um desafio.
Com os tipos de exames médicos feitos pelos Detrans do país, até um cego sem as 2 pernas e braços de 99 anos, consegue a sua CNH.