O rompimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, não impactou a base mais fiel do governo na Câmara. Muitos deputados mantêm o apoio ao Executivo, sobretudo parlamentares da “ala bolsonarista” do PSL.
Os comentários vêm sendo feitos em entrevistas à imprensa e, sobretudo, nas redes sociais. Conterrâneo de Moro, o deputado Filipe Barros (PSL-PR) elogiou o trabalho do ex-ministro, mas sinalizou que vai permanecer ao lado do governo.
Lamento a saída de @SF_Moro, que fez um excelente trabalho na lava-jato e no MJ.
Lamento também a forma, preferindo comunicar à imprensa sua decisão antes de dialogar com @jairbolsonaro, que lhe apoiou em seus momentos mais difíceis, como no caso Vaza Jato.#FechadoComBolsonaro
— Filipe Barros (@filipebarrost) April 24, 2020
Não apenas deputados do PSL saíram em defesa ao presidente. O deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) também se declara ao lado do Executivo.
Uma imagem vale mais que mil palavras. @SF_Moro você não precisava disso. Era só saber esperar e nós iríamos com você. pic.twitter.com/hjyeHbB6ba
— Otoni de Paula (@OtoniDepFederal) April 24, 2020
A deputada Caroline de Toni (PSL-SC) considera que o pronunciamento de Bolsonaro desmente as denúncias feitas por Moro. A parlamentar avalia, ainda, como correta a conduta da Procuradoria-Geral da República de pedir a apuração do pronunciamento do ex-ministro.
Do ponto de vista jurídico, uma vez que os fatos imputados pelo @SF_Moro foram desmentidos pelo PR @jairbolsonaro se pressupõe que não aconteceram e precisam ser provados. Correta, portanto, a conduta do PGR em pedir apuração, inclusive de eventuais crimes contra a honra do PR.
— Caroline De Toni (@CarolDeToni) April 24, 2020
Fora parte a política, o minimo que se espera de uma pessoa que aspira cargos públicos, além de conduta ilibada, é ser um pessoa ontada, ter carater e jamais utilizar-se de artifícios baixos para confirmar um ponto, tinha muito respeito pelo juíz Moro, hoje acredito que não votaria nele para nada. Não me inspira confiança. Conversas privadas nunca deveriam ser utilizadas, conversas privadas com seu presidente, e, até então, seu chefe direto serem utilizadas é o cumulo da falta de escrupulos e sordidez.
Presidente Bolsonaro, tens meu apoio e minhas orações. Sabemos o que está acontecendo, as hienas estão desesperadas. Logo, logo, … logo, logo, chegará a hora delas, assim todos saberão a verdade.
Hitler também tinha uma base de apoio fiel. Morreram todos com ele.
Então vá mata-los.
Devo desculpas ao Presidente por te-lo atacado após o pronunciamento do Morovaldo, mas qdo assiti a resposta do Presidente para mim ficou claro quem era o vilão. Qdo soube que o Morovaldo em coluio com a Globo havia gravado, por Whatsapp, suas conversas com o Presidente e Deputados para a Globo
As hienas estão aflitas, estão vendo o canhão apontado para elas! Vamos observar, vai ser divertido!
Antes que eu esqueça: #foraMaia