O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), viajou em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para curtir o Carnaval de Salvador (BA) e do Rio de Janeiro.
+ Leia mais notícias de Política no site da Revista Oeste
De acordo com o site da FAB, que registra voos de autoridades em aeronaves oficiais, Lira partiu de Brasília com destino a Salvador na manhã da sexta-feira 9. Na capital baiana, participou do bloco Vumbora, que teve entre as atrações o cantor Bell Marques.
No domingo 11, o parlamentar se deslocou no avião oficial do governo de Salvador para o Rio de Janeiro, onde desfilou pela escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.
Leia também: “Lira e os R$ 8 milhões destinados à Beija-Flor”
O site da FAB mostra que Lira foi a única autoridade a usar as aeronaves do governo de 10 a 13 de fevereiro.
A Força Aérea Brasileira informa que a solicitação do deputado foi por “motivos de segurança”. Cada voo fretado pelo presidente da Câmara teve oito passageiros. A lista é mantida em sigilo.
+ Lewandowski faz visita de “cortesia’ a Lira, depois de ausência do deputado em sua posse
O presidente da Câmara também usou voo da FAB durante o Carnaval de 2023, quando viajou de Salvador a São Paulo, em 19 de fevereiro, para participar das festividades.
Quando uma autoridade pode usar aviões da FAB?
Decreto da Presidência da República estabelece que é possível solicitar transporte aéreo do Comando da Aeronáutica em casos de emergências médicas, motivos de segurança e em viagens a serviço do Estado.
Procurada pela Folha de S.Paulo, a assessoria de Lira não justificou as viagens do presidente da Câmara no feriadão de Carnaval.
PRA FRENTEMENTE É QUE SE ANDA SUCUPIRA! diria aquele conhecido personagem, o prefeito ODORICO PARAGUASSU . Diferentemente de tantos, não me revolto nem me zango com a conduta lesiva da Pátria do nobre parlamentar Lira, mas sim com os leitores que o legeram. O POVO BRASILEIRO, EM SUA GRANDE PARTE, MERECE OS GOVERNANTES QUE TEM!
Esse é arthur lira, presidente da Câmara dos Deputados, uma autoridade, um grande representante do que há de pior na velha política brasileira. Já não bastasse a sua insensibilidade, indo divertir-se entre bicheiros e contraventores, para dizer o mínimo, enquanto o país está se desintegrando, ainda o faz torrando dinheiro público em voos da fab. É de lamentar ter-se um político desse baixo nível de responsabilidade e de moral.
“Motivos de segurança”? Desfilar na rua sem colete à prova de balas, cercado por centenas de foliões e com milhares de pessoas observando é tão ou mais seguro do que voar em aviões da FAB? Nunca pensei que a nossa força aérea estivesse tão desprestigiada por alguns.
O Brasil definitivamente não é um País sério. Pois nele um presidente da Câmara vai de avião bancado pelo seu povo pra pular com o Satanás a dança do fim do mundo.
Fico imaginando, se o Presidente da Câmara fosse de um partido de direita. Já haveria uma ação de algum político gazelante saltitador de esquerda no STF, questionando o uso do avião da FAB e, a essa altura, aquele tribunal já estariia cobrando esse usso. Já teriam protocolado pedidos de cassação de mandato desse hipotético presidente na Câmara. A imprensa teria transformado isso em um outro “Carnaval Fora de Época”. Enfim, “seria um escândalo”. Como é um político do esquema, ninguém fala nada. É tudo normal. Tudo pode.
Esse lira e o pachequinho são dois porcos chafurdando na lama. Merecem ser abatidos.
Imagino a frustração de um piloto da fab. O camarada provavelmente quando criança imaginava cruzar os céus num reluzente caça em busca de aeronaves inimigas, participando de operações arriscadas que exigem o máximo em perícia e habilidade ou ainda, levando suprimentos para tropas no front. Estuda prá valer, vence milhares de candidatos pelo país, e, quando finalmente vai assumir uma tão sonhada vaga de piloto na fab, descobre que seu trabalho se resume a levar autoridade com foro privilegiado em passeios de luxo com direito a acompanhante. Provavelmente o soldo até seja interessante, mas a realização deve ter ficado bem distante. Acredito que se agarra ao prazer de voar e deixa o restante em “ponto morto”, aguardando a aposentadoria.
Os políticos são todos gastadores contumazes. Nada produzem de interesse da sociedade. São um peso morto nas costas do espoliado pagador de impostos. Odeio políticos.
Enquanto não houver candidatura avulsa não há democracia de fato. Por que nossos representantes devem se filiar a um partido para nos representar? Apenas para dar poder aos partidos, em detrimento do povo.
Este aí so fez porcaria no carnaval.
O pior exemplo de todo o Brasil.
Um zona literalmente.
O maior problema não são os eleitos mas o próprio processo eleitoral. VOTO DISTRITAL E RECALL dos mandatos JÁ!
Tudo é festa nesse país infeliz.
Quanta cara de pau… Todos querendo seguir o exemplo do casal que chefia a quadrilha…