O juiz instrutor Airton Vieira, assessor principal do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), expressou preocupação, em áudios (ouça abaixo), sobre a atuação dos gabinetes do ministro no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nesta terça-feira, 13, a Folha de S.Paulo informou que o ministro usou ilegalmente a Corte Eleitoral na produção de relatórios sobre jornalistas e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, no Inquérito das Fake News.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em mensagens de 10 de outubro de 2022, Vieira mostrou receio de que a prática se tornasse pública. Segundo a Folha, mensagens entre Vieira e Eduardo Tagliaferro, então chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, revelam que o setor de combate à desinformação do TSE se tornou um braço investigativo do gabinete de Moraes no STF.
Preocupações com a autoria dos relatórios
Tagliaferro declarou que “cumpria todas as ordens que eram dadas e que não se recorda de ter cometido qualquer ilegalidade”.
No áudio de outubro de 2022, entre os turnos eleitorais, Vieira menciona a necessidade de atribuir a produção dos relatórios ao TSE, não ao STF, para evitar “qualquer detalhe, que possa virar, amanhã ou depois, objeto de dor de cabeça” ao ministro Alexandre de Moraes.
Leia também: “Um Lula de toga”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 224 da Revista Oeste
Dessa forma, ninguém poderia questionar a autoria do pedido dos relatórios. Vieira já havia feito pedidos a Tagliaferro, que resultaram em relatórios com o timbre do STF.
Em uma mensagem, Vieira solicitou um relatório, e Tagliaferro respondeu com um documento sobre um vídeo do “Grupo Brasil Conservador” atacando a integridade das urnas eletrônicas. O relatório tinha o timbre do “Supremo Tribunal Federal”.
Mudança na autoria e novas instruções
Em áudios, Vieira pediu a mudança da autoria dos documentos para esconder a origem da solicitação. Ele afirmou ter conversado com Cristina Yukiko Kusahara Gomes, , sobre a substituição do timbre do STF pelo do TSE. Ela é chefe de gabinete de Moraes no STF.
Vieira sugeriu que a produção fosse atribuída ao “dr. Marco Antônio”, referindo-se a Marco Antônio Martins Vargas, juiz auxiliar de Moraes no TSE.
Leia mais: “O Brasil de 2024 tem cara de 1984”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 229 da Revista Oeste
“Atualmente, o ministro passa por uma fase difícil, qualquer detalhe pode virar dor de cabeça para ele”, justificou Vieira.
Cerca de dois minutos depois, ele enviou outro áudio, em que detalhou a forma correta de solicitar relatórios. Ele mencionou que deveria mandar um ofício ao presidente do TSE pedindo que repassasse a ordem a Tagliaferro. Vieira reconheceu a irregularidade dos pedidos diretos a Tagliaferro, afirmando que “ficaria chato” se descobrissem a forma de atuação.
Ouça os áudios da conversa entre Airton Vieira e Eduardo Tagliaferro, com pedidos de Alexandre de Moraes
O juiz instrutor Airton Vieira, principal assessor de Alexandre de Moraes no STF, demonstrou em áudios a preocupação com a forma de atuação dos gabinetes do ministro. OUTRO LADO: Ministro e seus auxiliares foram procurados e não responderam aos questionamentos. 📲 Leia mais na… pic.twitter.com/Mim4M4krzP
— Folha de S.Paulo (@folha) August 13, 2024
PEDIDOS DE MORAES | Áudios obtidos pela Folha mostram como Moraes, por meio de auxiliares, usou informalmente a assessoria do TSE para pedir relatórios que embasavam suas decisões no inquérito das fake news no STF. Leia mais na #Folha: https://t.co/Tdkk3imndH
— Folha de S.Paulo (@folha) August 13, 2024
📰Fabio Serapião e… pic.twitter.com/RQagNHNWGi
Servidores públicos NÃO eleitos provocando todo este rebuliço na nação! Triste. Cadê o Senado da república para corrigir isso?
Tem que colocar as mãos em toda a turminha, cadeia direto pra todos + o Tófoli.
Quero as imagens do aeroporto de Roma que está nas mãos do FDP do Toffili!
E aí senadores vão ficar esperando o que? Tenham coragem
E coloquem esse autoritário no olho da rua ..
O STF não está mais aguentando o peso do lulopetismo, vão afundar juntos.
Ministro do STF FRAUDADOR, aonde chegamos, tudo isso graças ao Pacheco e a covardia das FFAA. Brasília virou um prostítulo.
Prostítulo é há muito tempo! Lembre-se da casa em que o caseiro Francenildo contou rolar encontros! Sem contar os arranjos e acordos realizados, por exemplo, para evitar o impeachment de Dilma!
Falta decência de toda ordem!
Que vergonha Ministro Moraes, atuando fora da lei.
Queria saber a que se referia o ministro Benedito Gonçalves, quando no dia da diplomação do Lula disse:
“Missão dada, missão cumprida”. Qual foi a missão?
Se fosse japonês o careca a essa hora já teria cometido suicidio .
Nada acontecerá…como sempre.
Que otimismo Sandra
Vai acontecer sim, muita coisa está mudando, quem fez essa denúncia foi a FOLHA, entendeu? A velha mídia mudou e mudou muito, muita coisa está acontecendo, a Globo o Estadão o consórcio todo, se a senhora ainda não percebeu isso não acompanha os fatos, mas se por acaso lê notícias gostaria que a senhora me explicasse porque mudou, o que está por trás disso, será pesou para o sistema?
Nada acontecerá…como sempre.
QUE ESCÂNDALO. ALEXANDRE DE MORAES instruía pessoas do TSE a fazerem relatórios contra Bolsonaristas e, pedia para que enviassem para seu Gabinete no STF como se ele próprio (Alexandre de Moraes) NÃO estivesse por trás desses relatórios, que logo em seguida ele usava como argumento para aplicar todo tipo de restrição judicial às pessoas denunciadas nos relatórios.
Em outras palavras, ele, ALEXANDRE DE MORAES,orientava as investigações de forma disfarçada, para depois Julgá-las. Era o VERDADEIRO INVESTGADOR e Juiz, ao mesmo tempo.
O Senado Federal precisa se manifestar IMEDIATAMENTE. O Brasil todo está aguardando.
Só uma dúvida, a Folha está agora descartando o ministro?
Talvez ele não seja mais necessário ….
Brasil sil sil
Brasil sil sil