Nesta segunda-feira, 9, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou à Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo que use câmeras corporais nas fardas de seus agentes.
Além disso, o juiz do STF estabeleceu ao governo Tarcísio:
- A divulgação de dados no portal da Secretaria de Segurança Pública;
- A recomposição do número total de câmeras para o mínimo de 10.125 equipamentos em operação;
- A gravação ininterrupta até que seja comprovada a efetividade do sistema de acionamento remoto (automático e intencional);
- O fornecimento de informações sobre os processos disciplinares por descumprimento do uso das câmeras corporais;
- A apresentação mensal de relatórios pelo governo de São Paulo sobre o andamento das medidas.
Barroso atendeu a um pedido da Defensoria Pública do Estado. “Identifico um agravamento do cenário fático em relação à situação observada em dezembro de 2023, quando foi ajuizada a presente contra cautela”, observou Barroso, no despacho. “Essa é a premissa adotada nessa decisão, conforme histórico da política pública de uso de câmeras corporais pela PM do Estado de São Paulo.”
“Apenas nos últimos dois meses, foram divulgados diversos episódios alarmantes de violência policial contra pessoas que não ofereciam risco ou resistência”, afirmou o presidente do STF. “Em 1º de dezembro, um policial militar foi flagrado arremessando um homem de uma ponte na zona sul da capital, ato que gerou indignação pública e levou ao afastamento dos agentes envolvidos. No mesmo dia, um motociclista e sua acompanhante foram agredidos com socos e chutes na zona norte de São Paulo. Em 20 de novembro, policial militar matou um estudante de medicina, executado com tiro à queima-roupa em abordagem da polícia em hotel na Zona Sul de São Paulo.”
Leia também: “Aposta na ditadura”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 246 da Revista Oeste
Desde quando o STF (qualquer dos ministros de lá) tem competência para dar uma ordem dessas? (aliás, quem são eles para dar ordem???!!!). Se as câmeras são boas ou não, se funcionam ou não, se devem ser instaladas nos uniformes dos PM ou não, se ligam direto ou por controle remoto… isto não é da conta dos ministros do Supremo! Nem é da conta nem da ALESP! Quem decide isso é o governador! Ônus ou bônus político dele. Se o Tarcísio obedecer, já era. Terá de cumprir todas as ordens que vierem de lá, por maiores que sejam as aberrações.
“Vamos empurrar a história” …
Tudo q fizer pra conter a violência desses bárbaros será bem vindo.
E os juristocratas totalitaristas continuam a rasgar a CF por todos os lados – são eles o Poder Executivo? Não. Legislativo? Não. Moderador? Não. Foram eleitos por quem? Ninguém.
Que Tarcísio e outros governantes se insurjam contra esses demônios de toga de uma vez por todas, e que os defenestrem do ora pequeno stf para que o Brasil volte a ser uma democracia novamente.
Determina? O asquerroso e sua gangue vão acabar. Ordens e lógica irracionais para o pensamento tradicional.
Mas o Rio continua lindo!!!!!
Essa toga age em favor de quem? Aliás, é a mesma toga que defendeu C Batisti, dizendo que é inocente. Inocente com quatro assassinatos na Itália,. Bastou o Bolsonaro assumir, ele foi deportado e direto para a cadeia, onde confessou os crimes. Assim, togas que protegem bandidos, soltam corruptos, devolvem dinheiro a ladrões, dia pós dia, caem em descrédito junto ao povo. Sem esquecer, essa toga confessou atuar politicamente: “Nós derrotamos o Bolsonarismo!”. Até hoje não explicou quem compunha o “nós”. E por essa função de lado político, ele deveria ter sido cassado.
E o governador? vai abaixar a cabeça e obedecer sem questionar? Ele recebeu votos para gerir o Estado de SP. E o Barroso recebeu quantos votos? É descarada a intromissão do STF no Legislativo e no Executivo. Ninguém reage. É um absurdo.
E na ditadura tupiniquim, o ditador dá ordens em quem ele quer. Eles não têm mais limites. Continuarão avançando, já que não encontram barreiras e estão curtindo os superpoderes.
E aí, vai peitar o Caiado também?
O Ministro Barroso, o mesmo que repetiu a frase do Zé Daniel Dirceu , ” eleição não se ganha, se toma “, ou ” nós vencemos o bolsonarismo “, não se dá conta da realidade, tal é a sua afetação seletiva. Vamos aos números e fatos, senhor Barroso? Todas as vidas importam, mas que tal FAZERMOS CONTAS e uma comparação estatística? O Estado de São Paulo tem 46 milhões de habitantes e de Janeiro a Setembro, NOVE meses, portanto, as Polícias do Estado mataram 491 pessoas, que numa conta rápida equivale a 55 mortes por mês. No Estado da Bahia, com 14.850.513 habitantes, as Polícias mataram em SEIS meses 831 pessoas e chegamos à média mensal de 138 mortes. Então, as Polícias da Bahia matam a cada mês 83 pessoas a MAIS que as de São Paulo. Contas e estatísticas desmascaram as narrativas. O pano de fundo de mais essa matéria encomendada, é que o Tarcísio aparece bem posicionado em uma eventual eleição para a Presidência da República e como no caso da candidatura do Bolsonaro, a velha imprensa já está de cócoras para os donos do poder fazendo o trabalho sujo como em 2017/2018, achando que as pessoas têm amnésia permanente. Os ataques ao Tarcísio vão AUMENTAR, mas o choro é livre, como disse a Maju. Então, Ministro Barroso, o senhor vai determinar que as Polícias do Estado da Bahia, há anos massacrado pelo PT, usem câmeras também, ou é apenas mais um ativismo deletério do senhor?
No estado onde ele vive os policiais
Também precisam usar câmeras ,
Ou apenas estão proibidos de subir nos morros ?
Caiado disse em bom tom que seus policiais não usariam câmeras….o governador do Estado mais forte da Nação não deveria ceder para esse membro do STF (não é juiz)….afinal de contas foi eleito pela grande maioria dos paulistas e tem seu apoio……….
O povo escolhe o governador com milhões de votos para governar….mas quem não tem mais de meia dúzia de votos se intromete para governar.
Até quando nosso país será afrontado por estes usurpadores ?
Típica decisão que fere o pacto federativo. Ilegal em todos os sentidos. O Estado de SP é o segundo que tem os melhores índices de segurança do Brasil, mas o canalha não fala nada de Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia Amapá. Isso é militância jurídica, e deveria ir ao plenário dos outros 11 bandidos, pelo menos
Até quando vamos aturar este “STF”?
Quando o mesmo será pedido aos estados tendo os PTralhas no poder?
A BANDIDAGEM AGRADECE PENHORADAMENTE !!!
Este Barroso é um advogado de toga que só defende os corruptos e vagabundos.
O pior presidente que o stf já teve. Na sua gestão, a criminalidade está aumentando, assim como a insegurança jurídica. O stf virou caso de polícia.