O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse, nesta quinta-feira, 9, que já autorizou o repasse de quase R$ 65 milhões para o Rio Grande do Sul (RS) oriundos do Judiciário.
De acordo com o juiz do STF, os valores são provenientes de “recursos depositados judicialmente referentes às penas pecuniárias pagas em substituição às penas privativas de liberdade”.
“Essa foi a colaboração financeira que o Judiciário pode dar”, disse Barroso, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, depois de participar de uma reunião com o presidente Lula e ministros de Estado do governo. “Há emergências e depois vai vir a reconstrução.”
Tragédia no Rio Grande do Sul
Desde o início das fortes chuvas, na semana passada, o RS registrou 107 mortes, 136 desaparecidos e 374 feridos. Há 232,6 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 67.563 em abrigos e 165.112 desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).
O RS tem 428 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,476 milhão de pessoas afetadas.
Leia também: “Militante supremo”, artigo publicado na Edição 184 da Revista Oeste
Quando é aumento para o judiciário é na casa dos bilhões.
caridade com dinheiro dos outros é fácil, quero ver abrir a própria carteira.