O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, avaliou positivamente o desempenho da mais alta Corte do país, apesar de pesquisas de opinião — cuja importância ele minimizou — indicarem uma alta da rejeição.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
“O Supremo tem feito muito bem ao país”, disse, em entrevista à Folha de S.Paulo, publicada na edição deste domingo, 31, na qual também atribuiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à direita o desgaste e os embates com o Supremo.
Segundo ele, “houve um presidente da República que elegeu o Supremo como seu adversário” e que “atacava o tribunal e ofendia seus integrantes com um nível de incivilidade muito grande”. Para Barroso, essa postura “foi relativamente tolerada por um grande contingente de eleitores que se identificaram com aquela linguagem e atitude”.
E os deputados de direita também agem nessa linha, afirmou o ministro: “É natural que estes parlamentares [de direita] queiram corresponder às expectativas dos seus eleitores que acham que o Supremo é parte do problema”.
+ ‘Derrotamos o bolsonarismo’, diz Luís Roberto Barroso
Segundo a Folha, o ministro, que não ocupa cargo eletivo, “tem procurado convencer eleitores, e indiretamente aos seus representados, de que o Supremo não é parte do problema, mas da solução”.
“O Supremo tem feito muito bem ao país. Na defesa da democracia, nós prestamos um serviço importante. Não acho que o STF acerta sempre, como uma instituição humana, ele tem falhas. Num colegiado, pessoas têm ideias próprias, às vezes um de nós diverge de alguma linha que prevaleça, ninguém é dono da verdade”, afirmou à Folha.
Barroso minimiza rejeição ao STF: ‘Conceito volátil’
Durante a entrevista, Barroso foi questionado sobre o aumento da rejeição à Corte. O Datafolha mostrou que o índice subiu de 31% para 38%. Ele disse que não se pode medir se o tribunal está prestando adequadamente o serviço que lhe cabe em pesquisa de opinião pública, mas que graças ao Supremo as instituições sobreviveram a uma tentativa de golpe.
+ ‘Perdeu, mané, não amola’, diz Barroso, a apoiador de Bolsonaro
“Nós conseguimos deter o populismo autoritário, prestamos um serviço imprescindível ao país, que é a preservação da Constituição e da democracia”, declarou. “O Supremo cumpriu o seu papel. Opinião pública é um conceito um pouco volátil, ela varia e muda a opinião pública de lugar com frequência. Eu sou um sujeito que eu vivo para a história e não para o dia seguinte”, declarou Barroso.
‘Pacheco é uma liderança importante e extremamente civilizado’
O presidente do STF também respondeu sobre a reação do Senado para tentar reduzir poderes do Supremo. Parlamentares frequentemente criticam a Corte pelas decisões que invadem a competência do Legislativo. Em novembro, o Senado aprovou uma alteração na Constituição para reduzir a possibilidade de decisões monocráticas dos ministros.
Adotando um tom político e conciliador, Barroso disse discordar do termo “pautas anti-STF” e afirmou ter uma relação muito boa com Pacheco, “uma liderança importante e extremamente civilizado e educado”, e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Para ele, o problema não seria exatamente reduzir poderes do STF, mas o momento em que isso é feito. “O que eu verbalizei mais uma vez é que mexer no Supremo, no ano em que foi invadido por ‘golpistas antidemocráticos’, é uma simbologia ruim.”
Barroso defende as penas elevadas aos presos do 8 de janeiro
Luís Roberto Barroso também defendeu as penas elevadas — até agora 30 pessoas foram condenadas e a maioria a penas entre 14 e 17 anos — aplicadas pelo STF aos presos do 8 de janeiro.
+ STF condena mais 5 réus pelos atos de 8 de janeiro
Segundo ele, a intenção é dissuadir outros atos semelhantes, pois se o STF “tivesse sido tolerante com o que aconteceu, na próxima eleição o lado que perdeu poderia se achar no direito de fazer o mesmo”.
“No momento que os fatos acontecem, as pessoas têm uma reação muito indignada e querem uma punição exacerbada, mas na medida que o tempo vai passando, essa reação vai diminuindo e as pessoas começam a ficar com pena”, disse à Folha.
????
Ele esqueceu da palavra “MAL”. A frase correta seria “ O SUPREMO FAZ BEM MAL AO PAÍS”
“REJEIÇÃO DO STF: Conceito Volátil”. Esta é a visão de mundo de quem vive numa bolha, desconsiderando a realidade do mundo aqui fora. É triste constatar que, quando pensamos que já atingimos o fundo do poço, descobrimos que ele não tem fundo, assim, podemos esperar o mergulho do pais numa escuridão, com o apagão das ideias divergentes, transformando a população brasileira em verdadeiros zumbis, sem outra opção.
O pais neste momento precisa de homens que tenham o domnio do que e certo, esse ministro por diversas vezes mostrou que tem lado, E triste termos um STF com este grupo de pessoas que nao cunpre a CONSTITUIÇAO BRASILEEIRA
O comentário do Osmar Martins Silvestre resume bem a passagem que fará o infeliz ‘magistrado’ pelo STF, aquele Supremo, quando SUPREMO, que já abrigou juristas de grande saber, inclusive jurídico, e que não se vergaram à paixão pelo poder e pela vida nababesca.
A questão que não se cala, é se esse Senhor é apenas um canalha ou um alienado com severas restrições cognitivas!
Já nem é mais ativismo politico, já virou piada, de mal gosto.
Eu nem me dei ao trabalho de ler, já pela capa da matéria eu vim logo pra parte dos comentários. Esse Barroso é um 1d10ta , 1mb3cil, v4g4bund0, que só fala m3rd4. Esse sujeito é os parea dele são todos farinha do mesmo saco, deveriam ter partido pro inferno a muito tempo, mas satanas não quer ter competição por lá, por isso deixa esses trastes por aqui fazendo o trabalho dele que é infernizar a vida dos pobres e miseráveis. Se considerarão deuses do olimpio, intocáveis, mas serão derrubados, cairão feito b0st4 nos vasos sanitários. Deus não deixa que o mal prevalência sempre.
stf é um câncer no país.
Essa figura certamente vai ficar na História, como disse, mas não como acha que será lembrado. Hitler, Stalin, Mussolini também estão na História. Quando esse indivíduo fala, eu fico sempre com uma grande dúvida: ele é burro, ou mentiroso? Acabo concluindo que ele é as duas coisas ao mesmo tempo. Ademais, é um debochado, adora um holofote como geralmente acontece com pessoas que gostam do que ele gosta. Não nasceu para julgar, acha-se o sujeito mais culto do mundo, não admite que não gostem dele, tem lado, não julga pelos fatos mas pelo seu “coração”. Haja vista que defendeu o Battisti e o João de Deus achando-os inocentes só porque eles lhe eram “simpáticos”. E acha-se infalível, não consegue enxergar a um palmo do nariz. Pobre coitado que não entende que tudo que é e tudo que tem, lhe foi dado, nada mais, nada menos, que por Dilma. Isso explica tudo.
Feliz 2024, essa foi a piada pra fechar de vez 2023!
Afirmações desse inútil ministro Barroso: “nós derrotamos o bolsonarismo”, “perdeu mané”, ” meu Deus do Céu, essa é nossa alternativa de poder” (sobre o PMDB), e varias decisões como apoiar a esquisita e farsante “delação premiadíssima” do criminoso empresário Joesley da JBS, que gravou e filmou somente Temer e Aécio, esquecendo-se de Lula e Dilma.
Disse Barroso sobre as prisões dos manifestantes de 8 de janeiro: A intenção é dissuadir atos semelhantes, caso sejamos tolerantes com o que aconteceu, na próxima eleição o lado perdedor, dar-se-ia o direito de fazer o mesmo.
Então eu pergunto: em vez de colocar pessoas inocentes na prisão por 17 anos, somente para dar um exemplo de que protestar contra atos de roubo dentro do regime petralha, é considerado um ato de traição à pátria. Não seria mais fácil simplesmente instituir as urnas auditáveis com os votos impressos e eliminar toda essa controvérsia? Há de tudo dentro do STF, menos a inteligência.
Esse cara viaja na maionese. O país tá cada vez pior , justamente por deles.
Ate que enfim o Ministro Barroso tem razao.
O STF fez um grande bem ao Brasil, possibilitou ao povo conhecer a profundidade da corrupçao, da quantidade inimaginavel de impostores e corruptos infiltrados na justiça brasileira, do poder sem limites de acusar, julgar e condenar sem que a vitima do STF tenha o direito de defesa.
Passei a ter a convicçao de que a unica soluçao sera uma revolta ARMADA DO POVO CONTRA A DITADURA DO JUDICIARIO.
Passamos a ter um STF comprando armamento e contratando mais seguranças com a unica intençao de ter uma proteçao contra o povo.
OS SRS SAO UNS IMPOSTORES, ESTAO TOTALMENTE CONTRA A CONSTITUIÇAO DO BRASIL, E ESTAO COMO MINISTRO NAO PELA FORÇA DO SABER JURIDICO, CONDUTA ILIBADA, MAS PELO PODER POLITICO CORRUPTO, DOS AMIGOS DOS AMIGOS. Todos os presos de 8 Jan sao a prova viva e morta do PODER DETRUIDOR DE UMA JUSTIÇA PROPINADA POR IMPOSTORES.
Lixo, entulho , pária e boca de veludo.
Confessou que as penas aplicadas de 17 anos de prisão não obedecem ao que diz a lei, mas para colocar medo nas pessoas, e evitar qualquer tipo de manifestação pública, é preciso acrescentar um C de canalha na sigla STF.
O veludoso dar uma entrevista para a Folha é o mesmo q a mãe do Tiririca dizendo q ele é lindo. Previsível! Folha e ésseteéfe são entes de um mesmo sistema q atua para se preservar. As perguntas são como passes com a bola arredondada para o atacante dar um chute em cheio e fazer um golaço. A reportagem com as perguntas e as respectivas respostas não servem para nada. Na verdade para um coisa serve, mostra como ele veludoso e todo o ésseteéfe trabalharam para derrubar o governo anterior e colocar um ladrão condenado de volta ao poder.
OU ele mente ou é desinformado. Nâo existe pesquisa cienfíca provando que só os direitistas criticam o STF. Ele é totalmente de esquerda comunista e não sabe os conceitos de sistemas e regimes políticos.
Para esse cego torto, tudo que é de ruim para o país, para os brasileiros, é bom para ele. O mundinho dele é numa bolha cor de rosa.
Só vomitando!
Os ministros do STF fazem muito mal a nação, atuam politicamente, não respeitam a Constituição e nem a PGR. Instituição decadente, grande maioria do povo detesta essa corja de togados IMORAIS..
Barroso dizer que a direita e o ex-presidente é que levaram ao desgaste do STF. Ministros militantes políticos que viajam para o exterior para falar mal do presidente e mentir , como fez Barroso em um evento dizendo que o povo queria a volta do voto em papel. O povo queria o voto auditável aprovado pelo Congresso, agiram para barrar a implantação, por qual motivo??? Por que não liberaram o código fonte na ocasião qdo foii solicitado. O que tem a esconder??
Moraes é um ditador, destruiu famílias, levou um cidadão a morte por suas arbitrariedades e para justificá-las, tem a cara de pau de dizer que foi para defender a democracia e o Golpe de Estado.. Cínico, que golpe? O governo atuou na invasão ao prédios se omitindo, permitindo a baderna para ter ganho político, não enxerga quem não que, ou aqueles que não tem cérebro. . O Dino não preservou ou destruiu as imagens. Por qual motivo?
Golpe deu o STF quando descondenou o maior corrupto do país, para elege-lo Presidente, inventando a lei do CEP. Muito cinismo desses togados. Os corruptos estão todos livres graças ao STF. Entrevista vergonhosa.
Como que um peste deste analisa a inteligência do povo brasileiro, deve pensar que todos tem o msm QI que ele, ou esta igualando a conta bancaria engordada pelas propinas dele com o povo. Que aparece de absurdo nos noticiários é irritante, no tal Google notícias então, pelo amor de Deus deixa qualquer um pasmo.
Assim como o Xandão é um psicopata, esse aí é um cínico. Ele gosta de provocar. Juntos com o Gilmar formam o trio mais tenebroso da política. Uma indignidade.
Esse parasita vive em outro mundo, só pode, essa voz de veludo deve estar tirando o sarro, saia então a rua, vá passear num shopping para ver o bem que vcs estão fazendo, só se for para os petralhas…
Put’s como é que pode um cara dizer essas barbaridades e muitos acharem que é normal.
Apesar de que quem endeusa João de Deus e professa inocência de Césari batista mostra que tipo de cabeça tem.
No meio de tanta piada como é que ele foi esquecer a do português?
Vem para a rua comemorar com o povo o excesso de benfeitorias feitos por voces. Nao tem notavel saber juridico, nao foram eleitos pelo povo, defendem uma urna eletronica nao confiavel, nao exercem o poder em nosso nome e foram indicados por “amiguismo”.
Transformaram o stf em um poço de odio, mentiras, e autoritarismo. Uma instituiçao podre que nao tem o pais como prioridade. Voces sao asquerosos!
Triste o país onde um ministro do seu supremo tribunal federal atribui “o desgaste da corte à direita”. Numa democracia que mereça esse nome, um magistrado aplica as normas da Constituição Federal sem favorecimento à esquerda ou à direita.
Esse é o verdadeiro MANÉ
Put’s como é
Put’s como é
Hummmm vai se confirmando e evidenciando. Ditadores sempre acham que são a melhor opção.
Muito óleo de peroba para este Cara de Pau.