O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parece estar mais receptivo quanto à possibilidade de desistir da eleição. Segundo fontes ouvidas pelo jornal ABC News, ele teria até mesmo solicitado uma pesquisa para avaliar o desempenho de sua vice, Kamala Harris, em uma possível disputa contra Donald Trump.
Apesar disso do pedido de Biden a aliados, ainda não há sinais de que ele tenha decidido desistir da eleição deste ano. Entretanto, democratas proeminentes têm aumentado a pressão para que ele desista da corrida presidencial.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Atualmente, Biden está se recuperando da covid-19 em Delaware, o que lhe proporciona uma oportunidade para reunir pessoas, conversar e refletir sobre o futuro. Um funcionário sênior da Casa Branca negou à ABC News que o presidente tenha tomado sua decisão sobre a eleição.
“Qualquer um que tenha falado com Joe Biden nas últimas 24 horas pode dizer que isso não é verdade”, declarou. “Ele vai ganhar a nomeação e, em seguida, o partido vai precisar se unir. Ele vai ganhar.”
+ Em vídeo vazado, Trump diz que Biden vai desistir e Kamala Harris será candidata
Já outra fonte ouvida pelo jornal Reuters afirmou que o presidente está levando a sério os apelos do partido para que desista da disputa com Donald Trump. A pesquisa de Kamala Harris seria um indicativo dessa mudança de posicionamento.
“O exame de consciência de Biden está realmente acontecendo, tenho certeza disso”, declarou uma das fontes. “Ele está pensando sobre isso muito seriamente.”
Nancy Pelosi diz que Biden pode não ganhar a eleição
Um dos nomes mais influentes dentro do Partido Democrata, Nancy Pelosi disse a Joe Biden que ele pode não vencer a eleição deste ano. Também apoiou o pedido do parlamentar da Califórnia, Adam Schiff, para que Biden desistisse da disputa, segundo uma fonte da Casa Branca à Reuters.
A fonte também disse que Pelosi teria sido pega de “supresa” com os comentários de Adam Schiff sobre a candidatura de Joe Biden. Declarou não ter sido consultada antes do parlamentar tornar pública a sua opinião.
+ Barack Obama sugere que Joe Biden deve reconsiderar sua candidatura à reeleição, diz jornal
Em um comunicado na última quarta-feira, 17, Schiff expressou “sérias preocupações” sobre a capacidade de Biden de derrotar o republicano Donald Trump, sendo o primeiro democrata a falar publicamente depoi da tentativa de assassinato de Trump no sábado.
A campanha de Biden esperava que o incidente, no qual uma bala atingiu de raspão a orelha de Donald Trump, abafasse os pedidos para que ele se retirasse da corrida de 2024 antes da declaração de Schiff.
“Nancy está por toda parte”, disse a fonte da Casa Branca. “Ela não erra. Schiff não agiria sem a aprovação dela.” Acrescentou que Pelosi estaria “convencida de que o sentimento público é contra o presidente dos Estados Unidos e ele não pode mudar isso.”