Em recente entrevista a diversos veículos de comunicação, o empresário e cofundador da Microsoft, Bill Gates, manifestou surpresa com a mudança política de líderes do setor tecnológico em direção à direita.
Figuras proeminentes, como Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos (Amazon) e Elon Musk (X, Tesla e SpaceX), aproximaram-se de Donald Trump durante a campanha presidencial dos Estados Unidos. E estreitaram ligações depois da vitória do republicano.
“A guinada à direita do mundo tech me surpreendeu”, afirmou Gates à revista Veja e a veículos de imprensa internacionais.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O empresário, que se identifica politicamente como de centro-esquerda, defende um sistema tributário progressivo. Essa posição contrasta com a recente tendência no setor de tecnologia, agora mais inclinada à direita.
Gates destacou que, há alguns anos, apenas Peter Thiel, cofundador do PayPal, expressava opiniões políticas menos convencionais dentro do mundo tecnológico. À época, a maioria dos líderes do setor era de esquerda ou de centro-esquerda.
O que Bill Gates diz sobre Elon Musk
“Musk foi bom comigo em alguns momentos e mau em outros”, disse o cofundador da Microsoft. “Já conversamos sobre filantropia, e não teria problema em trabalhar com ele. É brilhante, rico e influente.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Gates relata que, em um encontro realizado em Mar-a-Lago, na Flórida, depois do Natal, esperava encontrar Musk. Contudo, o dono do X não estava presente. “Por causa da Gates Foundation, mantenho contato com qualquer governo, republicano ou democrata” disse o cofundador da Microsoft, ao justificar a ida à casa do presidente dos EUA.
Leia também: “O linchamento de Elon Musk”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 231 da Revista Oeste
Esse bandido esquerdalha quer? Quero que se foda Gates .