Dom João de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel, considera a revogação da Ordem do Mérito Princesa Isabel pelo Ministério dos Direitos Humanos como um “primarismo revanchista” do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informação publicada pelo jornal Folha de S.Paulo no último dia 5.
A Ordem, criada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, foi substituída pelo Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos pelo atual governo. O bisneto da Princesa Isabel vê na medida um ato político, tendo como base a polarização do Brasil.
Ele acredita que a homenagem a Luiz Gama não é injusta, e que ele foi tão importante quanto a sua avó para a abolição da escravidão no país. Para João, “sem outras forças abolicionistas, nada teria acontecido.”
Dom João cita também os abolicionistas José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e André Rebouças como merecedores de homenagens deste porte.
O Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos vai ser concedido a cada dois anos a pessoas físicas ou jurídicas cujos trabalhos se destacaram na promoção e defesa dos direitos humanos no Brasil. A medida foi anunciada pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.
Concordo plenamente com Dom João.
A ideologia predominante neste governo pretende deliberadamente apagar a História e solapar as melhores tradições do povo brasileiro, por meio da destruição de seus próceres e de tudo o que eles representam.
Interessante retira homenagens a uma mulher fundamental do passado, e dá alguns cargos meramente simbolicos a mulheres no presente, assim fica na mente desse presidente ai tudo igual
É por essas e outras que nosso país não tem identidade. Não tem heróis. Olhamos para o passado e não encontramos em quem nos espelharmos. Todos os nossos antepassados são vilipendiados, não importa o que tenham feito. José Bonifácio, O Patriarca da Independência, nosso Benjamim Franklin, quem se lembra? O americano estampa uma de suas cédulas, o nosso, ninguém sabe quem é. Ambos tiveram o mesmo papel na independência de seus países. O nosso, foi tão importante, que D. Pedro I o indicou para ser o preceptor de seu filho, D, Pedro II. Após sua abdicação, D. Pedro I o escolheu, por saber quão qualificado ele era, para educar o principal executivo do Brasil. A Princesa Isabel, sim, ela teve importância fundamental na abolição da escravatura, perdeu sua coroa por isso. Agora é condenada ao esquecimento, por um boçal. E assim a sociedade brasileira vai ficando sem referências. É isto que a esquerda quer.
Não adianta que ainda estamos só no começo destas bestialidades do esquerdopatas. Primeiro, é uma falta total de sensibilidade por parte deste ignóbeis. A Princesa Isabel, combateu de frente todos os fazendeiros escravocratas sozinha, seu pai nem estava no Brasil neste momento. Agora, trocar o nome por um Jurista quando a justiça que nos chega até hoje é tão politizada e sem moral.
O deputado tem razão quando indica diversas outras pessoas que poderiam ser homenageadas no título da medalha. O argumento divulgado pelo do governo para cancelar a medalha foi o de que não é adequado uma pessoa de cor branca ser homenageada pela extinção da escravidão. Mas é preciso verificar na História que a escravidão não foi inventada por brancos nem exclusiva de negros. Já existia na América quando Colombo chegou. Sempre existiu na África e ainda existe. A palavra escravo vem de eslavo, da Europa Oriental onde milhões de brancos foram escravizados por vários impérios. Finalmente também é preciso constatar que brancos foram os primeiros a acabar formalmente com a escravidão, em 1833, na Grã-Bretanha.
SeuOtario, acho que voce com seu odio nao consegue ser cognitivo. Otario, e o codinome que voce atrelou a sua personalidade. Otario, enquanto voce insistir em ter codinome otario, ninguem vai ter condolescencia a sua pessoa. Otarip, tenho certeza que voce acompanhara Cazuza e tera codinome ” beija flor “..
Lula não governa e só persegue opositores políticos. Ele tenta, de qualquer jeito, implantar no Brasil o socialismo, comunismo, ou sei lá mais o que, para tornar o Brasil naquilo que não deu certo em lugar nenhum do mundo. Paciência. É esse o homem que queria pacificar o país? O governo completou mais de 100 (cem) dias sem apresentar nada de positivo ao povo brasileiro. Lula quer anular a figura histórica da Pricesa Isabel e desmoralizar seus descendentes. Lula é cruel. Esse indivíduo só ama o seu egocentrismo e mais ninguém. Que Deus tenha piedade desse país.
Qual seria o prêmio para o nosso “querido” CORRUPTO e LAVADOR DEC DINHEIRO ex- presidiário LULA DA SILVA?
É mesmo? Mande o ladrão de nove dedos lamber xuxu cara.
Querem valores Históricos de quem não sabe nem ler ou compreender a História? O presidiário é é sempre será um ladrão.
Pobre Princesa Isabel, ainda tem sua memória enxovalhada pela quadrilha petista!
O bom mesmo desse governo é gostar e honrar governos comunistas e ditatoriais é disso que a esquerda gosta.
Provavelmente o canalha ‘alma mais honesta desse lixo de país’ vai instituir a medalha Fidel Castro ou Che Guevara covardes assassinos travestidos de revolucionários.
Otario, acho melhor do general Ulstra, que tortura mulheres e mostrava a filhos ainda criancas as mais em estado deploravel. Otario, gostou da ideia?
Além de ter que aturar essa corja no poder temos ainda que ‘aturar’ essa corja de zumbis militantes alienados que acham que têm o direito de policiar e afrontar os comentários de outros leitores. Parece que tenho mais outro traveco que aparece sempre que posto qualquer opinião. De um traveco já reclamei à Revista Oeste, agora arrumaram outro. Já disse que não gosto de kool de traveco, arrume outro namorado para perseguir. Militantes sujos e lacaios são iguais, não importa o lado ativista a que pertencem. Estão sempre prontos para defender seus políticos ladrões e corruptos de estimação. A Oeste está se transformando rapidamente em UOL e permite que esses sabujos vassalos desrespeitem os comentários e as opiniões de cada um. Me esqueça lixo militante.
Ela de sacanagem, saudade do que nao viveu a tataravo, que nao precisava pagar salario. Em se tratando de abolicao ela com certeza nao conhece Luiz Gama.