O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira, 8, que recebeu um convite do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O convite é para participar de sua posse, que ocorrerá no dia 20 de janeiro.
A declaração foi publicada na plataforma Twitter/X. Bolsonaro afirmou que se sente honrado com o convite feito por Trump e pelo vice-presidente eleito, J.D. Vance. Ele também agradeceu ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, seu filho, pelo trabalho realizado para estreitar os laços com a família do presidente norte-americano.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O passaporte de Bolsonaro está retido pela Polícia Federal
O ex-presidente enfrenta restrições legais que o impedem de sair do Brasil. Desde fevereiro de 2024, a Polícia Federal reteve seu passaporte. A retenção ocorreu no âmbito de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Para reverter essa situação, o advogado de Bolsonaro, Paulo Bueno, encaminhou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Meu advogado, Dr. Paulo Bueno, já encaminhou para o Ministro Alexandre de Moraes pedido para eu reaver meu passaporte e assim poder atender a este honroso e importante evento histórico”, escreveu o ex-presidente.
Na publicação, Bolsonaro compartilhou um vídeo de Eduardo Bolsonaro. No vídeo, o deputado critica a decisão judicial que determinou a retenção do passaporte de seu pai. Eduardo afirmou que Trump se solidarizou com o caso. Ele alegou que o presidente eleito dos Estados Unidos também teria enfrentado perseguições judiciais. De acordo com Eduardo, essa perseguição foi marcada por um ativismo judicial descrito como “nojento, repugnante, baixo e sem escrúpulos”.
Durante as eleições presidenciais norte-americanas, Bolsonaro declarou apoio público a Donald Trump. No dia 3 de novembro de 2024, divulgou um vídeo em que destacou a importância do retorno do republicano ao poder. Segundo Bolsonaro, a liderança de Trump garantia um mundo mais seguro. Ele afirmou que, durante o governo do republicano, os Estados Unidos projetavam força e promoviam a paz global. Naquele período, segundo ele, não havia conflitos, terrorismo nem censura.
O passaporte de Bolsonaro foi SEQUESTRADO ILEGALMENTE.
Pobre e iludido do Bolsonaro. Acovardado e sem apoio, ciente de suas culpas e aguardando a condenação, quer criar intrigas e desavenças, a sua marca registrada.
E ainda resta lhe a esperança de que Trump não entre na água além da altura dos joelhos, para que não morra afogado.
ACHO DIFICIL CONSEGUIR. O NÃO É CERTO. QUERO ESTAR ERRADO.
Não fiquemos surpreso, se o desviado psicologicamente, Alexandre, o grande sei lá o quê, mandar prender Bolsonaro, exatamente na data da posse de Trump.
Para satisfazer o seu doentio ego, este coiso é capaz de tudo….
A ditadura criminosa não vai perder a chance de humilhar este tolo que deveria pedir asilo na embaixada dos EUA antes que o condenem algo fatal e inevitável. assim prestaria um último srrvico ao país esmagado por esta ditadura estupida e criminosa.