O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 27, um reajuste de 33,24% no piso salarial de professores da educação básica. Com isso, o valor passa de R$ 2.886 para R$ 3.845.
Pelas redes sociais, ele disse que trata-se do maior aumento já concedido pelo governo federal desde o surgimento da lei do piso.
Relacionadas
“Mais de 1,7 milhão de professores, dos Estados e Municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas serão beneficiados”, escreveu o presidente.
Ontem, Bolsonaro já havia antecipado a apoiadores a disposição em conceder a reposição. “Vou seguir a lei. Governadores não querem 33%. Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso”, afirmou.
A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste é feito anualmente, no mês de janeiro.
A reposição é atrelada ao chamado valor por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), definido pelo Ministério da Educação.
Governadores e prefeitos pressionavam o governo federal a tentar modificar a lei do piso e o cálculo do reajuste, como forma de evitar um aumento e, assim, minimizar o impacto nos cofres de Estados e municípios.
Casa Civil, Ministério da Economia e Ministério da Educação estavam considerando um aumento de 7,5%, que atenderia a governadores e prefeitos, já que Estados e municípios arcam com a maior parte do custo da folha da educação básica.
Eu faço bondade com o. Pau dos outros em ano eleitoral, vergonha nacional, irresponsável esse bozzo
quero ver professor usando verde e amarelo……!!
É muito claro que esta tão valorosa categoria de professores,ainda assim mesmo não está sendo bem remunerada, como merecido, mas é muito melhor do que nada,..e quanto alguns esquerdopadas militontos aqui existentes, o que podemos comentar, “o choro é livre”…….se seus caciques luladrão, dilmoka, Ze d3rceu e cia. não tivessem roubado tanto em todos os setores, provavelmente teríamos uma educação muito diferenciada assim como saúde, transportes públicos e por aí vai…
É a chamada volta do anzol do Bozo em cima de prefeitos e governadores. Agora que se virem pra pagar os professores!
Sempre assim, é como bater em bêbado, se bate ou apanha será sempre criticado. Grande sacada do JB, agora os vermelhos vão falar o que ? Prefeitos e governadores encheram os cofres com dinheiro da pandemia (sem contar o que “levaram” para casa), agora paguem os professores, classe que deve ganhar muito bem, e ser cobrada também, é o futuro da nação nas mãos deles.
Beneficiou uma das classes que mais batem no governo.
>Governadores e prefeitos pressionavam o governo federal a tentar modificar a lei do piso e o cálculo do reajuste, como forma de evitar um aumento e, assim, minimizar o impacto nos cofres de Estados e municípios.
Os caras com cofres cheios do nosso dinheiro e não querem dar aumento para PROFESSORES?! Obviamente que temos maçãs podres na categoria, mas alguém é contra professor ganhar bem??
AÍ SIM !!!!!!