O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta terça-feira, 18, que já há apoio suficiente na Câmara dos Deputados para conseguir aprovar a anistia aos presos políticos do 8 de janeiro de 2023.
“Acho que na Câmara já tem quórum para aprovar a anistia”, afirmou Bolsonaro. “Temos dialogado. Há dez dias conversei com o Kassab. Uma conversa reservada. Hoje, o que sinto, conversando com parlamentares como os do PSD, é que a maioria votaria favorável.”
+ Oposição quer votar a anistia aos presos do 8/1 neste 1º semestre
Bolsonaro disse não ter feito um “pedido específico” sobre a anistia aos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente. “Pedi que seja seguido o regimento”, afirmou.
“Não vai ter dificuldade em colocar em pauta”, analisou o ex-presidente. “Eu conversei lá atrás com eles. Acho que o Hugo Motta tem dado declarações, recebeu aquela senhora com seis filhos, cujo marido, condenado há 14 anos de prisão, está foragido e acredita-se que está na Argentina.”
+ 8 de janeiro: ao lado do presidente da Câmara, mãe de 6 crianças pede anistia a presos
Bolsonaro deu a declaração a jornalistas depois de um almoço com senadores aliados na Casa. No encontro, o presidente de honra do PL discutiu o PL da Anistia e outros temas, como mudanças na Lei da Ficha Limpa.
O encontro ocorreu antes da reunião de líderes da Casa Alta, com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Nessa reunião, devem ser definidas as presidências para as Comissões Parlamentares Permanentes — cuja eleição é prevista para esta quarta-feira, 19.
Bolsonaro diz não se preocupar com denúncias
Ainda em coletiva de imprensa, o ex-presidente da República falou sobre seu possível indiciamento pela suposta tentativa de golpe de Estado. “Não tenho nenhuma preocupação quanto às acusações, zero”, afirmou.
“Estou aguardando chegar”, esclareceu Bolsonaro, sobre a denúncia. “Espero que agora eu possa ter acesso aos autos. Você já viu a minuta de golpe, por acaso? Não viu. Eu também não vi. Já viu a delação do Mauro Cid? Você não viu. Estou aguardando.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Quem dera este país fosse sério de verdade
Se vc não viu a delação do Cid, reclame com seus advogados. Eles tiveram acesso e por sete vezes consultaram todo o processo, incluindo a delação do CID. Tá no próprio STF, fanfarrão. Papuda se aproxima…
Mentira e Inconstitucional. A anistia não tem quorum e é inconstitucional e não passa no supremo. Ponto final. Próxima bobagem, inelegível.