O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste domingo, 27, que o Brasil irá adotar um posicionamento neutro em relação à invasão russa à Ucrânia, pois não quer “trazer as consequências do embate para o país”.
Ao ser interpelado por jornalistas sobre o cerco que o exército russo fez à Kiev, respondeu ser um “exagero falar em massacre”. As declarações foram dadas durante entrevista coletiva, em Guarujá.
Relacionadas
O presidente está no Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral de São Paulo, onde o presidente e sua comitiva estão hospedados para passar o feriado de Carnaval.
“Eu entendo que não há interesse por parte do líder russo de praticar um massacre”, disse Bolsonaro. “Ele está se empenhando em duas regiões do Sul da Ucrânia que, em referendo, mais de 90% da população quis se tornar independente, se aproximando da Rússia. Uma decisão minha pode trazer sérios prejuízos para o Brasil.”
“Temos que ter responsabilidade em termos de negócios com a Rússia. O Brasil depende de fertilizantes”, observou Bolsonaro. “Estive falando há pouco com o presidente Putin, tratamos dos fertilizantes, do nosso comércio, ficamos duas horas ao telefone. Ele falou da Ucrânia, mas me reservo a não entrar em detalhes da forma como vocês gostariam.”
Quando questionado se continuaria com discurso de neutralidade mesmo depois do avanço das tropas russas por cidades da Ucrânia e possível mortes de civis, o presidente respondeu que “grande parte da população da Ucrânia fala russo”.
“São países praticamente irmãos. Um massacre de civis há muito tempo não se ouve falar. Não é tática de nenhum mundo fazer isso”, respondeu.
O presidente disse, ainda, que o povo “confiou em um comediante”. “O comediante que foi eleito presidente da Ucrânia, o povo confiou em um comediante para traçar o destino da nação. Eu vou esperar o relatório da ONU para emitir a minha opinião”, afirmou.
Bolsonaro defendeu o posicionamento neutro diante da guerra da Rússia contra a Ucrânia. “O mundo se preocupa com isso”, afirmou. “Um conflito, ainda mais para a área nuclear, o mundo todo vai sofrer com isso aí. Então isso não interessa para ninguém, seria um suicídio. Agora, nós devemos entender o que está acontecendo, no meu entender, nós não vamos tomar partido, nós vamos continuar pela neutralidade e ajudar no que for possível em busca da solução.”
Errata: Diferentemente do que a reportagem havia informado, o presidente Jair Bolsonaro não telefonou hoje para Vladimir Putin. A Secretaria de Comunicação Social esclareceu a fala de Bolsonaro durante uma coletiva de imprensa. Segundo o governo, o presidente referiu-se à conversa reservada que os dois líderes tiveram em 16/02/22, em Moscou – Rússia, durante a visita oficial àquele país.
Bozzo sendo bozzo, só fala bobagens e besteuras, nenhuma surpresa!!! Um pária internacional Kkkkkkk
O Bolsonaro é f$%#! Porque ele solta cada pérola e não fica quieto?
Sugestão ao Itamaraty: Para assuntos sérios escondam o Bolsonaro e coloquem o Morão para falar.
Não sei se resolveria 100%, mas talvez ajudaria! Puta pataguada ele falou!
Votei em Bolsonaro e votarei nas próximas eleições em Bolsonaro, mas não concordo com a fala dele. Vidas são mais importantes do que fertilizantes. E há um massacre sim por parte de Vladimir Putin.
Não gostei nenhum pouco dessas declarações do presidente. Me pareceu mais uma pessoa bêbada em uma conversa de boteco!!.
Não concordo com as colocações do Presidente Bolsonaro.
Entre um palhaço, como foi dito, Presidente da Ucrânia, e um psicopata assassino esquerdista sanguinário, eu fico com o Palhaço.
O Brasil precisa desenvolver a setor de fertilizantes então.
“A Ucrânia elegeu um palhaço”, “vou esperar o relatório da ONU para me manifestar”. O povo que elegeu um palhaço está agora sendo agredido covardemente e o palhaço está lá, sozinho, tentando defender seu país e seu povo, ao contrário de covardes como o senhor que já vendeu a alma ao corruptos de sempre e depende do “relatório da ONU” para emitir opinião. Nem precisa dizer mais nada, sr. presidente. O povo brasileiro já percebeu sua posição, igual à do Maduro, do Xi Jinping, do Kim Jong-un e outros da sua laia. Por favor, cale sua boca para não envergonhar ainda mais o nosso país.
Nós brasileiros adoramos um comediante: Juruna, Wyllis, Datena, o palhaço msm qt esqueci o nome, Kajuru, Jânio, Doria, a lista é longa.
Concordo totalmente com a fala do nosso presidente, Jair Bolsonaro. Ele pode ter exagerado, ao falar a verdade sobre o ex comediante? ( que agora, virou ator dramático…), sim pode, mas foi sincero, disse a verdade e o fato de chamar o “líder” ucraniano de “comediante”, em nenhum momento põe em risco a fala dele sobre a neutralidade do Brasil, uma obrigação deste País, em mantê-la. Já escrevi aqui que discordo da invasão, mas não tiro o direito do presidente Putin em agir. O “comediante”, foi avisado sobre os riscos e esses avisos, não foram dados agora; mas desde que ele foi eleito presidente da Ucrânia. Mesmo agora, Putin deu tempo para ele se arrepender da sua posição, mas o “líder” ucraniano, fingiu-se de cego, surdo e talvez, não conheça a História dos países eslavos, principalmente da Rússia. Brasileiro tem que perder essa mania de “sentimentalismos” e agir com a Razão. Repito: a invasão não deveria ter acontecido? sim, não deveria, mas o culpado pelo sofrimento do povo ucraniano é o ex comediante, que quer ser “moderno” e defender a agenda globalista. Aos críticos de Bolsonaro: ele agiu com a Razão, pensa, ao contrário da esquerda, nos interesses da Nação, pois sem fertilizantes para a agricultura, o Brasil irá se tornar uma Somália da vida, já que apenas produzimos minérios e produtos agrícolas, nada mais. Parabéns ao nosso presidente, pelo bom senso. O Brasil não tem que escolher lado, nessa guerra. Precisamos pensar na nossa independência, sobrevivência. Deus abençoe o presidente Bolsonaro, que nessa situação, acertou 100%.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sou da Paz. E muita gente fala que o Presidente deveria agir mais forte. Mas nunca dizem como, se é para falar grosso, mandar os embaixadores e russos do Brasil embora, mandar soldados para ajudar a Ucrânia, mandar armamento para Ucrânia ou mandar os companheiros comunistas para o front. ´Nessas ocasiões, para o povo, é melhor explicar melhor as alternativas diferente do que o governo está tomando. Tudo pode acontecer numa semana, inclusive matança de brasileiros que estão lá. Primeiro vamos tirar os brasileiros e latinos de lá.Depois a gente vê o que fazer. Tomar atitudes sem pensar e sem paciência não é o melhor caminho.
É uma pena essa decisão…. Entendo, mas é uma pena, pq o Brasil deixa de ter a coragem de ser um grande país.
Parece que o Bolsonaro agora é comunista e o PT democrata liberal.
Bolsonaro às vezes fala ao mundo, como se estivesse tomando cerveja num boteco com colegas de copo!
Para Ibrahim: …o que é ótimo.
A forma como Bolsonaro se referiu ao presidente da Ucrânia foi VERGONHOSA! Tentou diminuir o líder do país e quase defendeu a invasão do Putin. QUE ABSURDO!
DEVERIA TER FICADO CALADO. Bolsonaro tem informações suficientes pra NÃO FALAR BESTEIRAS, MAS ESCOLHE FALAR.
Discordo. Esse “lider” ouviu o canto de sereia do Ocidente e botou o povo dele numa roubada. Ele deu um recado para nós, que tanto gostamos de votar em palhaços.