O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou na tarde desta sexta-feira, 30, sobre a sua inelegibilidade, que foi definida horas antes pela maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ele, a decisão judicial enfraquece o processo democrático do país.
Em entrevista coletiva, Bolsonaro fez paralelo da data de hoje com o 6 de setembro de 2018, ocasião em que foi esfaqueado por Adélio Bispo, durante passeata em Juiz de Fora (MG). “Passa a ser um dia emblemático para mim”, disse o ex-presidente da República.
Leia mais:
“Levei uma facada pela frente”, disse Bolsonaro, ao lembrar do episódio ocorrido no interior mineiro há quase cinco anos. “Hoje levei uma apunhalada com essa decisão”, prosseguiu, antes de enfatizar que entende que não foi o único prejudicado pelo parecer da Justiça Eleitoral: “Quem levou uma apunhalada não foi Jair Bolsonaro, foi a democracia brasileira.”
Jair Bolsonaro: "em 2018 Adélio (ex-PSOL), covardemente, me deu uma facada pela frente. Hoje a democracia levou uma punhalada pelas costas." pic.twitter.com/vbSyx0rHkV
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) June 30, 2023
Diante do que constava na ação do TSE, denúncia por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação no encontro que teve em julho ano passado com embaixadores, momento em que teceu críticas ao sistema eleitoral brasileiro e à confiabilidade das urnas eletrônicas, Bolsonaro aproveitou para falar que não cometeu abusos nem diante do fim de seu mandato. “A transição ocorreu dentro da mais absoluta normalidade.”
Ao se manifestar sobre a inelegibilidade definida, Bolsonaro avisou: não está morto em termos políticos.
A condenação de Bolsonaro pelo TSE
![benedito gonçalves - julgamento do tse que pode tornar jair bolsonaro inelegível](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/06/benedito-goncalves-julgamento-do-tse-que-pode-tornar-jair-bolsonaro-inelegivel.jpg)
O partido de esquerda PDT foi o responsável por abrir o processo que serviu para o TSE condenar Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos. De acordo com a acusação, o então presidente da República cometeu abuso de poder político e uso indevido dos veículos de comunicação ao receber embaixadores, no Palácio da Alvorada, e falar mal do sistema eleitoral do Brasil. O encontro foi transmitido pela emissora pública TV Brasil.
No TSE, cinco dos sete ministros votaram para condenar Bolsonaro:
- Benedito Gonçalves (relator da ação);
- André Ramos Tavares;
- Floriano de Azevedo Marques;
- Cármen Lúcia; e
- Alexandre de Moraes (presidente do TSE).
Os outros dois ministros votaram para absolver o ex-presidente:
- Raul Araújo; e
- Kassio Nunes Marques.
Por unanimidade, o TSE absolveu o general Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa encabeçada por Bolsonaro. Ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, ele foi denunciado na ação movida pelo PDT.
Leia também: “Alexandre, o Supremo”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 164 da Revista Oeste
Tenho a impressão de que essa gente não percebeu o que acabou de fazer. Até pensei que alguns ministros do STF iriam tentar salvar a biografia e deixar um deles na fogueira. Mas parece que a maioria prefere compartilhar o rodapé nos futuros livros de história.
#StfDaVergonha #lulaNaCadeia #FechadoComBolsonaro Deus Patria Familia e Liberdade.TAMO JUNTO PR
Deus te abençoe Presidente Jair Bolsonaro , nós gostamos e admiramos você. Tamo Junto .Deus Patria Familia 🇧🇷🙏
No regime pleno de liberdades democráticas em que nos encontramos, imaginem se alguém criticasse o Benedito? Suponha alguém se referindo a ele como um descendente afro-brasileiro, provavelmente descendente de escravos ou ex-escravos injustamente explorados e humilhados, mas hoje, miseravelmente vendido, se comportando como um capacho a serviço da imaginária e nojenta linha da “supremacia branca”.
Seria repugnável, não é Joaquim Barbosa?
“Missão dada, missão cumprida”. Recebeu essas ordens de quem? Só isso daí, para um sujeito, o mínimo inteligente, o leva a concluir que a vassalagem continua tudo como sempre, antes até da Abolição, antes até, desde os tempos coloniais. Uma vez vassalo, sempre vassalo.
E daí? Uma histeria que não repercute, mas ainda com saudades da diversão com a quadrúpede Daniela Lima. Muita alegoria e pouco enredo da esquerdalha. O que muda de fato? Nada! O excluído não seria candidato viável, visto que os “insentões” já o haviam condenado em novembro e a maioria do Povo também.
É um tiro de espingarda de chumbinho no NADA.
Alguém me explica por favor: como pode uma pessoa sem cargo político ser cassado, e ainda mais sem crime político algum?
A família, filhos, netos, sobrinhos, etc., devem ficar envergonhados com a atitude desses mimistros, expecialmente a família da excia. senhora ministra Carmen Lúcia vendida ao sistema. O AM nem deve ter familia
O que me deixa indignado e até revoltado é que essa inelegibilidade teve um ministro do TSE que frequentava comícios desse presidente petista e proferiu a frase Missão dada Missão Cumprida.
Se fosse corrupto é ladrao estaria elegível, novo conceito.
Estão cassando politicos que criticam, prendendo milhares de cidadãos em Foro Supremos, que não tem esse Foro. Ou seja, estão usando a força Suprema e os rigores da Lei pra alguns mas fraquejando nos processos de crimes contra o cidadão. E o Senado, especialmente assiste de camarote acovardado.
É a vitória do crime, ao que tudo indica o Brasil decente perdeu.
É o triunfo do mal.
Quem acredita na confiabilidade e credibilidade do TSE levanta a mão? Nossa levantaram a mão somente pessoas com camista vermelha, que coincidência. Missão dada missão cumprida!
Tudo dentro do “script”…, e vem mais por aí.
Um tribunal de m….. formado por juizecos de m…… Tudo preparado, montado para esse resultado que antecedeu ao próprio processo. Já sobre o relator, como disse um amigo, conhece-se mais da progenitora do que dele mesmo.
E aí militares decentes (acho que ainda tem)?. Vão continuar na pasmaceira? Optaram por se transformarem em borra bosta de bandidos? Estão esperando serem transformados em milícia comuna? Não vão fazer nada com mais esta bofetada na cara do povo honesto deste pais? Se esse é o rumo de vocês, melhor aderirem firmemente ao Foro de São Paulo de passarem a participar diretamente da quadrilha. Estão satisfeito com a nova BRASIZUELA?
Quero ver agora o que os mais de 60% dos votos que ele teve seram honrados pela imensa massa de covardes que estão com os traseiros na cadeira irão fazer.
Ainda não perceberam que a DITADURA se instalou? E qua quanto mais tempo ficarem nessa morosidade as coisas irão ficar muito piores??????
Eu realmente espero q depois dessa decisão política o monstro comece a colocar a cabeça para fora e se mostre. Tem q aparecer evidências contra esse comemorado sistema eleitoral q todos sabemos deixa a desejar. Somente isso seria a real carta na manga, q não só restituiria a elegibilidade dele, como também colocaria pra fora de uma vez por todas a todos indesejáveis. A ver…