O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou nas redes sociais um vídeo no qual aparece ao lado do dono do Twitter/X, Elon Musk, durante uma reunião diplomática. As cenas, divulgadas na noite deste sábado, 6, se passam em maio de 2022.
Bolsonaro publicou o vídeo depois de Elon Musk denunciar a censura imposta aos brasileiros pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Aqui, me chamam de mito, não sei por que”, disse Bolsonaro, ao lado de Elon Musk. “Mas você, realmente, é o mito da nossa liberdade. A liberdade é o V zero. É o início para qualquer coisa. Sem ela, não somos ninguém. Apenas um vegetal.”
Na ocasião, o dono do Twitter/X veio a Porto Feliz, no interior de São Paulo, para o lançamento de um projeto que envolve a Starlink, rede de satélites da SpaceX — da qual também é dono.
Ao fim da visita, o bilionário recebeu uma medalha de honra do então ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).
Elon Musk versus Alexandre de Moraes
Ao longo do dia, a denúncia ganhou novos capítulos. A seriedade do caso movimentou as redes sociais, de maneira que empresários, juristas e políticos foram impelidos a se manifestar.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Com o objetivo de trazer informação ao leitor, Oeste preparou um resumo da denúncia e suas possíveis implicações.
Sábado, às 2h03
O dono do Twitter/X interpela o ministro do STF: “Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”.
A indagação de Elon Musk ocorre dias depois da divulgação do Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.
Sábado, às 19h01
Elon Musk volta a interpelar Alexandre de Moraes. Desta vez, o dono do Twitter/X quis saber a razão de a Justiça do Brasil ter determinado o bloqueio de perfis populares no país.
“Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, indagou o bilionário, referindo-se à decisão da Justiça.
Na mesma publicação, a plataforma alega ter sido forçada a bloquear os perfis. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, disse, ao acrescentar que está proibida de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem.
Sábado, às 19h31
Trinta minutos depois, Elon Musk informa que irá retirar as restrições impostas aos perfis brasileiros na plataforma.
“Esse juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortar o acesso ao X no Brasil”, escreveu o bilionário. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.”
Sábado, às 19h44
Elon Musk retira as restrições de perfis bloqueados no Brasil.
Leia também: “O escândalo dos arquivos do Twitter Brasil”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 211 da Revista Oeste