O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva de apoiar a iniciativa da África do Sul contra Israel, na Corte Internacional de Justiça da Organização das Nações Unidas (ONU).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O advogado e assessor de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, publicou no Twitter/X um vídeo em que mostra o ex-presidente comentando o assunto.
“Olha a vergonha agora”, disse Bolsonaro. “O Brasil vai votar com os países que estão condenando Israel como se fosse um país genocida.”
Pr @jairbolsonaro sempre ao lado de Israel.
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) January 12, 2024
Governo atual: Apoiando TERRORISMO. pic.twitter.com/dEGesszNHP
Embaixada israelense criticou a decisão de Lula
A Embaixada de Israel em Brasília contestou a decisão de Lula. Conforme o jornal O Estado de S.Paulo, o órgão israelense afirmou que o petista ignora as definições de genocídio, ao endossar a denúncia sul-africana, segundo a qual as Forças de Defesa de Israel teriam matado civis palestinos deliberadamente.
Leia também: “‘Nem todo conflito é genocídio’, diz advogado de Israel em Haia”
Os ataques terroristas do Hamas começaram em 7 de outubro do ano passado, ao que Israel respondeu com uma contraofensiva.
Cerca de 1,2 mortes em Israel
Mais de 1,2 mil pessoas morreram em território israelense. Além disso, os terroristas fizeram cerca de 250 reféns, dos quais 110 foram libertados, depois de terem sido levados para cativeiros em Gaza.
+ Leia mais: “Benjamin Netanyahu rechaça acusação de genocídio e diz que África do Sul ‘representa monstros'”
Em três meses de guerra, 23 mil pessoas morreram em Gaza, 70% delas mulheres e crianças. Além do mais, há cerca de 60 mil feridos e 1,9 milhão de pessoas que se deslocaram à força, em virtude do confronto.
Leia também: “África do Sul acusa Israel de ‘genocídio’; começa audiência em Haia”
A inversão de valores é uma das principais bandeiras da Esquerda.
Os atuais anões da diplomacia brasileira estão dando um show de imbecilidade.
Lula e como de resto toda a esquerda não passam de uma corja. Essa gente é a escória da humanidade.