Denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na última terça-feira, 18, o ex-presidente Jair Bolsonaro será julgado pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), formada por quatro ministros indicados pelo Partido dos Trabalhadores e Alexandre de Moraes, relator do processo que investiga o suposto golpe de Estado.
A 1ª Turma é presidida pelo ministro Cristiano Zanin, que foi advogado pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Lava Jato. Zanin foi indicado ao STF pelo próprio Lula em agosto de 2023.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Também integra a 1ª Turma o ministro Flávio Dino, ex-ministro da Justiça do governo Lula e ex-deputado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Ele foi indicado por Lula ao STF em fevereiro de 2024.
Magistrado de carreira, Luiz Fux também ocupa uma cadeira na 1ª Turma do STF. Durante o julgamento do Mensalão, Fux teria afirmado a interlocutores da presidente Dilma Rousseff que “mataria no peito” o caso, se fosse escolhido para compor a Corte.
Leia mais:
Cármen Lúcia foi nomeada por Lula para o STF em 2006 e, hoje, compõe a 1ª Turma. Em 2012, durante o julgamento do Mensalão, Cármen Lúcia votou pela absolvição de 13 acusados do crime de formação de quadrilha, inclusive figuras próximas ao PT. Essa decisão gerou críticas do então ministro Joaquim Barbosa.
A última vaga da 1ª Turma é ocupada pelo ministro Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer em 2017. Ex-secretário de Geraldo Alckmin no governo do Estado de São Paulo, Moraes presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de 2022, na qual Alckmin integrava a chapa vencedora.
Moraes é relator do processo contra Bolsonaro
O então presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, apresentou diversas queixas sobre a conduta de Moraes à frente do TSE. Por exemplo, a campanha de Bolsonaro alegou que rádios deixaram de veicular ao menos 154 mil inserções de sua propaganda eleitoral, o que favoreceu Lula.
No entanto, a desavença entre Bolsonaro e Moraes é de longa data. Em março de 2019, apenas três meses depois da posse do então presidente, Moraes instaurou o Inquérito 4,781, também conhecido como Inquérito das Fake News.

Logo nos primeiros dias de instauração do inquérito, Moraes determinou que a revista Crusoé e o site O Antagonista retirassem do ar uma reportagem em que Marcelo Odebrecht, acusado de envolvimento em repasses ilícitos a dirigentes da Petrobras, se referia ao ministro Dias Toffoli como “amigo do amigo de seu pai“
Na manifestação de 7 de setembro de 2021, na Avenida Paulista, Bolsonaro chegou a dizer que não cumpriria mais nenhuma decisão de Moraes. “A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida”, discursou, na ocasião.
Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste
Moraes também comanda o Inquérito 4.888, aberto para investigar declarações de Bolsonaro a respeito da covid-19. O inquérito foi instaurado a pedido da CPI da Pandemia, que acusou o então presidente de propagação de notícias fraudulentas acerca das campanhas de vacinação contra o coronavírus.
Nos últimos dias, o inquérito que apura um suposto golpe de Estado tomou as manchetes nacionais. Também liderado por Moraes, o inquérito tem o próprio ministro como vítima, pois acusa Bolsonaro e outras 33 pessoas de conspirarem pelo assassinato de Lula, Alckmin e Moraes.
“Condenação na trama golpista pode impedir Bolsonaro de se candidatar por mais de 50 anos.” KKKKKKK Nem para candidato a paquito do diabo no inferno ele vai poder se candidatar….
Tonhâ da Silva, quantos orgasmos pelo anus em falar no Bolsonaro… A sra. tem Tesão reprimido demais pelo Bozo… será que seu vibrador não dá conta mais?
“ahinnnn, não fala que meu mito vai para cadeia que eu já falo que vc é gay”…. haja paciência…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Este país é ridículo até pra forjar uma história 🤣🤣
Vai morrer na prisão… Alvíssaras. Todo tempo de cana pra golpista ainda é pouco.
Uma armação para condenar Bolsonaro , a volta não será boa …aguardem
Sim, aguardem mais 72 horas, gado…. cada um…. bozo na prisão FOREVER!!!!!!!!!!!!! se for chorar, manda áudio.
Alguém ainda tem dúvidas, quanto a condenação de Bolsonaro?! Esta tudo combinado, e depois ainda o enviarão em um presídio qualquer com grande possibilidade de encontrar seu fim.
Ué, bandido bom não é mais bandido morto para vocês???
OS AMERICANOS TEM UM TERMO PARA IDENTIFICAR ESSE TIPO DE TRIBUNAL: “KANGAROO COURT”. QUEM ERA JULGADO NUM DELES SEMPRE ACABAVA ENFORCADO….. FOI MUITO USADO NO SUL DOS ESTADOS UNIDOS PARA PERSEGUIR OS NEGROS. ERA TUDO UM CIRCO,TINHA ATÉ PIQUENIQUE NO DIA DA EXECUÇÃO. APOSTO QUE VAI TER CHURRASCO E UISQUE 18 ANOS NA MANSÃO DO KAKAY DEPOIS DA SENTENÇA!!!!! KKKKKKK
Golpe é colocar um presidiário na presidência!
Golpe são meus 🥚🥚
#STFGolpista
Pois é! E o que mais nos intriga é que os caras não entendem nada de Direito. São todos colocados ali pela baixa política, tanto é que o STF hoje é uma delegacia de polícia. No que menos se conversa ali é Direito. Os papos ali é sobre quem vão prender, em qual praia vão passar o final de semana. E fofoca, fofoca, chantagem .. a mulher de fulano saiu com cicrano … Caio amasiou-se com Teodósia. É nisso aí que virou o STF.
Isso é o retrato da decadência de uma Instituição. Qual imparcialidade dessa turma?
É para rir do deboche ou mandar esse judiciário escarrado para a PQP?
Pode fazer o que quiser. De qualquer jeito ou pra que lugar vc mande o Judiciário, a certeza absoluta é que bozo vai passar longos e longos anos na prisão.
Se um julgamento como esse não é uma farsa das mais deslavadas, não sei o pode ser chamado de farsa. Esses ministros do STF, à semelhança de seus pares venezuelanos, já nem tentam disfarçar dando ares de legalidade e escarnecem da sociedade brasileira e de observadores internacionais. É o “perdeu mané” levado às últimas consequências.
Eu gostaria de saber o voto de Zanin, pois ele argumentou e lutou tanto pelo Molusco, fezz mais de 200 recursos, chegando a ser acusado pela justiça de impetrar recurso só pra retardar o cumprimento da pena. Estou curioso!
Além disso os SENADORES DA DIREITA CANHOTA como Flavio Bolsonaro, Jorge Seifer e Damares elogiaram e puxaram muito saco dele na sabatina no senado na hora de aceitar ele como Ministro do STF.
Abdicação premiada para todos
Por isso o descredito da Nação em uma justiça aparelhada e partidária.
Em um país comunista, as coisas funcionam assim…
Bolsonaro vai ser julgado por cinco inimigos declarados seus. Imparcialidade total, como se vê
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Extrema esquerda aparelhou o estado ,desde a saída do general Figueiredo,eles invadiram faculdades , comunicação, forças armadas .
Toda a classe intelectual do país e predominantemente de extrema esquerda.