Um levantamento divulgado na manhã desta terça-feira, 18, pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2026.
A pesquisa desenha nove cenários com diferentes candidatos. Nas duas simulações em que Bolsonaro e Lula aparecem, o ex-presidente sai vencedor. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também tem vantagem sobre o petista.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No cenário 1, há sete candidatos. Bolsonaro lidera, com 36% das intenções de voto; Lula é o segundo, com 33,8%. Considerando a margem de erro, há empate técnico. Em seguida, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT); o cantor Gusttavo Lima (sem partido); o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União); o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (MDB); e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Cenário 1
- Jair Bolsonaro (PL): 36%
- Lula (PT): 33,8%
- Ciro Gomes (PDT): 7,7%
- Gusttavo Lima (sem partido): 5,1%
- Ronaldo Caiado (União): 2,7%
- Eduardo Leite (MDB): 2,7%
- Helder Barbalho (MDB): 1,1%
- Não sabe/não opinou: 4,1%
- Nenhum/branco/nulo: 6,8%
Numa simulação com apenas dois candidatos (cenário 7) — Lula e Bolsonaro —, o ex-presidente também vence, com 45,1%, ante 40,2% do petista. Nesse caso, a diferença está fora da margem de erro. Os que não souberam responder somam 4% e os votos brancos e nulos, 10,7%.
Outros cenários
No cenário 2, entra no lugar de Bolsonaro a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Nesse caso, Lula fica com 34,1% e Michelle, com 27,2%. Em seguida estão Ciro Gomes (9%), Gusttavo Lima (8,7%), Caiado (4,7%), Leite (3,1%) e Barbalho (1,3%). Os que não responderam somam 4,4% e brancos e nulos, 7,6%.
No cenário 3, o nome incluído é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nessa simulação, Lula fica com 34,1% e Tarcísio, com 21,9%. Em seguida, estão Gusttavo Lima (11%), Ciro Gomes (10%), Ronaldo Caiado (4,1%), Eduardo Leite (2,8%) e Barbalho (1,3%).
Na simulação seguinte, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), é a novidade. Ele fica com 15% das intenções de voto, ante 33,8% de Lula. Em seguida, estão Gusttavo Lima (13%), Ciro Gomes (9,8%), Caiado (6,5%), Leite (3,6%) e Barbalho (1,4%).
No cenário 5, Lula não aparece. Tarcísio lidera, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aparece em segundo lugar.
Cenário 5
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 23,9%
- Fernando Haddad (PT): 18,9%
- Ciro Gomes (PDT): 16,7%
- Gusttavo Lima (sem partido): 12,4%
- Ronaldo Caiado (União): 4,2%
- Eduardo Leite (MDB): 3,8%
- Helder Barbalho (MDB): 1,3%
- Não sabe/não opinou: 5,8%
- Nenhum/branco/nulo: 13%
Michelle Bolsonaro venceria Lula e Haddad
No cenário 6, em vez de Tarcísio, Michelle é colocada como candidata. Ela lidera, com 30,2%, seguida de Haddad, com 18,8%. Os demais candidatos mantêm porcentual semelhante ao cenário 5.

Os cenários 8 e 9 também envolvem apenas dois candidatos. Na simulação entre Lula e Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama vence, com 42,9%, ante 40,5% do petista. Ao todo, 4,2% não souberam responder e 12,4% informaram que votaram em branco ou nulo.
Contra Tarcísio, Lula tem pequena vantagem. O petista fica com 41,1% e o governador de São Paulo, com 40,8%. Brancos e nulos somam 13,6% e 4,5% não souberam responder.
Dados da pesquisa
As entrevistas do Instituto Paraná Pesquisas foram realizadas entre 13 e 16 de fevereiro. Ao todo, 2.010 eleitores do Distrito Federal e de 162 municípios dos 26 Estados foram ouvidos. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos porcentuais para os resultados gerais.
Bolsonaro, assim como toda direita, não aprendeu sobre a função do Estado. Ou seja, quer ocupar os cargos da república, mas boicotar as ações do Estado. Por isso, que o Lula vence todos os candidatos de direita aptos a participarem das eleições de 2026. O Bolsonaro é carta fora do baralho e em 2026 estará preso porque é o maior criminoso brasileiro.
Décio aqui e chupa…
E depois vai engolir ou cuspir?
Tem de ter uma reforma política urgente. Acabar com a necessidade de se “filiar” a um partido político para ser candidato.
O povo elege quem ele quiser e pronto.
Começam essas “pesquisas” de “intenções” de votos que não ajudam em nada, pelo contrário.
Aqui, nesse modelo atual, quem tem votos não se elege. Vai eleito quem os partidos querem.
Ou seja, o povo sendo palhaço como sempre no circo do faz de contas!
Só figuras ultrapassadas. É cada coisa que desanima.
Que não tenhamos duvidas que Jair Bolsonaro ou Michele venceriam! O que assuta é que mesmo assim existem tantos tontos /idiotas que ainda votariam no velho e ultrapassado ladrão. Deve ser por pura ideologia e não por razão! Pala razão, cabem a Lulla 03 lugares para permanecer: prisão; manicomio ou cemitério.
Qualquer um vence estas bestas só que eles tem as urnas e eles contam os votos, como a pesquisa mostra Lula na disputa com tamanha rejeição….
A INSISTÊNCIA neste nome do Bolsonaro poderá levar a um repeteco do que aconteceu em 2022 levando o PT ao poder. Caramba, não tem outro nome?
E as urnas “impenetráveis”? Nada me contradiz que foram estas urnas que “votaram” no mentecapto!
Estamos confiantes
kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Unica pesquisa que diz isso. E bolsonaro, está INELEGÍVEL. Não adianta chorarem.
Esqueceu da Michelle, esquerdista é assim mesmo, analfabeto funcional, lê mas não entende.
Não importa quem será o candidato em 2026, desde que o candidato seja da direita ou do centro direita… tenho amigos que votaram no Lula porque Bolsonaro falava palavrão, mulher de feia, tomou vacina virava jacaré, não sou coveiro….etc etc.. hj guardam arrependimentos. Lhes falei que eu não me importava pelos seus defeitos, mas votei nele por seguirem a mesma ideologia que professo.
Mude de amigos, Antônio. Eles não te merecem
Alguma dúvida que o Molusco está em estado de PUTREFAÇÃO ???
Mas isso seria até na eleição passada, se não fossem as “fantabulosas urnas mágicas do Valdemort”…