Depois de receber críticas na internet, o candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) apagou das redes sociais o vídeo de seu mais recente comício, em que o Hino Nacional é cantado com o uso da “linguagem neutra”.
O evento ocorreu no último sábado, 24, em São Paulo, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Alteração do gênero na última estrofe do Hino Nacional
Durante a apresentação, a cantora Yurungai alterou o gênero da última estrofe do hino. Ela cantou “des filhes deste solo”, em vez de “dos filhos deste solo és mãe gentil”.
Yurungai é conhecida por reinterpretar a música popular brasileira com influências africanas. Seu desempenho ocorreu ao lado de Boulos, Lula e Marta Suplicy, candidata a vice-prefeita pelo PT.
A alteração do hino, no entanto, gerou impacto negativo e reacendeu debates sobre a adequação de tais mudanças em eventos públicos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Hino Nacional em linguagem neutra não é crime?”, perguntou uma mulher, no Twitter/X, ao comentar o vídeo. “O que esse país está se tornando?”, disse outra pessoa na rede social. “Estão ficando todos retardados? Que maluquice!”
A Lei nº 5.700/1971 estabelece que o Hino Nacional deve ser executado integralmente, e todos os presentes devem adotar uma postura de respeito.
Boulos chama Marçal de “bandido” e Nunes de “incompetente”
Ainda durante o comício, Boulos criticou o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o candidato Pablo Marçal (PRTB). O psolista chamou Nunes de “incompetente” e classificou Marçal como “bandido”.
“Não vou deixar um prefeito incompetente como Ricardo Nunes continuar naquela cadeira”, disse Boulos. “E também não vou deixar um bandido como Pablo Marçal chegar perto da Prefeitura de São Paulo. Aqui, não. Que vá para Goiás. Aqui não tem espaço para isso.”
ESTÃO QUERENDO EMPURRAR UM BOULO DE GOELA ABAIXO NO POVO DE SÃO PAULO !!! ISSO EXIGE URGENTES PROVIDÊNCIAS DAS AUTORIDADES ENCARREGADAS DA SEGURANÇA ALIMENTAR !!!
ESTOU DESEJANDO FAZER UM BOULO. MAS ME FALTA FARINHA LEGÍTIMA !!! ASSIM NÃO DÁ !!!
É só nisso que esse cheirador sabe fazer! Roubar ,cheirar, mentir e ser vagabundo em essência! LIXEBA, ESTRUME!
A Lei é muito clara quanto a maneira de se tratar os 4 símbolos da pátria (Hino Nacional, Bandeira Nacional, Armas da República e Selo). O desrespeito são passíveis de processo penal. O que foi feito no comício do PSOL foi um descarado deboche contra o Hino Nacional. A cantora cantou mal, alé de ser desafinada, porém isto não configura desrespeito ao Hino Nacional. Todavia o uso proposital da linguagem neutra transformou-se num intencional e descarado deboche ao Hino Brasileiro e portanto a cantora e os organizadores precisam ser responsabilisados. Os simbolos da Pátria não simbolizam o governo federal e sim a NAÇÃO e o seu povo. As autoridades precisam tomar providências com urgência.
O Pablo Marçal fez a leitura certa do Boulos, playboy comunista, invasor de propriedade alheia, homem emasculado que canta o hino nacional como um transgênero, e a Marta é a dona flor e seus dois maridos, excelentes representantes do Lula a alma mais honesta do Brasil.
Além de canalhão, é extremamente covarde.
Picareta de carteirinha …
Tinha que ter substituído “mãe” por “pessoa”, aí a lambança ficava completa