Em ofício entregue ao ministro Alexandre de Moraes, na última segunda-feira, 9, a Polícia Federal (PF) alegou que a busca e apreensão em endereços ligados ao general da reserva Braga Netto e seu assessor, Flávio Peregrino, seriam uma medida “necessária para aprofundar o contexto apuratório” das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O relatório, de 22 páginas, fala que o ex-ministro da Defesa de Jair Bolsonaro teve atuação relevante “no contexto dos atos relacionados à tentativa de golpe de Estado e Abolição do Estado Democrático de Direito”. De acordo com a PF, o militar teria participado inclusive de tentativas de embaraçamento e obstrução das investigações.
“Pelo que se extrai dos fundamentos do seu indiciamento formal, constata-se que Braga Netto atuou de forma efetiva como um dos principais articuladores das ações operacionais ilícitas executadas pelos investigados integrantes de Forças Especiais”, diz o documento.
Foi na residência de Braga Netto que o núcleo de militares das Forças Especiais do Exército, também denominados “kids pretos”, se reuniu em 12 de novembro de 2022, ocasião em que Mauro Cid esteve presente. Vários dos elementos incriminatórios contra Braga Netto vieram da delação do tenente-coronel, segundo a PF.
A Polícia Federal cumpre, na manhã deste sábado (14/12), mandados judiciais expedidos pelo STF em face de investigados no inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo legitimamente eleito em 2022.
— Polícia Federal (@policiafederal) December 14, 2024
Saiba mais: https://t.co/YCXvCNI5HO
Acusações da PF contra Braga Netto
As investigações acusam o general de tentar controlar o conteúdo da segunda delação de Mauro Cid à PF, realizada em novembro, com objetivo de “alterar a realidade dos fatos apurados, além de consolidar o alinhamento de versões entre os investigados”. A perícia no celular apreendido com o pai de Cid mostrou que mensagens foram apagadas três dias antes da operação policial.
Para os policiais, o apagamento de mensagens é suspeito. “O contexto do documento revela que, possivelmente, foram feitas perguntas sobre o conteúdo do acordo de colaboração realizado por Mauro Cid em sede policial”, diz o ofício encaminhado a Alexandre de Moraes.
O General Braga Netto não representa nenhum risco para a ordem pública e a sua prisão nada mais é do que uma nova página no atropelo das normas legais a que o Brasil está submetido.
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) December 14, 2024
As evidências mostradas no documento também sustentam que Braga Netto repassou dinheiro vivo em uma sacola de vinho para o então major Rafael de Oliveira. O montante serviria para o financiamento de despesas relativas ao suposto golpe.
Oliveira usou o dinheiro para comprar um celular em Goiânia. O relatório da PF identificou também que três números de celular, todos pertencentes ao grupo “Copa 2022”, no WhatsApp, foram carregados com créditos sequencialmente em uma farmácia na capital goiana — o pagamento foi feito com dinheiro em espécie.
Ou seja, tem que prender pra forçar delação, nem que for inventada.
O que me impressiona, fora a conivência dos oficiais da ativa, o inoperância da OAB e Senado Federal, é o absoluto, profundo e vazio silêncio dos mais de vinte mil magistrados deste país. POR QUE ESTÃO CALADOS?
Eu jamais pensei em viver tempo suficiente para ver um Geneneral de Exército, um general de quatro estrelas, preso pela polícia federal, sem flagrante de delito, sem culpa formada, e sem sequer uma denúncia oferecida pelo Ministério Público, como é o caso. O que mais estranho é não ver movimentação ou manifestação da Força Armada. Tem alguma coisa estranha no ar que eu não consigo vislumbrar. ACHO QUE ESSA CORDA ESTÁ SENDO ESTICADA DEMAIS! – SERÁ?
GENTE, QUE GOLPISTAS POBRES !! O VALOR EM ESPÉCIE SERIA PRA COMPRAR UM CELULAR E POR CRÉDITOS DE VINTE REAIS. ACHO QUE ERA UMA BLACK FRIDAY DE FINANCIAMENTO DE GOLPE. AS ARMAS USADAS CERTAMENTE SERIA ESTILINGUES E UMAS BOLINHAS DE GUDE. SE SOBRAR ALGUM TROCO, PODERIAM COMPRAR COMPRAR UM BALDE DE BRITA. SABE COMO É, NE?? VAI QUE AS BOLINHAS DE GUDE NAO DÃO, COMPLETA COM PEDRAS.
Qual será a data para prisão do infame delegado Shor?
Péra aí. Dinheiro escondido para comprar um celular, de ouro? Dinheiro para carregar o celular por quantos séculos? Um cara amigo de um preso não pode pedir para os pais como ele está e logicamente qual seria sua defesa ou relatar o que realmente aconteceu. Amigo de preso não pode falar com seus pais. Quem mandou parar a operaão e por que? Quem desistiu de continuar a operação, qual seria a data fatal? Qual seria o pelotão que daria cobertura? O dinheiro na sacola só foi para comprar e carregar o celilar ou foi também para comprar veneno com nota fiscal? Matariam também o presidente do Senado e da Câmara, pois eles teriam que assumir a presidência e convocar seus pares para solucionar o problema. O STF também seria fechado? Tem tantas perguntas que podem ser feitas para um escritor interessado em escrever um roteiro para filme. Afinal, estamos ou não estamos numa republiqueta das bananas que agora ultrapassou a Bolívia na história dos golpes?
É piada uma merda de história dessas né! Puta que los pariu. Joguem uma bomba atômica para fazer desaparecer esse país do mapa.